Cifra Club

Disco que revolucionou a cultura pop completa 55 anos

No já distante 22 de março de 1963, os Beatles lançaram o álbum “Please Please Me”. Há exatos 55 anos, com um disco simples, direto e alto astral, os então quatro garotos de Liverpool oficialmente estreavam no show bussines. O lançamento potencializou o surgimento da “beatlemania”, um fenômeno de adoração que continua até hoje e só parece ficar mais forte.

Capa de “Please Please Me” (Divulgação)

Com um repertório de 14 músicas e uma verba de 400 libras esterlinas (R$ 1.851,28) no bolso, John Lennon, Paul McCartney, George Harrison e Ringo Starr conseguiram produzir um disco que por 30 semanas ficou com o primeiro lugar das paradas de sucesso do Reino Unido. Na ocasião, o quarteto só foi desbancado por si mesmo, com segundo trabalho da carreira, “With The Beatles.

O produtor George Martin, considerado o quinto Beatle, pensou em conduzir as gravações no local onde a banda fez seus primeiros shows, o Cavern Club, em Liverpool. A intenção era conseguir captar a atmosfera sonora que popularizava o quarteto. Porém, o sempre sagaz Martin percebeu as dificuldades técnicas para tirar um som apurado e entrou com a banda para estúdio dois da EMI, localizado na rua Abbey Road nº 3, em Londres.

George Martin orienta seus pupilos (Foto/Internet)

Das 14 músicas do álbum, 10 eram novas e as outras quatro já haviam sido lançadas como singles. As inéditas foram gravadas em dois canais num único dia, 11 de fevereiro de 1963. Detalhe: mesmo gripado, John cantou na maioria das faixas.

Outro marco da história do disco é a questão autoral. Oito das músicas registradas no álbum são assinadas pela dupla Lennon/McCartney, um excelente número para um artista iniciante. As outras seis canções são regravações de singles americanos, que de certa forma traduzem o apreço da banda pelos ritmos popularizados na “Terra do Tio Sam”. Com a relevância que os Beatles alcançaram com as obras autorais, os artistas novatos perceberam que também poderiam acreditar nas próprias composições.

Quarteto mudou os rumos da cultura pop (Foto/Internet)

Confira a tracklist completa do álbum:

Lado A

  1. I Saw Her Standing There (Lennon/McCartney)
  2. Misery  (Lennon/McCartney)
  3. Anna (Go To Him) (Alexander)
  4. Chains (Goffin/King)
  5. Boys (Dixon/Farrell)
  6. Ask Me Why  (Lennon/McCartney)
  7. Please Please Me (Lennon/McCartney)

Lado B

  1. Love Me Do (Lennon/McCartney)
  2. P.S. I Love You (Lennon/McCartney)
  3. Baby It’s You (David/Williams/Bacharach)
  4. Do You Want To Know A Secret (Lennon/McCartney)
  5. A Taste Of Honey (Scott/Marlow)
  6. There’s A Place (Lennon/McCartney)
  7. Twist And Shout (Medley/Russell)

Aumente o volume do som, pois o que vem a seguir é rock and roll!

Meio século, e mais meia década, depois do lançamento de Please Please Me, a indústria fonográfica estima que os Beatles já venderam mais de um bilhão de discos. Não fosse a pirataria, eles teriam vendido bem mais. É um tanto quanto improvável algum outro artista conseguir atingir tamanha popularidade.

Foto de Gustavo Morais

Gustavo Morais

Jornalista, com especialização em Produção e Crítica Cultural. Pesquisador independente de música, colecionador de discos de vinil e mídias físicas. Toca guitarra, violão, baixo e teclado. Trabalha no Cifra Club desde novembro de 2006.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK