Cifra Club

Talentos de Minas: conheça os blocos que agitam o Carnaval de BH!

Blocos agitam o Carnaval de rua de BH (Foto/Divulgação)

Como você deve ter percebido, o Cifra Club também surfa na onda mágica e festeira do Carnaval. Nos últimos dias, por aqui, nós publicamos uma pá de conteúdos carnavalescos e mergulhamos de cabeça na folia.

Para a festança ficar ainda mais musical, recebemos em nossos estúdios alguns dos blocos que ditam o tom da folia aqui na nossa querida Belo Horizonte. É tanta gente talentosa, que as vibrações sonoras e de amor que esse povo emana envolvem até os corações roqueiros. Conheça um pouco do trabalho dessa gente maravilhosa!

Então, Brilha

Com quase 10 anos de estrada, o bloco é o mais brilhante de BH! De corpo, mente e alma mergulhados nas questões ativistas, o batuque do Então, Brilha é pela ocupação do espaço público, diversidade, pelo sonho e avenidas cantando pela vida! Uma brincadeira entre amigos que acabou virando um dos maiores Blocos de rua da capital mineira.

A brilhante formação da banda é formada por Rubens Aredes e Michelle Andreazzi, vocais; Jonas Vitor, saxofone; Peu Cardoso, percussão; Paulo Fróis, bateria; Rodrigo Magalhães “Boi”, baixo; Di Souza, percussão e maestro ; e Táskia Ferraz, guitarra e vocal.

Roda de Timbau

Fundado em 2014, a Roda de Timbau é “uma banda, um bloco de carnaval, um movimento festivo, um pop-macumba-rock-axé-music para carnavalizar”. Em sua formação, a banda conta com Ludmilla Julia e Randolpho Landim, nos vocais;  Leo Leite, Lucas Goulart, Marcela Linhares e Marcelo Amaral, no timbau; Gabriel DeLucca, Joyce Campos e Marianna Arpaia, no surdo; Petê, caixa e efeitos; Pedro Fonseca, baixo; e Thiago Braz, guitarra.

Juventude Bronzeada

Surgido em 2013, o Juventude Bronzeada começou como banda. Posteriormente, o quarteto assumiu a condição de bloco. A iniciativa nasceu graças a uma mensagem via Facebook, e pela adesão de vários amigos. A proposta do Juventude é fazer folia de maneira colaborativa, voluntária e com o objetivo de, simplesmente, brincar o Carnaval ocupando as ruas de BH.

Havayanas Usadas

Colocado nas ruas de BH em 2017 e de chinelos nos pés, o bloco Havayanas Usadas leva para a rua e para os palcos toda a energia do axé, a baianidade nagô e toda a alegria dos batuques e dos sons típicos da Bahia.

Confira a escalação da galera que calça as havayanas e empunha os instrumentos: Heleno Augusto, vocal; Daniel Melão e Maurilio Badá, timbal, congas, caixa, repique e efeitos; Débora Mendes, surdo de marcação e efeitos; Peu Cardoso, caixa, repique e efeitos; Rodrigo Magalhães “Boi”, baixo e vocal; e Táskia Ferraz, guitarra e vocal.

E tem muito mais!

Além do quarteto de blocos apresentados nesta matéria, um incontável número de blocos anima o Carnaval em BH. Só para citar alguns: Volta Belchior, Bloco do Polvo, Chama o Síndico, Que Mário?, Não Acredito Que te Beijei, Baianas Ozadas e mais uma lista infinita!

Tá de bobeira aí? Não ‘marque toca’! Vem pro Carnaval de BH, a maior folia de rua do Brasil!

Foto de Gustavo Morais

Gustavo Morais

Jornalista, com especialização em Produção e Crítica Cultural. Pesquisador independente de música, colecionador de discos de vinil e mídias físicas. Toca guitarra, violão, baixo e teclado. Trabalha no Cifra Club desde novembro de 2006.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK