Notificações Amigos pendentes

      Cifra Club News

      Como a música pode ajudar até na nossa concentração

      4 de maio de 2017 10:07 Por Damy Coelho

      Já não é novidade que a música é capaz de gerar vários efeitos no nosso corpo. Independente da intenção – relaxar, dormir, concentrar e até tratar doenças - existe uma infinidade de músicas capazes de gerar o efeito desejado.

      Não é à toa que serviços de streaming conquistam seus usuários com playlists personalizadas para cada mood. O Letras mesmo tem várias playlists para cada momento da vida – mesmo! – e o melhor é que você pode ouvir tudo gratuitamente. <3

      A mais nova playlist do Letras é pensada para os momentos que pedem concentração, como ler um livro ou um texto para a escola/faculdade. Concentrando na Leitura reúne trilhas sonoras de filmes e clássicos instrumentais – todas as músicas foram escolhidas a dedo para gerar o efeito de concentração desejado.

      Mas como a música pode afetar tanto assim no nosso humor e ajudar nas nossas atividades diárias? Ouvir uma música pode ajudar na memória, porque ativa novas conexões do cérebro. Mas esse efeito só é gerado com músicas mais lentas, com arranjo harmônico mais tradicional – nada que desvie demais sua atenção para a canção, deixando de se focar em suas atividades.

      Por isso, as músicas da playlist Concentrando na Leitura são todas instrumentais, abusando dos elementos acústicos que ajudam a dar aquela acalmada no cérebro e concentrar.

      Se a intenção é apenas dar uma relaxada, há estudos que comprovam que a música também cumpre bem essa tarefa.

      Um grupo de pesquisadores liderado pelo cientista inglês David Lewis resolveu criar a “música mais relaxante do mundo”. Uma análise foi feita combinando diferentes harmonias e ritmos, em parceria com a banda britânica Marconi Union. O resultado foi a faixa Weightless – o pesquisador garante que a faixa é capaz de relaxar mais do que receber uma massagem.

      Tá aí, se você quiser tirar a prova:

      Ouça abaixo e conte pra gente se você sentiu mesmo esse efeito:

      Ah! E se a intenção é manter o foco na leitura, relaxe e escute nossa playlist especial!

      Foca nos estudos

      LEIA TAMBÉM:

      Musicoterapia ajuda no tratamento contra depressão entre jovens

      Som que salva: células ligadas ao câncer morreram ao som de Beethoven