Notificações Amigos pendentes

      Cifra Club News

      15 anos sem Cássia Eller: relembre cinco músicas marcantes da cantora

      29 de dezembro de 2016 10:48 Por Damy Coelho

      Cássia Eller foi uma das vozes mais marcantes de nossa música. Mais que isso, ela exalava atitude: desde sempre muito rock’n'roll, a cantora não temeu se arriscar no mundo do samba – e se saiu muito bem. Ela também era conhecida como a cantora-doidona que mostrava os peitos durante o show, como uma forma de desmistificar o padrão do corpo da mulher como algo puramente sexual – mas também foi uma mãe com toda a feminilidade que a gravidez exala, exibindo o barrigão sob vestidões floridos.

      Sem padrões, sem clichê, sem seguir regras, Cássia conquistou o sucesso estrondoso no Brasil graças à sua originalidade, atitude, versatilidade e, claro, talento.

      Em homenagem a esta grande artista, que nos deixou há exatos 15 anos, relembramos aqui cinco das várias músicas marcantes e indispensáveis da discografia da cantora. Celebremos através da sua arte uma cantora que faz muita falta na música brasileira.

      1. Por Enquanto

      Esqueça a versão-clichê do Acústico MTV, que fez um enorme sucesso e toca até hoje nas rádios brasileiras. Aquela versão é pop e linda, mas a versão definitiva mesmo, que emocionaria até Renato Russo (o dono da canção), está no primeiro álbum de Cássia.

      Apenas acompanhada de seu violão, Cássia começa a música cantando uma improvável versão de “I’ve Got A Feeling“, dos Beatles, quase em roupagem bluezística. De repente, a voz rouca da cantora começa a cantar os versos que todo mundo já conhece: “Mudaram as estações…nada mudou”. A partir daí, é pra ficar arrepiado até o fim da música. Um dos melhores momentos de Cássia em uma de suas melhores fases, sem dúvidas.

      2. Luz Del Fuego

      Pedimos licença aqui para colocar uma música que, na verdade, é do repertório de Rita Lee, mas foi eternizada na parceria entre as duas cantoras. Afinal, quando as duas maiores roqueiras do Brasil se unem, não tem como não se sentir maravilhado. Juntas, Rita Lee e Cássia cantaram “Luz Del Fuego” no Acústico MTV de Rita. Os versos celebram a força da mulher cheia de atitude:
      “Tudo que você vê sair da boca
      De uma grande mulher
      Porém louca!”


      Rita Lee, o nosso grande símbolo do rock nacional, caracterizou Cássia usando termos como “a última ovelha negra” e “El Niño musical”, dada a voz potente e atitude empoderada de Cássia Eller. Se Rita Lee está dizendo, a gente só pode mesmo assinar embaixo.

      3. ”E.C.T.”

      E.C.T.”  é um samba-moderno com letra assinada por ninguém menos que Nando Reis, Marisa Monte e Carlinhos Brown. Na voz de Cássia, ganhou força e surpreendeu a todo mundo. A música está no álbum Cássia Eller, de 1994, e já desde aquele momento as pessoas viram que aquela garota era rock’n'roll na atitude, mas não apenas na música. Fez tanto sucesso que entrou para a seleção especial do Acústico MTV da cantora, seu último lançamento em vida.

      4. All Star

      A música mais fofa do repertório de Cássia Eller é uma verdadeira declaração de amor de Nando Reis para a sua melhor amiga. Nando Reis fez a música para a cantora e pensando na voz dela para interpretá-la.

      Vale ouvir essa versão ao vivo, com a própria Cássia contando a história da música pra gente:

      5. No Recreio

      A faixa foi lançada pouco depois da morte de Cássia Eller, está no álbum póstumo Dez de Dezembro. O clipe, que mostra imagens caseiras da cantora com o filho, Chicão, e a eterna companheira, Maria Eugênia, ficou em 1º lugar do Disk MTV por semanas.

      Foi uma forma carinhosa dos fãs de deixar viva a música de Cássia. Mas, para além de toda a simbologia, a música é uma das mais cativantes do repertório da cantora. Apesar do momento triste da perda de Cássia, a canção dela que tocava nas rádios celebrava o amor e a felicidade. Só o nome da música, “no recreio”, já revela o clima gostoso da faixa.

      Não há maneira melhor de relembrar Cássia do que celebrando sua música de uma maneira tão alegre quanto essa.

      Escolhemos 5 canções do repertório riquíssimo de Cássia Eller, que ainda foi intérprete de artistas consagrados, desde Caetano Veloso até Janis Joplin. Para ouvir mais músicas marcantes da cantora, acesse a nossa playlist especial.

      Para assistir: Cássia Eller (2014), um documentário de Paulo Henrique Fontenelle

      Para ler: Cássia Eller – Canção Na Voz do Fogo ( 176 p.)

      Para ouvir: a discografia de Cássia Eller está no Ouvir Música.

      Studio Sol