Cifra Club News

Os 18 anos de Justin Bieber: conheça um pouco mais sobre o astro teen

1 de março de 2012 9:20 Por Flávia Torres

Nesta quinta-feira (1), o astro Justin Bieber comemora 18 aninhos. Para celebrar esta data, o Cifra Club News vai contar um pouco sobre a trajetória deste que é um verdadeiro garoto prodígio do universo musical.

O mundo da música pop é acostumado com os fenômenos instantâneos que surgem e viram mania entre adolescentes, causando tumultos, histerismo e alcançando marcas de milhares de discos vendidos; hits em primeira posição nos charts e produtos com seu nome.

No dia 1º de março de 1994, nasceu aquele que viria a ser ser o maior fenômeno da segunda década dos anos 2000: Justin Drew Bieber. Ele é natural da cidade de London, situada no estado canadense de Ontário.

A entrada de Justin no universo musical aconteceu quase que simultaneamente com seus primeiros passos. Com dois anos, a mãe dele, Pattie, percebeu que o garoto tinha a constante mania de bater nos móveis e em objetos, portanto o matriculou na escola de música da igreja que frequentava e por lá Justin começou a aprender bateria. Aos quatro anos já dominava o instrumento e passou a aprender violão, que com seis anos já tocava muito bem. Daí para o estrelato, não demorou muito, já que hoje esse prodígio completa 18 anos.

Das aulas na igreja para a fama internacional, o caminho percorrido por Bieber foi meio “acidental”. Ele começou a gravar vídeos e colocar na internet, para que os familiares que moravam longe o vissem. Logo, a parentela do garoto começou a espalhar esse vídeo entre seus amigos e Justin conseguiu aumentar radicalmente seu numero de visualizações no YouTube. Inevitavelmente, tanta popularidade começou a despertar atenção do meio artístico e Scooter Braun, ex-executivo de marketing da “So So Def Recordings”, assistiu um dos vídeos em 2007. Impressionado com o talento e a afinação do garoto, Scooter começou uma verdadeira “caça” ao jovem. Foi até Stratford, cidade onde Bieber morava desde os três meses de vida e entrou em contato com a “Avon Theater”, escola onde o prodígio estudava (e que aparece em alguns vídeos). Tanto procurou que finalmente encontrou uma professora que facilitou o contato com uma tia de Bieber. Scooter, depois de uma longa conversa com Pattie e Justin, conseguiu levá-los até Atlanta, nos Estados Unidos.

Com o cantor Usher

Em Atlanta, Scooter convenceu o cantor Usher a ouvir Justin Bieber cantar. O rapper ficou realmente surpreso e tratou de apresentar o garoto a La Reid, presidente da Island Def Jam Music Group, que ficou igualmente satisfeito. Apadrinhado por Usher, Justin Bieber assinou o contrato com a gravadora em julho de 2008.

“One Time”, o primeiro sucesso do astro adolescente foi lançado quando ele ainda gravava o álbum de estréia, o “My World”, lançado em novembro de 2009. A partir daí, o jovem canadense foi alcançando a fama internacional, apresentando-se em programas de televisão e até mesmo para o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama. Na ocasião, um evento de Natal da Casa Branca, Justin cantou a canção “Someday at Christmas”, de Stevie Wonder.

Em 2010, Bieber consolidou o fenômeno que havia se tornado e lançou a continuação do seu álbum de estréia, “My World 2.0″. O trabalho recebeu diversas críticas positivas e alavancou ainda mais o sucesso do astro pop com o mega hit “Baby”, que tirou o recorde do vídeo de “Bad Romance”, da cantora Lady Gaga, tornando-se o vídeo mais visualizado no YouTube. Ainda em 2010, com 16 anos, o garoto começou a sua primeira turnê, a “My World Tour”, para divulgar os dois álbuns. A excursão foi sinônimo de sucesso e teve a maior parte de seus ingressos esgotados em poucas horas em várias cidades do mundo. Estima-se que a turnê teve 96% de seus ingressos vendidos e arrecadou um pouco mais de 80 milhões de dólares. Em diversas apresentações desta época o astro contou com participações especiais, como as cantoras Miley Cyrus e Selena Gomez, e os cantores Usher e Sean Kingston.

Justin e sua namorada, a cantora Selena Gomez

O jovem astro se declara cristão e deixa isso bem claro na música “Pray”, lançada em novembro de 2010. Na canção o músico fala sobre os males do mundo, como guerras e fome e reza para que exista um futuro melhor. A revista Billboard escreveu que a música foi uma das mais bem-intencionadas que explicam as crenças espirituais de Justin.

Justin Bieber tornou-se uma verdadeira mania entre os adolescentes, provocando tumulto e muita histeria por onde quer que passe. Se no começo dos anos 2000, milhares de garotas enlouqueciam por boybands, como os BackStreet Boys e *NSYNC, atualmente são as “beliebers” as responsáveis pelo maior grau idolatria para com um astro teen. Tanto amor ao ídolo já rendeu reflexos não positivos em sua vida afetiva, a namorada do cantor, a também estrela, Selena Gomez, já foi ameaçada de morte por fãs menos moderados do cantor. Apesar disso, os dois continuam juntos e causam alvoroço no mundo da música, algo similar aos feitos de Justin Timberlake e Britney Spears nos anos 2000.

Justin Bieber, um garoto multiinstrumentista

Apesar do pouco tempo de carreira e da pouca idade, Justin, conseguiu inúmeros feitos. Além dos álbuns “My World” e “My World 2.0″, o músico lançou um álbum acústico, um com temas natalinos e prepara o lançamento de um novo trabalho em 2012, intitulado “Believe”. As vendas de seus discos já atingiram um total de 12,2 milhões de cópias. O fenômeno ultrapassa as barreiras da indústria fonográfica e seu sucesso se estende ao cinema, onde lançou o filme autobiográfico “Justin Bieber: Never Say Never”. Como não poderia deixar de ser, o garoto adentrou o campo da estética e o seu corte de cabelo ficou conhecido como “Biebercut”, de tanto que foi imitado por seus fãs, e ele lançou sua própria fragrância, chamada “Someday”.

No total, já venceu 55 prêmios, dos 90 que foi indicado em 3 anos de carreira. Justin também é a segunda pessoa com mais seguidores no Twitter, perdendo apenas para Lady Gaga. Assim como a maior parte das estrelas do entretenimento, seu estilo é admirado e copiado por diversos adolescentes ao redor do mundo.

Desejamos um feliz aniversário e que o talento promissor de Justin Bieber continue em constante evolução e que com o passar dos anos ele possa ser cada vez mais apreciado e admirado.

Veja também
05 de setembro de 2014 - Notícias Fresno gravará DVD para comemorar 15 anos de carreira

Studio Sol