Notificações Amigos pendentes

      Cifra Club News

      Escolhendo o seu primeiro ukulele

      6 de dezembro de 2017 11:14 Por Damy Coelho

      O ukulele é um instrumento bastante democrático: portátil, barato e simples de tocar, se comparado com outros instrumentos. Inclusive, a popularidade do ukulele só vem crescendo nos últimos tempos: graças a isso, temos no mercado tipos e modelos diferentes de ukulele, com preços variados.

      Pois bem, curte ukulele e quer aprender a tocar? Então, fique de olho nas nossas três dicas essenciais para ter o seu primeiro uke:

      1. Soprano, Concert, Tenor ou Barítono?

      Não entendeu nada? Esses são os tipos comuns de ukulele disponíveis no mercado. O soprano é o mais popular e um dos favoritos de quem compra o primeiro ukulele, por ser menor e mais barato. Mas o tamanho pequeno também pode ser um empecilho na hora de aprender a tocar, principalmente por causa do tamanho das casas e do corpo.

      Por isso, quem já tem familiaridade com o violão pode querer optar pelo Concert ou o Tenor, que se assemelham um pouco mais ao corpo desse instrumento.

      Modelos-padrão de ukulele mais comuns no mercado (Reprodução)

      O Tenor é um modelo conhecido de muita gente: foi ele que Eddie Vedder usou em seu ótimo álbum solo todo tocado com o instrumento o, Ukulele Songs.

      2. A afinação

      Em relação à afinação: os ukuleles soprano e concert têm a mesma afinação, já o tenor é um pouquinho mais grave. O barítono tem o som mais diferente, bastante encorpado, parecido com o de um violão.

      Como estamos falando de instrumento, é preciso ouvir para crer. Então, dê o play nos vídeos abaixo que mostram a sonoridade dos quatro tipos de ukulele:

      Soprano

      Concert

      Tenor

      Barítono

      3. Marcas populares

      Kala - uma das marcas mais populares e indicadas por músicos. A empresa trabalha exclusivamente com ukuleles, o que aumenta a credibilidade em relação à sua produção.

      Tagima - a marca brasileira popular em guitarras e violão também fabrica ukuleles. O fato de ser um produto nacional pesa menos no bolso

      Kalani - marca que vem crescendo no mercado brasileiro, também com preços mais populares

      Dicas extras:

      • Compre apenas em lojas indicadas ou de grande porte

      Afinal, ninguém quer tomar prejuízo comprando o primeiro instrumento.

      • Troque a corda do seu ukulele novo

                Muitos músicos apostam que as cordas que vêm no ukulele são de baixa qualidade, especialmente dos ukuleles mais baratos. Portanto, se prepare para investir também no encordamento. Alguns modelos e marcas indicadas: Aquila  Nylgut e Martin Fluorocarbono.

      Veja no tutorial abaixo como trocar as cordas do seu ukulele:

      Gostou das dicas? Quer indicações de modelos de outros instrumentos? Mande sugestões pra gente nos comentários! ;)

      LEIA MAIS

      Músico fabrica maior ukulele do mundo; veja as fotos