Notificações Amigos pendentes

      Cifra Club News

      Descubra qual é a letra de música mais acessada dos últimos 14 anos!

      10 de novembro de 2017 8:26 Por Gustavo Morais

      O maior site de letras do Brasil está comemorando mais um niver (Divulgação)

      No embalo das comemorações do aniversário de 14 anos do nosso querido parceiro Letras.mus.br, nós demos aquela stalkeada marota e descobrimos qual é a letra mais acessada em toda a história do site! O resultado não nos surpreendeu nadinha: com mais de 13 milhões de exibições, Someone Like You, da Adele, é a grande campeã!

      Mas por que será que o hit da maior artista da atualidade tem um apelo tão forte? Bem… Primeiramente, estamos lidando com um dos grandes registros vocais da diva das divas! Porém, do ponto de vista científico, a canção de Adele reúne certas características musicais que mexem com as emoções. Dê o play e confira se a ciência tem razão!

      Caiu um cisco no seu olho? Não se preocupe, pois aqui também caiu! Sabia que tamanha emoção tem uma explicação bem plausível? Há pouco mais de 20 anos, o psicólogo britânico John Sloboda realizou um experimento que identificou um tipo de nota musical bem constante em músicas que emocionam. Este ornamento musical se chama “appoggiatura”. Esta nota bate de frente com a melodia e cria um som dissonante, que por sua vez provoca uma certa tensão no ouvinte, contou Martin Guhn, psicólogo da Universidade de Columbia, que co-escreveu um estudo em 2007 sobre o assunto.

      Execução de uma "appoggiatura" longa (Reprodução/Internet)

      Em seu estudo, Guhn descobriu que as músicas que mais causam emoção possuem pelo menos quatro características em comum: início suave, seguido de clímax; entrada abrupta de um novo elemento, que pode ser um instrumento ou harmonia; expansão de frequência tocada; e desvios inesperados na melodia e na harmonia. Quando a música quebra seu padrão esperado, nosso sistema nervoso simpático entra em alerta máximo, nosso coração acelera e começamos a transpirar de maneira “contínua e prolongada”, como diria o nome do disco do Charlie Brown Jr.. Dependendo do contexto, interpretamos este estado de excitação como positivo ou negativo, feliz ou triste, yin ou yang.

      A voz das nossas sofrências (Foto/Alexandra Waespi/Site Oficial)

      No caso de Someone Like You, além de encontramos vários ornamentos semelhantes às “appoggiaturas”, nos deparamos com a interpretação calcada na emoção de Adele. Segundo Guhn, “quando começa o refrão, a voz dela salta uma oitava, e ela canta as notas em um volume crescente. A harmonia muda enquanto a letra se torna mais e mais melancólica”.

      Depois de entendermos os motivos do sucesso dessa maravilha musical do século XXI, nós ficamos aqui imaginando quantas vezes você chorou largado e contou com a letra de Someone Like You e, sobretudo, com a voz de Adele para curar a sofrência… Não se preocupe, amigo leitor! Tamo junto e misturado nisso tudo! E para celebrar esses 14 anos cantando juntos, a curadoria musical do Letras.mus.br preparou uma série de playlists pra você!

      Curadoria do Letras.mus.br elaborou um montão de playlists pra você (Reprodução/Site Oficial)

      Tem para todos os gostos! Além de mapear 140 hits dos últimos 14 anosenumerar as mais tocadas na história do sitea equipe do site abriu o coração e fez uma seleção com as próprias preferências. Isso tudo é imperdível! Spoiler: o talento de Adele ilumina várias dessas playlists!