Cifra Club

Como é feito um violão? Confira tudo sobre as madeiras do instrumento

Acompanhe um guia completo sobre vários tipos de madeira usados na produção de um violão!

As madeiras usadas em um violão são peças-chave para definir o timbre do instrumento. Portanto, dependendo do estilo que você toca, um determinado tipo de madeira é indicado para se chegar em tal sonoridade.

Violão visto de perto, com destaque para o braço e as cordas
Existem várias madeiras utilizadas na fabricação de um violão (Foto: Reprodução/Freepik)

Assim sendo, cada tipo de madeira para violão tem suas particularidades, cada um gerando uma timbragem própria. No entanto, um violão pode ter mais de um tipo de madeira. Ou seja, uma madeira utilizada para o tampo do instrumento, outra para as laterais/fundo e um terceiro tipo para o braço, por exemplo.

Portanto, não importa se você vai mandar fazer um violão em um luthier ou comprar um pronto. É preciso entender qual sonoridade cada tipo de matéria-prima vai gerar. Neste artigo, vamos te ajudar a encontrar o tipo de madeira certa para o som que você busca. Vamos lá?

Como é feito um violão?

O violão é uma caixa de ressonância arredondada feita de madeira. Nesse sentido, o som é enviado pela boca do violão.

Na fabricação do instrumento, primeiramente, são feitas as laterais. Assim, para se chegar à curvatura desejada, a madeira é submetida a uma prensa térmica. Logo depois, são colocados o tampo e o fundo.

Por fim, a caixa do violão é lixada, e são feitas as devidas medições para a colocação do braço do instrumento.

Alguns critérios devem ser considerados na escolha das madeiras para a fabricação de um violão. Confira:

  • Disponibilidade da madeira na natureza;
  • Resistência do material;
  • Preço;
  • Timbragem que se deseja obter.

Quais são os tipos de madeira de violão?

Existem diversos tipos de madeira para violão. Portanto, vamos falar das mais indicadas para cada parte do instrumento.

Tampo do violão

Essa é a parte do violão responsável pelo volume, pelo ataque e pelo sustain. Podemos dizer que boa parte do timbre do instrumento é definida pela madeira usada no seu tampo.

Assim sendo, Spruce é o tipo mais usado de madeira para tampo de violão. Mas o que é a madeira Spruce?

Spruce é o nome que se dá a um gênero de madeira com aproximadamente 35 espécies, sendo mais encontrada em regiões de clima temperado.

Ela realça o médio e o agudo na timbragem do violão, gerando um som mais robusto. Além disso, facilita a fabricação de violões com tampos maiores.

Sitka Spruce

Esse é o tipo de madeira de violão mais usado na construção do tampo. Ela realça bem os graves, proporcionando um timbre mais potente e com bastante ataque.

A Sitka Spruce é uma madeira para violão capaz de gerar um som com forte dinâmica, mantendo as notas bem definidas.

Engelmann Spruce

Os tampos de violão fabricados com a madeira Engelmann Spruce produzem timbres com menos clareza do que os feitos com a Sitka Spruce.

Por isso, o timbre mais suave proporcionado por essa madeira é excelente para dedilhados, tanto com palheta quanto com os dedos.

No entanto, também é possível tocar batidas, desde que elas não sejam muito agressivas. Caso contrário, seu som perde definição.

Curso de violão do Cifra Club Academy

Adirondack Spruce

Essa é uma madeira para violão difícil de ser encontrada, por conta do desmatamento. No entanto, ela é muito usada nos modelos mais caros de várias marcas.

A Adirondack Spruce é uma madeira de violão que proporciona um bom volume e, ao mesmo tempo, mantém a clareza do timbre. Também chamada de Red Spruce, é considerada por muitos violonistas como a melhor madeira para a fabricação de violões de cordas de aço.

Isso significa que as madeiras do instrumento podem variar muito conforme o tipo de corda utilizada. Ou seja, a forma como um violão de corda de aço é produzido difere do modo de fabricação de um violão de nylon.

Silver Spruce

A Silver Spruce é um tipo de madeira de violão que é muito comum nos violões clássicos com cordas de nylon. Além disso, o timbre de cada modelo é bem único.

Portanto, os violões feitos com esse tipo de corda precisam ter um tampo mais fino, fabricados com uma madeira que defina bem o ataque das cordas. No entanto, a dinâmica não pode ser muito acentuada.

Agora que já falamos da família Spruce, vamos ver outros tipos de madeira de violão:

Cedro

Também conhecida como cedro-vermelho e western red cedar, essa é uma madeira para tampo de violão excelente para quem faz acompanhamento.

Ela proporciona forte presença dos graves, deixando os acordes com um som cheio. Além disso, o cedro produz um sustain mais longo.

Mahogany (mogno)

O mogno é um tipo de madeira que proporciona um timbre onde as frequências médias do violão ficam bem realçadas. Além disso, ela gera um ataque bem forte.

Caso o mogno seja usado na fabricação do corpo inteiro do violão, seu timbre vai chegar muito próximo de violões vintage, como no blues antigo.

O mogno não é comum nos violões brasileiros. Ademais, um tampo feito de mogno não é indicado para quem busca por um timbre versátil. No entanto, ele pode gerar instrumentos com uma timbragem sem igual.

Laterais e fundo do violão

Os diferentes tipos de madeira de violão usados na fabricação das laterais e do fundo do instrumento geram características diferentes de quando utilizados no tampo.

Em outras palavras, um mesmo tipo de madeira proporciona timbragens diferentes quando empregado em partes diferentes do corpo do violão.

Reforçando que é comum cada parte do violão ter um tipo diferente de madeira, agora vamos ver as mais usadas nas laterais e no fundo:

Rosewood (jacarandá)

Essa é uma madeira para violão que gera um excelente sustain e um timbre mais estalado. Os violões com rosewood nas laterais e no fundo apresentam timbragem bem equilibrada entre as frequências sonoras.

Além disso, essa madeira é responsável pela sonoridade dos violões mais caros do mercado. Porém, isso não se dá só pela sua qualidade, mas também porque é uma madeira que se encontra em escassez.

O rosewood é semelhante às madeiras cocobolo, kingwood e blackwood africano. O jacarandá (brazilian rosewood) está entre as madeiras brasileiras mais amadas por luthiers e músicos de todo o planeta.

Mogno/Sapele/Koa

O mogno no fundo do violão gera um timbre com menos grave em comparação ao rosewood. Por outro lado, ele fortalece os médios e os ataques.

A madeira Koa, quando usada nas laterais e no fundo do violão, é semelhante ao mogno. No entanto, proporciona um brilho mais acentuado.

Um tipo de madeira de violão que serve como alternativa ao mogno é o Sapele. Todavia, é preciso certa meticulosidade para escolher um violão com madeira Sapele nessas partes do instrumento.

Maple

Quando usada no fundo, a maple é uma madeira que mantém boa parte das características de timbre proporcionadas pelo tampo do violão.

Contudo, ela vai acrescentar um pouco de agudo e, por consequência, dar mais brilho ao timbre do violão.

Nato

Considerado mogno autêntico, o nato resulta em uma timbragem semelhante, mas com menos definição do que o mogno propriamente dito.

Braço e escala

Quando se trata de violão, o tipo de madeira usado para o braço e a escala não tem um peso tão grande para o timbre final. Por outro lado, na guitarra, o tipo de madeira do braço e da escala influenciam mais no som do instrumento.

No entanto, o braço do violão usa madeira maciça em abundância, o que gera um grande impacto no sustain do instrumento. Portanto, violões com braço mais encorpado proporcionam um timbre mais robusto.

Por fim, vamos aos tipos de madeira utilizados para a produção de braço e escala de um violão:

Maple

Os braços em maple proporcionam um brilho maior ao timbre, assim como as escalas em maple. Se ambos usarem esse tipo de madeira para violão, o brilho chega a ser ainda mais marcante.

Rosewood

Madeira muito usada na escala do violão, a densidade do rosewood também pode influenciar no timbre.

Ou seja, um tipo de rosewood mais denso gera um timbre mais brilhante. Em contrapartida, um menos denso proporciona um som carregado nos médios.

Ébano

O ébano é um tipo de madeira de violão que produz um timbre mais fechado, sendo interessante em um instrumento com bastante volume. No entanto, isso não é indicado para violões menores.

Mogno

É comum braços em mogno terem escalas em ébano ou rosewood. Dessa forma, o timbre fica com um bom equilíbrio entre as frequências.

Bom, após vermos tudo isso, você deve estar se perguntando qual a melhor madeira para violão. E a resposta é simples: a melhor madeira para violão é aquela que vai proporcionar o timbre que você deseja alcançar, equilibrado com o conforto ao tocar o instrumento.

Agora que você sabe tudo sobre madeiras para violão, aqui vai um convite para fazer parte do Cifra Club Academy! O curso de violão é excelente, pois tem um método eficiente e pensado na sua evolução.

Além disso, você vai desfrutar de diversas vantagens por um preço acessível. Veja só:

  • Ter acesso às aulas de onde e quando quiser, bastando ter internet;
  • Lives exclusivas para tirar dúvidas;
  • Canal exclusivo no Telegram;
  • Materiais de apoio;
  • Acesso a todos os cursos (são mais de 10) com apenas uma assinatura;
  • Acesso automático ao Cifra Club Pro (que inclui, entre outros benefícios, navegação no site sem anúncios e recebimento de newsletter exclusiva).

Não perca mais tempo e faça sua inscrição agora mesmo!

Cursos do Cifra Club Academy
Foto de Carlos de Oliveira

Carlos de Oliveira

Redator Web com especialização em SEO e escrita para blogs e redes sociais. Estrategista de conteúdo. Músico, compositor e colecionador de LPs, CDs e DVDs. Toca guitarra, violão, baixo, teclado, piano e bateria. Escreve para o Cifra Club desde abril de 2022.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK