Cifra Club News

O Palco MP3 chega à marca de mais de 200 mil músicas e 30 mil artistas publicados

16 de outubro de 2009 15:22 Por Diego Marques
O Palco MP3 foi criado em 2003 para dar espaço à música independente brasileira

O Palco MP3 foi criado em 2003 para dar espaço à música independente brasileira

Quando a Studio Sol Comunicação lançou em 2003 o site Palco MP3, a ideia de ter dezenas de milhares de artistas cadastrados ainda era um pouco distante.

Mesmo assim, os sócios Gabriel Fernandes e Samuel Vignoli sempre acreditaram no projeto: “Não tínhamos muita idéia do número de bandas e músicas que o site atingiria, mas sabíamos que o potencial era grande e, por isso, apostamos no desenvolvimento do Palco MP3″, afirma Gabriel.

Desde Julho de 2003, data de lançamento do Palco MP3, até hoje, os números já chegam a 30 mil artistas publicados e mais de 200 mil músicas disponíveis gratuitamente para ouvir e baixar. E os usuários aproveitam o serviço de download. São mais de 125 mil músicas baixadas por dia no site.

Gabriel Fernandes ainda conta como surgiu o conceito do site: “A idéia do Palco MP3 surgiu da escassez (na época, 2003) de meios de divulgação na internet para bandas e artistas independentes, e também da vontade, até pessoal mesmo, de poder ajudar de alguma forma os artistas que têm talento e não tinham muitas opções para mostrar seus trabalhos para um grande número de pessoas. Vimos então um enorme potencial nesse ramo e decidimos desenvolver o site”.

O site chamou a atenção até de quem já é famoso e aposta na internet como meio de divulgação. O Palco MP3 tem hoje grandes nomes de vários estilos diferentes cadastrados, como os Detonautas, Paula Toller, Luka, O Teatro Mágico, Aviões do Forró, João Bosco e Vinícius, Dado Villa-Lobos e outros artistas de sucesso que disponibilizam suas músicas gratuitamente para os usuários do Palco MP3.

Por trás do Palco MP3 existe uma equipe dedicada em sempre manter a qualidade do site e ter certeza de que o espaço está sendo usado para a divulgação de músicas autorais da galera independente. Gustavo Morais, coordenador do Palco MP3, diz como é cuidar de um site tão grande: “Coordenar um site da dimensão do Palco MP3 é uma tarefa que requer dedicação e vínculo direto com o universo musical. O artista quando cadastra passa por um processo de moderação que analisa cuidadosamente as condições dos arquivos publicados e se não estiver de acordo com os termos de uso do site, a página é reprovada”.

As bandas Tianastácia, Menina do Céu, Manitu, Black Sonora, Electra Lee, Sweet Cats e Danilo Mendes bateram um papo com o coordenador do site, Gustavo Morais, sobre o Palco MP3. Confira o vídeo:

Comente à vontade, mas pegue leve com os palavrões e/ou ofensas senão seu comentário pode ser editado ou deletado. =)
Veja também

Studio Sol