Notificações Amigos pendentes

      Cifra Club News

      10 instrumentos geniais do mundo rock que você mais respeita!

      12 de julho de 2017 16:27 Por Gustavo Morais

      Quem gosta de rock certamente se pega viajando nos instrumentos diferentões e fantásticos que nossos heróis usam nos palcos e discos. #QuemNunca quis tocar uma guitarra cheia de braços ou mergulhar num oceano de teclas ou de pratos de batera? Para embalar a semana do rock, listamos aqui alguns desses brinquedinhos antológicos. Bora lá sonhar com essas traquinagens?

      1. Tacadas de guitarra com John Fogerty

      O ex-líder do Creedence Clearwater Revival ostenta uma simpática guitarra em formato de taco de basebol, um esporte bem popular nos Estados Unidos. Será que Fogerty usa esse instrumento para mostrar um pouco de seu patriotismo? Já pensou se Pepeu Gomes cismar de fazer uma guitarra cujo corpo tenha a forma de uma bola de futebol ou o braço seja em forma de trave?

      John Fogerty e seu modelo exclusivo de guitarra (Foto: Internet)

      2. Terry Bozzio, dono do mundo encantado das baquetas

      Há uma verdade master no mundo das baquetas: nem sempre o batera mais fodão é o que tem o maior kit. Mas vamos combinar que, quando um baterista sabe como fazer música de verdade em um instrumento que tem mais peças do que um quebra-cabeça da Capela Sistina, esse cara é um verdadeiro gênio! Melhor: esse músico se chama Terry Bozzio, notável por tocar com gente do calibre de Frank Zappa, Mike Patton e Korn.

      Se liga na descrição do kit do cara:

      • 26 toms
      • 2 caixas
      • 53 pratos, incluindo um gongo
      • 22 pedais
      • 8 bumbos
      • 1 glockenspiel
      • 1 xilofone
      • 14 piccolo toms
      • 2 baterias eletrônicas
      • 12 Thai Gongs

      3. Que os deuses protejam as costas de Rick Nielsen

      O guitarrista da lendária banda Cheap Trick guerreia no mundo do rock com um instrumento que tem cinco braços! Tudo bem que não há preparo físico que permita fazer um show inteiro usando essa guitarra, mas, certamente, esse brinquedinho protagoniza os momentos mais aguardados da apresentação!

      Sentiu uma dorzinha nas costas aí? (Foto: Internet)

      4. As estripulias baixísticas de Tony Levin

      Considerado um dos mais importantes baixistas de todos os tempos, Tony já tocou com lendas como John Lennon, Alice Cooper, Mike Portnoy, John Petrucci, entre tantos outros. Além do currículo invejável, o músico é muito conhecido por tocar com maestria o Chapman Stick, um instrumento eletrônico inventado na década de 1970. Disponível com 10 ou 12 cordas, o Chapman Stick é uma mistura de baixo e guitarra, e a mão direita tende a ser usada no braço do instrumento.

      Um baixo no mínimo exótico, concorda? (Foto: Internet)

      Outra peculiaridade de Tony Levin é usar um par de funk fingers para tocar baixo. Projetado pelo próprio Levin, o acessório é um bastão adaptado aos dedos indicador e médio da mão direita e que torna o som do baixista algo realmente único.

      Levin e sua invenção mágica funkeada (Foto: Internet)

      5. Pat Metheny, o domador das 42 cordas

      Pat não é do rock, mas desde 1984 toca um instrumento que faz qualquer um ficar de queixo caído! Batizado 42-string Pikasso, o brinquedinho possui dois bojos, 42 cordas e agrupa violão e bandolim, sendo perfeito para que o músico possa desbravar todo seu talento.

      6. Rick Wakeman, o mago dos teclados

      Na ativa desde a década de 1960, Wakeman apareceu para o mundo das artes capitaneando as teclas da banda Yes. 11 em cada 10 tecladistas certamente gostariam de ter o kit em que Rick desfila seus talentos desde quando colocava a magia das cores na música progressiva e sinfônica do Yes. Imagina você tendo em mãos teclados, sintetizadores, piano e minimoog? Haja roadie, pra ajudar a montar; e palco, pra caber isso tudo, hein?

      A tecladeira mágica do mago dos teclados (Foto: Internet)

      7. O bumbão do Tommy Lee

      Durante a turnê do disco Saints of Los Angeles, o batera do Mötley Crüe tirou a maior onda com um bumbo de 32 polegadas. Será que Tommy planejou esse bumbão para depois vendê-lo para as torcidas organizadas? Já pensou uma peça dessa numa bateria de escola de samba? #fikadika ;)

      Bumbo gigante de Lee (Foto: Internet)

      8. Steve Vai, o guitar hero diferentão

      Além de gênio, Vai é um dos guitarristas que já ostentou uma das guitarras mais exóticas de todas! O instrumento de três braços e formato de coração, no entanto, já motivou muitas zoações para os lados de Steve. Porém, se existe alguém que pode simplesmente se lixar pra opinião alheia, esse cara se chama Steve Vai!

      9. Invertendo tudo com Justin Hawkins

      O líder do The Darkness teve a brilhante ideia de inverter tudo em uma guitarra. Para isso, o cara simplesmente trocou o corpo de lugar com o headstock.

      Hawkins e sua guitarra exótica (Foto: Internet)

      10. Allan Holdsworth, mitando na arte de mitar

      Não bastava ser influência para guitarristas como Eddie Van Halen, Joe Satriani, Richie Kotzen, John Petrucci, e Yngwie Malmsteen, por exemplo. O recém-finado Holdsworth simplesmente trouxe a SynthAxe, também chamada de guitarra sintetizada, para o mundo do rock. Esse simpático instrumento emite sons através de um controlador digital. Dê o play e sinta a magia!

      Se liga na anatomia da SynthAxe:

      SynthAxe é uma revolução da eletrônica (Foto: Internet)

      Infelizmente, amigo leitor, não conseguimos listar tudo que gostaríamos. Por isso, contamos com sua compreensão e estamos certos de que novas listas virão!

      Rock on!