Notificações Amigos pendentes

      Cifra Club News

      Confira os principais álbuns que foram lançados em 2010

      29 de dezembro de 2010 15:00 Por Bruna Aguiar e Rafael Luis

      O ano de 2010 foi agitado na música: bandas voltaram à ativa, novos nomes surgiram e artistas que já eram sucesso lançaram álbuns que marcaram sua carreira. Listamos aqui os 32 CDs que ganharam mais espaço na mídia este ano.

      Ouça aqui uma playlist com os singles dos principais álbuns de 2010.

      Aproveite para conferir também as músicas mais acessadas do ano no Letras.mus.br:

      Top 2010:
      Pop
      Pop Rock
      Rock
      Happy Rock
      Alternativo
      Sertanejo
      Axé
      Música Eletrônica
      Hip Hop / R&B
      K-Pop


      ARTISTA: Ke$ha
      ÁLBUM: Animal

      Com letras que falam sobre festas e diversão, Ke$ha conseguiu colocar quatro singles do disco “Animal” no topo das paradas mundiais. O álbum, que foi lançado logo no primeiro dia de 2010, é o primeiro de sua carreira e a música “Tik Tok” foi eleita pela revista Billboard como a melhor de 2010.


      ARTISTA: Justin Bieber
      ÁLBUM: My World 2.0

      Depois do sucesso do disco My World, Justin Bieber gravou o álbum My World 2.0, primeiro trabalho de estúdio do jovem cantor canadense e o segundo de sua carreira. O single inicial do CD foi a música “Baby”, cujo clipe foi o vídeo mais visto do YouTube no ano de 2010.


      ARTISTA: Sandy
      ÁLBUM: Manuscrito

      O primeiro CD da carreira solo de Sandy veio repleto de composições bem intimistas. O álbum foi feito em parceria com o irmão Júnior e o marido, também músico, Lucas Lima. A cantora procurou passar em suas letras sua personalidade e suas vivências, além de seu gosto musical. O CD traz ainda uma parceria de Sandy e da cantora britânica Nerina Pallot na música “Dias Iguais”.


      ARTISTA: Capital Inicial
      ÁLBUM:  Das Kapital

      Depois de três anos sem nenhum projeto, a banda Capital Inicial lançou esse ano um CD inédito. Uma das faixas para a divulgação do disco chama-se “Ressureição”, letra composta após o acidente que o vocalista Dinho Ouro Preto sofreu em 2009. O nome do álbum foi inspirado na obra O capital, de Karl Marx. As letras refletem sobre valores como respeito, amor e consciência.

      Artista: Eminem
      ÁLBUM: Recovery

      Depois de um hiato de quase quatro anos em sua carreira, o rapper americano lançou o CD “Relapse” em 2009. Mas foi com o sucessor “Recovery”, álbum que saiu em meados de 2010, que Eminem voltou ao topo das paradas mundiais. Os hits “I’m Not Afraid” e “Love The Way You Lie”, que conta a participação de Rihanna, foram os primeiros sucessos deste trabalho.


      ARTISTA: Ozzy Osbourne
      ÁLBUM: Scream

      O álbum “Scream” é o décimo da carreira de Ozzy Osbourne e o primeiro desde o “Black Rain”, lançado em 2007. O novo disco do roqueiro traz músicas inéditas e conta com a participação do guitarrista grego Gus G. A música de estreia trabalhada por Ozzy foi “Let Me Hear You Scream”.


      ARTISTA: Miley Cyrus
      ÁLBUM: Can’t Be Tamed

      A cantora Miley Cyrus está tentando mudar sua imagem de atriz infantil da Disney e, em seu novo álbum, mostra um lado um pouco mais sensual. O primeiro single do disco, “Can’t Be Tamed”, leva o mesmo nome do CD e foi lançado no mesmo dia que o álbum. As performances ao vivo da cantora também tem sido mais ousadas.


      ARTISTA: Christina Aguilera
      ÁLBUM: Bionic

      “Bionic” é o sexto álbum de estúdio da cantora pop Christina Aguilera. Foi o primeiro trabalho dela depois de quatro anos do lançamento de seu último disco, “Back To Basics”. O single de lançamento do CD foi a música “Not Myself Tonight”, disponibilizado pela cantora em seu site.


      ARTISTA: Pato Fu
      ÁLBUM: Música de Brinquedo

      O grupo mineiro Pato Fu  inovou na elaboração de seu CD. Desta vez, os instrumentos convencionais foram substituídos por  instrumentos de brinquedo. A banda fez uma releitura de sucessos nacionais como “Sonífera Ilha” (Titãs) e  de músicas internacionais como “My Girl”(My Temptations). Os backing vocals foram compostos pela filha de Fernanda Takai e um amiguinho, ambos com apenas 6 anos.


      ARTISTA: Fresno
      ÁLBUM: Revanche

      O quinto álbum da banda gaúcha veio com a intenção de mostrar que o grupo, consagrado com o CD anterior “Redenção” como pop, tem vocação para o rock’roll. O disco traz um som mais pesado com letras intensas e críticas. O single “Revanche”, por exemplo, vem para comprovar a mudança da banda.


      ARTISTA: Avenged Sevenfold
      ÁLBUM: Nightmare

      A banda americana Avenged Sevenfold, que veio ao Brasil para se apresentar no festival SWU em outubro, lançou seu quinto disco no meio deste ano. Ele foi feito em homenagem a James “The Rev” Sullivan, ex-baterista da banda que faleceu no final de 2009. O primeiro single do álbum foi “Nightmare”, que leva o mesmo nome do CD.


      ARTISTA: Iron Maiden
      ÁLBUM: The Final Frontier

      O disco “The Final Frontier” é o álbum mais longo da banda de heavy metal, com quase 77 minutos de duração. O primeiro single foi a música “El Dorado”, que foi indicada ao Grammy na categoria de melhor performance de metal.


      ARTISTA: Katy Perry
      ÁLBUM: Teenage Dream

      O CD Teenage Dream da cantora Katy Perry foi um dos lançamentos mais aguardados de 2010 e não decepcionou as expectativas. A cantora conseguiu colocar singles como “Firework” no topo das mais ouvidas do ano e ainda lançou clipes para os outros dois singles, “California Gurls” e “Teenage Dream”.


      ARTISTA: Nicki Minaj
      ÁLBUM: Pink Friday

      O CD de estreia da cantora de hip hop veio para impressionar. Logo no seu primeiro projeto ela já contou com a participação de grandes nomes da música como Rihanna, Eminem, Drake e Kanye West. O álbum teve uma vendagem de mais de 375 mil cópias na primeira semana e um dos singles, “Check It Out”, foi feito com o integrante Will.I.am do Black Eyed Peas.


      ARTISTA: Angra
      ÁLBUM: Aqua

      A temática do álbum Aqua gira em torno da peça “A tempestade” de William Shakespeare. O primeiro single lançado foi a segunda faixa do CD, chamada “Arising Thunder”. O disco também marca a volta do baterista Ricardo Confessori ao Angra.


      ARTISTA: Selena Gomez
      ÁLBUM: A Year Without Rain

      O segundo álbum de Selena Gomez obteve grande sucesso e mostrou a evolução da cantora desde o seu primeiro CD, “Kiss And Tell”. Singles como “Round And Round” e “A Year Without Rain” já foram lançados com clipes. A segunda música de divulgação ainda contou com uma versão para os países latinos que foi chamada de “Un Año Sin Lluvia”.


      ARTISTA: Maroon 5
      ÁLBUM: Hands All Over

      A banda liderada pelo vocalista Adam Levine voltou a ativa com o lançamento do álbum “Hands All Over”. O terceiro disco do Maroon 5 mantém o som pop que consagrou o grupo e conta com a participação da banda country americana Lady Antebellum na faixa “Out Of Goodbyes”.


      ARTISTA: Linkin Park
      ÁLBUM: A Thousand Suns

      O retorno do Linkin Park foi um dos mais aguardados do ano de 2010. O disco “A Thousand Suns” mostrou uma banda com maior engajamento crítico e um som mais industrial e alternativo. O single inicial foi a música “The Catalyst”, divulgada antes do lançamento do álbum no MySpace do grupo americano.


      ARTISTA: Weezer
      ÁLBUM: Hurley

      O Weezer manteve suas origens em Hurley. O oitavo álbum da banda traz músicas animadas e com uma dose de humor. Destaque para a capa do CD, que traz uma foto do ator Jorge Garcia, que interpretava o personagem Hurley na série Lost. O primeiro single do novo trabalho foi a música “Memories”.


      ARTISTA: Shakira
      ÁLBUM: Sale El Sol

      O álbum lançado por Shakira traz 12 faixas em espanhol e inglês. O disco é composto, em sua maioria, por um pop dançante, como nas músicas “Loca” e “Addicted to You”. Há ainda a presença de baladas românticas, exemplo disso são as canções “Lo que Más” e “Antes de Las Seis”. A música “Waka Waka”, tema da Copa do Mundo, também está no CD.


      ARTISTA: Vanessa da Mata
      ÁLBUM: Bicicletas, bolos e outras alegrias

      O quarto álbum de Vanessa da Mata revela a subjetividade da cantora. As composições do disco retratam valores da infância e criticam costumes do cotidiano. Vanessa também fala de amor como na canção “O Tal Casal”. Há ainda a participação do cantor Gilberto Gil na música “Quando Amanhecer”.


      ARTISTA: Kings Of Leon
      ÁLBUM: Come Around Sundown

      “Come Around Sundown” é o quinto disco da banda americana Kings of Leon. O álbum foi lançado primeiro na Austrália, na Alemanha e na Irlanda. Apenas três dias depois foi distribuído para o resto do mundo. Antes de lançarem esse último CD, o grupo fez uma apresentação no Brasil, durante o festival SWU.


      ARTISTA: Kanye West
      ÁLBUM: My Beautiful Dark Twisted Fantasy

      Depois de ser duramente criticado por subir ao palco e roubar o microfone da mão da cantora Taylor Swift durante uma premiação, Kanye West deu a volta por cima em “My Beautiful Dark Twisted Fantasy”. O álbum lançado no fim de novembro foi muito elogiado pela crítica e a música “Runaway” virou um curta-metragem com quase 35 minutos de duração.


      ARTISTA: Taylor Swift
      ÁLBUM: Speak Now

      O CD Speak Now alcançou a marca de um milhão de cópias vendidas na primeira semana de seu lançamento. Todas as faixas do álbum foram escritas pela própria cantora. Cada composição é uma confissão de Taylor em relação à alguma situação de sua vida, como seu namoro com Joe Jonas (“Last Kiss”) e com Taylor Lautner (“Back To December”) e seu desabafo quanto a Kanye West (“Innocent”).


      ARTISTA: Victor E Leo
      ÁLBUM: Boa Sorte Pra Você

      A dupla sertaneja gravou o álbum “Boa Sorte Pra Você” na Fazenda Hortense, em Uberlândia. O disco traz sete canções inéditas, entre elas a faixa “Rios de Amor”, que está presente na trilha sonora da novela Araguaia, da Rede Globo.


      ARTISTA: My Chemical Romance
      ÁLBUM: Danger Days: The True Lives Of The Fabulous Killjoys

      O álbum “Danger Days: The True Lives Of The Fabulous Killjoys” foi produzido por Rob Cavallo, que já trabalhou com a banda Green Day, e é o quarto trabalho de estúdio do My Chemical Romance. O disco vendeu mais de 110 mil cópias na semana de estreia e o primeiro single de divulgação foi a música “Na Na Na (Na Na Na Na Na Na Na Na Na)”.


      ARTISTA: 2NE1
      ÁLBUM: To anyone

      Apesar de ser o primeiro CD do grupo, assim que o álbum foi lançado, foram promovidos três singles de uma só vez (“Can’t Nobody”, “Clap Your Hands” e “Go Away”. Mais tarde, elas também lançaram o single ‘It Hurts’. O nome do álbum “To Anyone” faz referência ao nome da banda 2NE1, grafado de outra forma.


      ARTISTA: Rihanna
      ÁLBUM: Loud

      O quinto álbum de Rihanna a colocou novamente nas paradas de sucesso. Ao contrário do Rated R, que marcou uma fase difícil na vida da cantora, Loud tem músicas com batidas mais animadas e letras positivas. O disco conta com participações de Drake e Nicki Minaj, além do rapper Eminem na faixa “Love The Way You Lie (Part II)”.


      ARTISTA: Mariah Carey
      ÁLBUM: Merry Christmas II You

      O CD de Mariah Carey é composto por covers famosos e canções inéditas sobre o Natal. O álbum é uma continuação do disco “Merry Christmas”, lançado por ela no ano de 1994. Duas músicas tiveram muito sucesso na estreia do CD, o primeiro single “Oh Santa!” e a regravação do sucesso “All I Want For Christmas is You”, do seu primeiro disco de Natal.


      ARTISTA: Michael Jackson
      ÁLBUM: Michael

      O álbum póstumo “Michael” é composto por faixas inéditas gravadas em diferentes momentos da carreira do Rei do pop. O disco, que não deve ser o único trabalho a ser lançado após a morte do artista, conta com a participação de artistas como 50 Cent e Lenny Kravitz. A música “Hold my Hand”, em parceria com o cantor Akon, ganhou um clipe que reúne imagens do cantor e de fãs.


      ARTISTA: Ivete Sangalo
      ÁLBUM:  Multishow – Ao Vivo No Madison Square

      O CD foi gravado na cidade de Nova York, nos Estados Unidos, em um dos maiores palcos da música, o Madison Square. Somente a pré-venda do disco rendeu 300 mil cópias. Além do álbum, durante o show também foi produzido o DVD Ivete Sangalo no Madison Square Garden (Multishow ao Vivo). O disco contou com parcerias internacionais como Juanes e Nelly Furtado.


      ARTISTA: Black Eyed Peas
      ÁLBUM:  The Beginning

      O novo álbum do grupo é uma continuação do CD The E.N.D, e segue uma linha mais eletrônica. O single que já entrou para as paradas mundiais, “The Time (Dirty Bit)“, é uma releitura do clássico “(I’ve Had) The Time of Life“, tema do filme Dirty Dancing.


      ARTISTA: Dulce Maria
      ÁLBUM: Extranjera

      O primeiro CD em carreira solo da ex-RBD foi dividido em duas partes: a primeira foi lançada esse ano e a sua segunda parte deve chegar às lojas somente em fevereiro de 2011. O disco é composto por sete faixas inéditas, dentre elas o single “Inevitable“.

      Comente à vontade, mas pegue leve com os palavrões e/ou ofensas senão seu comentário pode ser editado ou deletado. =)