Notificações Amigos pendentes

      Cifra Club News

      As 21 cifras mais acessadas da história do Cifra Club

      10 de novembro de 2017 16:34 Por Damy Coelho

      Quantas palhetas perdemos juntos, hein? (Imagem/Divulgação)

      O Cifra Club está comemorando 21 anos de ensino gratuito e colaborativo de música!

      Para celebrar, relembramos quais são as 21 aulas mais acessadas de todos os tempos. Uma dica: Legião Urbana, Victor e Leo, Jorge e Mateus e Charlie Brown Jr. estão entre os artistas mais acessados da nossa plataforma. E aí, você já tem algum palpite?

      Chega de suspense e vamos lá!

      21. Eduardo e Mônica – Legião Urbana 

      A bela história de amor de um casal que tinha tudo para dar errado inspirou de filmes a comerciais, e comprovou (ainda mais) o talento de Renato Russo como compositor. Mesmo com uma letra longa, a música caiu no gosto popular – e não há quem não saiba cantar ao menos um trecho.

      20. Versos Simples – Chimarruts

      O reggae-pop do Chimarruts conquistou o Brasil de vez com a música Versos Simples interpretada na voz doce e ao mesmo tempo potente de Rafa Machado.

      19. Chão de Giz – Zé Ramalho

      Ponto fora da curva entre as músicas mais acessadas, Chão de Giz já é um clássico da MPB. Lançada em 1978, tematiza um relacionamento fadado ao fim. Posteriormente, foi regravada por Elba Ramalho e Zeca Baleiro.

      18. Por Onde Andei – Nando Reis

      Nando Reis é um verdadeiro hitmaker do pop rock brasileiro. São dele muitas das composições que sabemos de cor, cantadas na voz de Cássia Eller, ou no repertório dos Titãs. Por Onde Andei celebra o bom momento da carreira solo do cantor.

      17. Raridade – Anderson Freire

      Representante gospel da lista, Raridade despontou ainda mais a carreira do cantor e compositor Anderson Freireem 2013.

      16. More Than Words – Extreme

      O Extreme acabou caindo na “maldição” das bandas one hit wonder, mas pode se vangloriar de ter lançado a segunda música mais executada em todo o mundo em 1990. Anos mais tarde, a música ainda continuaria sendo executada nas rádios de vários países e na MTV.

      15. Patience – Guns ‘N’ Roses 

      A balada acústica caiu no gosto popular e virou até tema de novela aqui no Brasil. Como esquecer da cena do clipe em que Slash deixa uma bela mulher de lado para fazer carinho na sua cobra? (O animal, no caso).

      14. Wish You Were Here – Pink Floyd

      A belíssima letra de Roger Waters – seguramente uma das mais bonitas da história do rock’n'roll – foi composta para Syd Barrett, o talentoso fundador da banda que deixou o grupo após sofrer pelo abuso de drogas e distúrbios mentais.

      13. Fada – Victor e Leo

      Fada foi uma das músicas mais tocadas no Brasil em 2006. Aliás, este foi um ano especial para Victor e Leo: três músicas da dupla brigavam pela primeira posição nas rádios: Fada, Vida Boa e Amigo Apaixonado – todas do primeiro álbum ao vivo da dupla.

      12. Amo Noite e Dia – Jorge e Mateus

      Em dois meses, a canção saiu do 75º para o 1º lugar no HOT 100 da Billboard Brasil. Esta no disco Aí Já Era, de 2010

      11.Eu Sei – Papas da Língua

      Quem nunca ficou com o verso “Eu sei, que tudo pode acontecer…” na cabeça, que atire a primeira pedra. A música tocou bastante nas rádios brasileiras, especialmente depois de virar trilha da novela Páginas da Vida.

      10. Wonderwall – Oasis

      Hit absoluto que elevou o Oasis de sucesso do britpop a uma das bandas mais representativas do rock nos anos 90.

      9. Californication – Red Hot Chili Peppers 

      O single leva o mesmo nome de um dos melhores álbuns do RHCP, sucesso de crítica e de vendas. Muita gente buscou a cifra, mas difícil mesmo era acertar o “embromation” nos primeiros versos.

      8. Primeiros Erros – Capital Inicial

      Originalmente lançada por Kiko Zambianchi nos anos 80, a música foi para o repertório do Capital Inicial no Acústico MTV – e foi um dos grandes sucessos do disco.

      7. Só Hoje – Jota Quest

      A música do Discotecagem Pop Variada foi uma febre no início dos anos 2000. Voltou a ser sucesso neste ano, na voz de Zeca Baleiro – a versão é parte da trilha sonora da novela Pega Pega.

      6. I’m Yours – Jason Marz

      Hino absoluto das rodinhas de violão em todo o mundo, a música fez o Brasil descobrir Jason Marz.

      5. Tempo Perdido – Legião Urbana

      Mais um sucesso do Legião, Tempo Perdido também é uma das letras mais bonitas da banda. Atemporal, a canção faz ainda mais sentido nos dias de hoje.

       4. Só os Loucos Sabem – Charlie Brown Jr.

      Com os saudosos Chorão e Champignon, o Charlie Brown Jr. lança, em 2010, Só Os Loucos Sabem. Com Chorão cantando baixinho sobre amor, a música marca a vibe romântica da banda – que foi bastante explorada nos singles posteriores.

      3. Pais e Filhos – Legião Urbana

      Em uma entrevista, Renato Russo pedia para que os fãs parassem de “romantizar” a letra de Pais e Filhos e focassem no tema que a música tenta abordar: a depressão e o suicídio. Sem saber, o músico-poeta estava, em 1989, levantando uma pauta que seria recorrente no rock nos próximos anos, quando a morte de vários ídolos em um curto espaço de tempo chamou a atenção para a saúde mental.

      2. Sweet Child O’ Mine – Guns N’ Roses

      O primeiro hit do Guns N’ Roses ainda é o mais lembrado pelo público. A faixa, que Axl dedicou para sua primeira esposa, Erin Evely, está no álbum Appetite For Destruction, de 1987.

      1. Borboletas – Victor e Leo

      É da dupla mineira a música mais buscada da história do Cifra Club. O segredo do sucesso está na forma da faixa, que vai crescendo cada vez mais, até explodir no refrão, facinho de decorar. O método foi inspirado nas canções de pop e rock que explodem nas rádios mundiais. “Eu seria hipócrita se eu dissesse que ‘Borboletas’ é sertaneja. Não tem nada de sertanejo ali”, afirmou Victor.

      E você, tem alguma cifra memorável que o Cifra Club te ajudou a tocar? Conte pra gente! ;)