Notificações Amigos pendentes

      Cifra Club News

      A vida louca de João Gordo é contada em biografia

      31 de dezembro de 2016 8:20 Por Damy Coelho

      João Gordo: Viva la Vida Tosca (Ed. Darkside)

      João Gordo é uma das figuras mais emblemáticas do rock nacional. Além de ser vocalista do Ratos de Porão, banda icônica do punk brasileiro, ele ainda participou do movimento ativamente de outras maneiras: como fã (que veio a conhecer seu ídolos quando o Ratos fez turnês internacionais), até chegar à bem-sucedida e inesperada carreira de apresentador de TV.

      Toda essa história é contada em sua autobiografia João Gordo – Viva La Vida Tosca, lançada em novembro pela editora Darkside. Escrita a quatro mãos pelo jornalista e amigo André Barcinski, o livro tem uma linguagem simples e escrachada, bem no estilo João Gordo – é como se ele estivesse contando várias histórias de sua vida em uma mesa de bar. O tom de “causo” lembra bastante outra biografia nacional, a dom Tim Maia, que foi escrita pelo crítico e produtor Nelson Motta.

      Quem espera saber mais dos casos já lendários de João Gordo, não vai se decepcionar. Está tudo lá: desde o rolê regrado a drogas com Kurt Cobain, durante a única passagem do Nirvana no Brasil (“nunca vi alguém cheirar tanto”, definiu João Gordo sobre Kurt), até as histórias das primeiras turnês do Ratos de Porão, quando os moleques paulistas estavam ganhando cada vez mais espaço no punk rock.

      Mas também há momentos dramáticos, que já são um soco no estômago logo nas primeiras páginas. A história da família de João Gordo é difícil como a de várias famílias imigrantes que vieram para o país em busca de melhores condições de vida. Mas o clima aperta mesmo com as várias narrativas da relação do autor com o seu pai, um rígido e nada amoroso general do exército. É possível imaginar que João Gordo tenha conseguido exorcizar essas passagens difíceis de sua juventude ao narrá-las em sua biografia – é aí que conhecemos melhor Benedan, o moleque meio nerd que adorava ler enciclopédias e finalmente conseguiu se encontrar quando teve contato com o movimento punk.

      Hoje João Gordo vive uma vida comum e  sem excessos ao lado dos seus filhos e de Vivi, jornalista com quem é casado há mais de uma década. De volta à TV no Canal Brasil, João Gordo revive seu talento como entrevistador, além de ter um canal de culinária no Youtube – o forte são as comidas veganas e 100% saudáveis, diga-se de passagem. Visitar a história desse personagem que continua se reinventando mesmo depois dos 50 é uma chance e tanto de conhecer também um pouco da história do rock nacional. Vale a leitura.

      Livro: “João Gordo: Viva la Vida Tosca”

      Autor: André Barcinski

      Editora: Darkside Books

      Número de páginas: 320

      Preço: R$ 59,90

       

      Studio Sol