Notificações Amigos pendentes

      Cifra Club News

      Lista: hits produzidos por Pharrell Williams que você talvez não saiba

      12 de abril de 2016 10:59 Por Damy Coelho

      Pharrell Williams é um dos grandes nomes por trás da indústria pop. Aos 43 anos (recém completados) o músico, produtor e compositor foi responsável por alavancar – e às vezes até mesmo reacender carreiras de grandes artistas, como o Daft Punk – quem não se lembra do hit “Get Lucky”? Além de todas essas influências, ele ainda é jurado do programa The Voice. Com tamanha versatilidade e multiplicidade de funções, nada mais justo do que homenagearmos o artista mostrando a você 10 músicas que Pharrell produziu, sendo que algumas delas você já sabia, outras, talvez sejam uma grande surpresa. Confira abaixo:

      Frank Ocean – “Sweet Life

      O álbum de estreia do rapper Frank Ocean foi lançado em 2012 e já se tornou um  cult no universo r&b e rap. E parte deste sucesso se deve também a Pharrell, que produziu algumas faixas do disco, como o single “Sweet Life”. Ouça abaixo.

       

      Kendrick Lamar – “Alright

      A música que rendeu diversos prêmios ao rapper Kendrick Lamar conta com o dedo de Pharrell na produção, assim como em outros trabalhos de Kendrick. Vale contextualizar a canção, que foi um verdadeiro marco: Em 2015, policiais norte-americanos mataram dois homens negros sem qualquer motivo aparente e prenderam um jovem de apenas 14 anos, ativistas do movimento negro foram às ruas de Nova York entoando “We gonna be alright” (“Nós vamos ficar bem”), trecho do single de sucesso do álbum, que foi o grande hino da manifestação. Em tempos de internet, com a proliferação de diversos artistas de estilos distintos e sem um grande nome para ser chamado de “ícone”, o momento foi marcante para o mundo da música.

       

       

      Beyoncé – “Blow

      A música super sexy de Beyoncé está no quinto álbum da diva pop, que lhe rendeu ótimas posições nas paradas musicais.  Os fãs de Pharrell e da cantora torcem para que role mais uma parceria entre os gigantes do pop.

       

      Ed Sheeran – “Sing

      Pharrell inclusive aparece no clipe desta faixa, que foi um dos grandes sucessos do álbum X, o primeiro do cantor inglês. “Sing” liderou as paradas britânicas e ficou no top 5 dos EUA durante um bom tempo, mostrando ser um grande sucesso.

       

       

       

      Britney Spears: “I’m Slave For U

      Muita gente ficou chocada quando a “queridinha da américa” nos anos 2000, Britney Spears, apareceu no clipe de ‘I’m Slave 4 U” em uma versão super sensual, com uma calça de cintura baixíssima e toda suada. Aquele era o marco da nova carreira de Britney, que queria se mostrar em uma versão mais ousada. Ela conseguiu. E, claro, o mérito disso também vai para Pharrell.

       

       

       

      Shakira – “Did It Again

      Este é grande hit do álbum She Wolf, de 2009. O álbum também foi um marco na carreira de Shakira: foi elogiado por ser inovador na carreira da cantora, ao misturar os já conhecidos elementos latinos que ela usava  ao electropop e até ao folk. E, como inovação é a marca registrada de Pharrell, faz todo sentido que o produtor tenha feito parte disso.

       

       

       

       

      Madonna – “Give It 2 Me

      O grande hit do álbum Hard Candy foi produzido por Pharrell, que também participou da criação de outras faixas do disco. Porém, a parceria não foi lá muito amigável: fontes próximas da cantora afirmaram que Madonna saiu aos prantos do estúdio na época da gravação do álbum, porque Pharrel não parava de gritar com ela. Coincidência ou não, a parceria não se repetiu.

       

       

       

       

      Miley Cyrus – “4×4″

       

      Pharrell produziu esta e outras faixas do álbum Bangers, que marcou a guinada de Miley na carreira solo ‘adulta’, totalmente independente da musa infantil Hannah Montana, personagem que a consagrou no início da carreira. A parceria foi recíproca: Miley também participou de uma faixa de Pharrell, “Come Get It Bae“, de 2014.

       

       

       

      Justin Timberlake – “Rock Your Body

       

      esta foi uma das faixas que marcou o novo rumo que Justin estava tomando na carreira, deixando de ser o ídolo teen e passando a ser cultuado no showbiz como cantor e performer de grande qualidade.

       

       

      Daft Punk – “Get Lucky – Dispensa apresentações: foi, sem dúvidas, a música mais onipresente nos anos de 2013 e 2014. grammy 2014 Canção do Ano (Get Lucky) e Performance do Ano (Get Lucky também).