Notificações Amigos pendentes

      Cifra Club News

      5 estilos de guitarrista que você precisa conhecer!

      23 de março de 2018 10:44 Por Gustavo Morais

      Para ser um bom guitarrista, não basta plugar o instrumento no ampli e sair distribuindo notas envenenadas, combinações de acordes enigmáticas, solos matadores e riffs turbinados. A arte de tocar guitarra é o resultado de vários estilos, pegadas e características que tornam o instrumento algo que simplesmente não tem como adjetivar!

      Pensando nessa exorbitante situação, nós listamos 5 estilos de guitarrista para que você amplie o seu vocabulário musical e fique mais familiarizado com o universo das cordas!

      Spoiler: por questões de diagramação, nem todos os guitarristas fodões foram citados na matéria. Caso o nome de seu guitarrista favorito não apareça, pedimos que aceite as nossas mais sinceras desculpas. Antes de tudo e acima de qualquer coisa, saiba que respeitamos e admiramos todos os caras que honram a história da guitarra!

      1. Virtuoso

      É o guitarrista dono de habilidade técnica incomum! Como manja pra caramba de teoria musical, esse cara tem a manha de criar obras que combinam as mais variadas técnicas, os mais variados acordes e as mais variadas sonoridades e texturas. Estudioso exemplar, o virtuoso tem o fundamento da velocidade nas pontas do dedos!

      Donos da técnica: Satriani, Steve VaiMalmsteen, Steve Lukather, John Petrucci, Herman Li, Eddie Van Halen, Kiko Loureiro e Edu Ardanuy.

      2. Guitar Hero

      [além de ser um jogo fodão] É o guitarrista detentor de personalidade artística tão gigante quanto a própria obra! Além de tocar muito e representar marcos na história da guitarra, esse cara possui uma imagem 100% icônica. Nem sempre o virtuoso é um guitar hero, mas o guitar hero muitas vezes é virtuoso.

      Heróis: Jimi Hendrix, Angus Young, Eric Clapton, SlashEddie Van Halen, Jeff Beck, Jimmy PageUli Jon Roth e Pepeu Gomes.

      3. Econômico

      Em alguns casos, sobretudo na música, “menos é mais”. Não são poucos os caras tocam demais, mas não fazem questão de exibicionismo. Você consegue imaginar, por exemplo, uma música dos Stones com doses cavalares de notas, tapping, ligados, bends, etc e tal? Meio difícil, não é mesmo? Porém, todavia, contudo, independente de fazer uso de técnicas apuradas, o guitarrista econômico também é capaz de criar obras geniais.

      Criativos, mas sem exageros: George Harrison, The Edge, Tom MorelloAndy Summers e Johnny Marr.

      4. Criador de riffs

      O feelling é um dos fundamentos básicos para a carreira de um bom músico. Melhor do que ninguém, os caras que possuem um elevado grau de sensibilidade musical conseguem criar riffs que são tão arrebatadores quanto os solos mais memoráveis.

      Embaixadores da causa: Tony Iommi, Ace Frehley, Keith Richards, Pete Townshend e Angus Young.

      5. Alicerce

      Tocar guitarra base não é tarefa para músico tecnicamente limitado! Se há um cara que impede a música de ser enforcada pelas demais cordas dos instrumentos da banda, esse cara é o guitarrista base. Portanto, se você for o solista, jamais faça bullying com o cara que “segura as pontas” para que os seus momentos de destaque fiquem sob os holofotes.

      Mestres da base: Izzy Stradlin, Malcolm Young, Rudolph SchenkerNile Rodgers, Frejat e James Hetfield.

      Spoiler 2: em algum momento da próxima semana, nós faremos um quizz para que você descubra o seu estilo de guitarrista! Fique ligado!