Notificações Amigos pendentes

      Cifra Club News

      Os 25 grandes vocalistas do rock’n'roll

      13 de julho de 2017 10:24 Por Damy Coelho

      O cantor é um sujeito tão f*dão que há dois dias para comemorar o seu dia: 27 de setembro e no dia 13 de julho. Como o dia do rock também é comemorado neste último, resolvemos juntar o útil ao agradável e elegemos os 25 vocalistas mais incríveis do rock.

      São ídolos que vão muito além do estigma de frontman, que conquistaram público e até a crítica mais ferrenha pela união de uma boa técnica e puro talento.

      1. Freddie Mercury

      Um dos melhores vocalistas de todos os tempos, sem julgar o gênero musical. O seu alcance vocal impressionante já virou até tema de pesquisa científica.

      2. Amy Lee

      A soprano de alcance vocal impecável é figura carimbada de 10 entre 10 listas de melhores vocalistas do rock de todos os tempos.

      3. Chris Cornell

      O movimento grunge ficou conhecido por revelar grandes vozes, que misturadas ao punk rock e metal que eram influências do gênero, revelaram grandes artistas e ídolos permanentes. Chris Cornell, sem dúvida, é uma das vozes mais marcantes do grunge e, consequentemente, do rock’n'roll.

      4. Scott Weiland

      O talento com o microfone e sua capacidade inegável de ser um frontman de primeira levou Scott Weland a transitar do grunge ao hard rock com bastante desenvoltura. Mais uma voz incrível que perdemos cedo demais.

      5. Jim Morrison

      Jim Morrison misturou poesia com guitarras e teclados, contemplados por uma voz de anjo. Indiscutivelmente, um dos maiores nomes do rock, em todos os sentidos.

      6. Robert Plant

      Influência assumida para Axl Rose e Freddie Mercury, podemos dizer que Robert Plant criou todo um conceito de frontman para o rock.

      7. Axl Rose

      Em outros tempos, Axl conseguia segurar uma nota altíssima enquanto corria por um palco gigante e sem perder o fôlego. Por esse mérito, a gente nem liga pro fato de ele ter perdido o ritmo ao longo dos anos. Ídolo é ídolo.

      8. Joni Mitchell

      Joni Mitchell foi o símbolo de uma geração paz e amor. De voz grave e suave ao mesmo tempo, a cantora é influência até para as cantoras mais atuais que seguem em vertentes opsotas, como Katy Perry (que já assumiu ser fã da cantora)

      9. Stevie Nicks

      À frente do Fleetwood Mac, Nicks é uma das cantoras mais representativas das últimas décadas – e uma das primeiras mulheres do rock a assumir a frente no meio de um bando de homens no palco.

      10. David Bowie

      O ídolo que se reinventou por gerações dispensa qualquer apresentação (e como ele faz falta!).

      11. Patti Smith

      Misturando poesia com rock’n'roll, Patti Smith se revelou um multitalento como artista.

      12. Kathleen Hanna

      À frente do movimento punk feminista e de uma das bandas mais emblemáticas do gênero, Kathleen influenciou as posteriores gerações de meninas que queriam fazer música. Seu jeito de cantar até hoje é influência para novas cantoras, do indie ao pop alternativo (não é muito difícil achar quem tenha um vocal inspirado no dela).

      13. Janis Joplin

      A primeira mulher à frente do rock’n'roll que virou uma lenda, muito pela sua voz rouca de alcance impressionante. Até hoje é difícil encontrar um talento tão puro e completo como o de Janis.

      14. Kurt Cobain

      O timbre arrastado e forte de Kurt Cobain ajudou a consagrar o Nirvana como uma das principais bandas dos últimos anos. Sua postura forte diante das minorias e a capacidade de hipnotizar a plateia quando estava no palco ainda marcam quem teve a chance de vê-lo ao vivo.

      15. Eddie Vedder

      Eddie saiu do grunge e se consagrou como um dos principais cantores de rock dos últimos tempos. Estudioso e disciplinado, o cantor evoluiu bastante em sua performance ao longo dos anos, mostrando que um talento nato pode ficar ainda maior quando lapidado.

      16. Leonard Cohen

      A sua voz rouca é uma das mais marcantes da música feita no último século. Não tinha como não entrar aqui.

      17. Tom Waits

      Outro cantor de voz rouca e timbre gravíssimo, Tom Waits instaurou todo um estilo vocal que vamos chamar aqui de “voz de whisky”. Ao dar o play, você vai entender do que estamos falando:

      18. Nico

      A ex-modelo mostrou à frente do Velvet Underground que tinha talento de sobra para a música. Em sua carreira solo, lançou trabalhos impressionantes que a marcaram como ídolo do rock.

      19. Nick Drake

      Injustiçado por uma vida sem fama e pautada pela depressão, Nick Drake só atingiria o grande público após sua morte precoce. Hoje, seu legado é celebrado por fãs de todo o mundo.

      20. Bruce Dickinson

      À frente do Iron Mainden, Bruce provou porque continua sendo uma das maiores influências para o metal – seu estilo de cantar inspirou diversos vocalistas do gênero.

      21. Serj Tankian

      Poucos cantores populares seguram uma nota tão bem quanto Serj Tankian do SOAD, que já foi categorizado como tenor pela sua extensão vocal.

      22. Jeff Buckley

      De voz grave e doce, parece até que Jeff Buckley está sussurrando no nosso ouvido quando começa a tocar.

       

      23. Mike Patton

      Este compilado comprova a versatilidade vocal de Mike Patton, que transita muito bem por qualquer estilo que passe – seja grunge ou a música popular italiana:


      24. Ozzy Osbourne

      Seja à frente do Black Sabbath ou em carreira solo, Ozzy abriu portas para uma geração do heavy metal e até hoje é influência quando o assunto é rock’n'roll:

      25. Alex Turner

      Vimos Alex Turner evoluir de adolescente-geek-alternativo para ídolo cool dos shows de estádio – e amamos qualquer uma dessas fases do vocalista do Arctic Monkeys.

      LEIA TAMBÉM:

      10 instrumentos geniais do mundo rock que você mais respeita!

      Woodstock: momentos mais marcantes do festival que moldou uma geração