Cifra Club

Nova IA da Yamaha transforma passos de dança em acordes

Em novembro de 2017, no Japão, a Yamaha Musical realizou um concerto 100% inusitado. No palco, uma orquestra, um piano e, ao invés de um pianista, o instrumento era controlado pelos passos e movimentos de um dançarino. Os protagonistas do espetáculo inovador foram o renomado dançarino Kaiji Moriyama e alguns integrantes da icônica Orquestra Filarmônica de Berlim, Scharoun Ensemble.

Moriyama e Scharoun Ensemble fizeram performance inovadora (Foto/Ayane Shindo)

A ação só foi possível graças à tecnologia de Inteligência Artificial (IA) que está sendo desenvolvida com exclusividade e pioneirismo pela marca japonesa. Cada movimento do artista representava notas e expressões musicais no piano Yamaha Disklavier ™, modelo mais versátil da marca.

Como funciona?

A nova tecnologia IA da Yamaha identifica o movimento de um dançarino em tempo real. Para isso, analisando sinais de quatro tipos de sensores anexados ao corpo do artista. O sistema possui um banco de dados que conecta a melodia à dança, criando dados no sistema de melodia (MIDI) instantaneamente, de acordo com os movimentos do dançarino. O programa envia os dados MIDI para um piano Yamaha Disklavier ™, que traduz as informações em música.

Piano Disklavier é essencial para a performance (Foto/Divulgação)

Para converter a dança em expressões musicais, o piano Yamaha Disklavier ™ é indispensável, pois pode reproduzir uma rica gama de sons com extrema precisão por meio de mudanças sutis ao toque do piano. Além disso, usou-se um Disklavier especial no concerto, que foi configurado com base no modelo CFX da Yamaha, para expressar em detalhes o desempenho do talentoso dançarino Moriyama.

Dê o play e confira o incrível resultado:

A ação foi patrocinada pela Tokyo University of the Arts e pela Tokyo University of the Arts COI.

Curiosidades:

  • A Yamaha Musical surgiu em 1887, após Torakusu Yamaha criar o primeiro órgão de bambu do Japão;
  • A empresa se firmou como a maior fabricante de instrumentos musicais do mundo, somando 26 mil funcionários e 89 subsidiárias;
  • Além da liderar o mercado de instrumentos musicais, a Yamaha está no topo dos mercados de áudio, vídeo e equipamentos de tecnologia da informação.
Foto de Gustavo Morais

Gustavo Morais

Jornalista, com especialização em Produção e Crítica Cultural. Pesquisador independente de música, colecionador de discos de vinil e mídias físicas. Toca guitarra, violão, baixo e teclado. Trabalha no Cifra Club desde novembro de 2006.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK