Notificações Amigos pendentes

      Cifra Club News

      De volta para 96: saiba o que era sucesso quando nasceu o Cifra Club

      14 de novembro de 2017 13:18 Por Damy Coelho

       

      Dando sequência para a comemoração de 21 anos do Cifra Club, vamos relembrar algumas das músicas que faziam sucesso em 1996, quando tudo começou.

      Para te fazer embarcar de vez nesse túnel do tempo, confira os clipes originais e as versões que tocaram nos programas de TV mais populares da época.


      Nostalgia pura!

      1. Garota Nacional – Skank

      O Skank é dono do verdadeiro hino de 96 – junto com aquele outro hino que celebra o esporte favorito do brasileiro, É Uma Partida de Futebol. Não tinha pra nenhuma outra banda de pop rock.

      2. Change The World – Eric Clapton

      Clapton é sempre um bom exemplo de quando uma música é sucesso unânime de público e crítica especializada. Em 96, ele lançou Change The World, que foi a música mais tocada em vários países e ainda levou 8 Grammys pra casa.

      3. Estou Apaixonado (Estoy Enamorado) – João Paulo & Daniel

      O grande sucesso de João Paulo & Daniel, infelizmente, veio apenas meses antes de João Paulo sofrer um acidente que tiraria sua vida, e faria Daniel seguir em carreira solo.

      4. Macarena – Los Del Rio

      O ritmo latino de Macarena foi sucesso absoluto no mundo inteiro, assim como sua coreografia level easy.

      Foi o único hit do Los Del Rio a atingir um sucesso tão estrondoso, mas apesar disso, o grupo seguiu firme até 2012.

      5. One Sweet Day – Mariah Carey & Boyz II Men

      O R&B/soul do Boyz II Men estava fazendo o maior sucesso na época. Imagina juntar forças com uma diva absoluta da música pop? Pra quem achava que esse tipo de estratégia era nova, Mariah Carey tá aí mostrando que fez escola.

      6.  Sem Medo de Ser Feliz – Zezé Di Camargo & Luciano

      Talvez você não associe o nome ao refrão, mas essa música tocou tanto que é provável que você se lembre dela assim que começar o riffzinho de guitarra. Aliás, esse solinho é mais uma da série: “poderia ser hard rock, mas é sertanejo dos anos 90″.

      7.  Recado à Minha Amada – Katinguelê

      “Lua vá/iluminar os pensamentos dela…”. Esses versos colocaram o Katinguelê entre os grupos de pagode favorito de muitos brasileiros na época, dividindo o posto com Raça Negra e Só Pra Contrariar.

      8. You Learn – Alanis Morissette

      No meio de tanto sertanejo, uma mulher representou bem o rock – aqui, nos Estados Unidos e em boa parte do mundo. Sem exageros, já que Alanis Morissette foi a mulher que mais vendeu um disco de estreia no planeta. E os frutos de Jagged Little Pill, lançado em 95, reverberou até os anos seguintes.

      9.  À Primeira Vista – Daniela Mercury

      Daniela Mercury foi a primeira das muitas divas que a febre do axé lançou nos anos 90. A essa altura, ela já cravava seu espaço na música pop: À Primeira Vista, regravada do repertório de Chico César, foi o grande tema de muitos casais da época – reais e da ficção.

      10. Eu Juro (I Swear) – Leandro & Leonardo

      Quem disse que o sertanejo não é pop? Um dos grandes sucessos de Laeandro & Leonardo foi regravação do hit de uma boyband de R&B, All-4-one.

      11.  Killing Me Softly – Fugees

      Quando diva do R&B, Lauryn Hill, ainda era o vocal do Fuges, o grupo lançou a releitura pop de Killing Me Softly With His Song, sucesso na voz de Roberta Flack nos anos 70. A versão atingiu o 2º lugar mundial da Billboard.

      12.  I Saw You Saying (That You Say That You Saw) – Raimundos

      O rock com pé no nordeste do Raimundos já estava começando a conquistar as rádios brasileiras. Foi o caso de “I Saw You Saying”, que faz parte do repertório “light” do grupo. Outros hits de Lavô, Tá Novo (como Puteiro em João Pessoa) dificilmente passaria pelo crivo da tradicional família brasileira.

      13.  Quit Playing Games (With My Heart) – Backstreet Boys

      A febre das boybands estava atingindo seu auge, e o BSB se consagrou como um dos principais representantes dessa onda. Quit Playing Games With My Heart está no primeiro álbum deles e o clipe foi um sucesso à parte: quem não se lembra dos integrantes cantando enquanto tomam um banho de chuva cenográfica?

      14.  A Feira – O Rappa

      O Rappa ainda ficaria por muitos anos entre as bandas mais representativas do rock nacional – mas, em 96, a música deles que estava na ponta da língua da galera era mesmo A Feira.

      15.  A Dança do Bumbum – É o Tchan

      O Brasil estava só começando a aprender as inesquecíveis coregrafias de axé. E o grupo formado por Carla Perez, Compadre Washington, Beto Jamaica, Sheyla Carvalho e Jacaré estava vivendo seu auge.

      16.  Wonderwall – Oasis

      O britpop do Oasis foi sucesso em todas as MTVs do planeta, e consolidaria os irmãos Gallagher de vez no radar das principais bandas de rock do mundo.

      17. Beleza Rara – Banda Eva

      Quando a Veveta ainda era a diva da Banda Eva…

      … e o “Ao Vivo em Salvador” foi um dos CDs mais procurados nas lojas.

      18. Wannabe – Spice Girls

      Se tínhamos os Backstreet Boys como representantes das boybands, as inglesas das Spice Girls reinavam absolutas entre as garotas do pop – e favoritas das meninas do mundo inteiro.

      19. Firmamento – Cidade Negra

      O reggae-pop do Cidade Negra fez muito sucesso com o álbum Ô Erê, de 96.

      20. Dig Dig Joy – Sandy & Junior

      A dupla pop querida do Brasil não podia ficar de fora de nenhuma lista que relembre os anos 90. A coregrafia de Dig Dig Joy pegou tanto que não tinha nenhum recreio em que pelo menos um grupinho tentasse imitar.

      21. Vai Sacudir, Vai Abalar – Cheiro de Amor

      Junto com Ivete, Carla Visi foi outra diva revelação do axé na época.

      E aí, tem algum favorito desses smash hits?

      LEIA MAIS:

      + As 21 cifras mais acessadas da história do Cifra Club

      + A vida de um músico antes do Cifra Club em 10 gifs