Cifra Club

7 documentários sobre cantoras para assistir agora

O mundo da música está cheio de mulheres poderosas e que têm influenciado gerações! Como resultado de seu talento e trabalho, suas histórias foram registradas em diferentes documentários sobre cantoras, dando continuidade ao seu legado.

Amy Winehouse em arte do seu documentário Amy
Capa do documentário Amy, que retrata a vida de Amy Winehouse (Foto/Reprodução/Internet)

Então, apresentamos para você uma lista de documentários que ilustram exemplos de empoderamento para outras mulheres. Eles estão disponíveis em diferentes plataformas de streaming e são fonte de conhecimento, empatia e, claro, muita música! Bora ver?

Os melhores documentários sobre cantoras para conhecer já

Tanto no rock quanto no pop, ou em qualquer gênero, as mulheres desbravam a indústria da música e alcançam níveis altos de produção. Logo, os documentários sobre cantoras mostram não só seu processo musical, como também as etapas criativas e suas ligações com a arte. Enfim, vem dar o play conosco!

1. Beyoncé — Homecoming

Além do documentário Life Is But A Dream, de 2013, Beyoncé já apostou em outras produções cinematográficas para mostrar sua maneira de ver o mundo. Nesse sentido, ela lançou o filme que acompanha o álbum Lemonade, pela HBO, e o documentário Homecoming, disponível na Netflix.

Assim, o longa mostra os bastidores do seu show no Coachella e os processos para torná-lo um espetáculo com detalhes impressionantes. Além disso, é possível ver as dificuldades em conciliar ensaios, maternidade, recuperação do corpo e realização do sonho de uma festa de formatura. Não é difícil entender porque ela é a abelha rainha de sua Beyhive, né?

2. Nina Simone — What Happened, Nina Simone?

Além de ser uma das artistas mais influentes do blues, Nina Simone também foi ativista do movimento negro do sul dos Estados Unidos. Dessa forma, ela colheu os frutos da fama, mas não sem passar por momentos de sofrimentos familiar e psicológico, devido às agressões vindas do marido.

Dessa maneira, você pode conferir sua história de coragem e sensibilidade, marca dos anos 60, no documentário What Happened, Nina Simone?, produzido pela Netflix.

3. Amy Winehouse — Amy

O documentário premiado pelo Oscar mostra a vida intensa de Amy Winehouse e mistura acervo pessoal, premiações e falas de outros artistas. Ao mesmo tempo que mostram a garota vulnerável e extremamente talentosa, os registros expõem seus problemas familiares. Mais do que isso, é nítido acompanhar as questões com a fama, casamento e as etapas que culminaram em sua morte.

Aqui a gente já avisa: não dá para assistir sem chorar e sem notar a trilha sonora impecável, assinada pelo brasileiro Antonio Pinto. Atualmente, é possível assistir ao Amy na Apple TV.

4. Nara Leão — O Canto Livre de Nara Leão

Primeiramente, Nara Leão foi uma artista que enfrentou a Ditadura Militar, abrindo caminhos para que outras mulheres pudessem trilhar. Assim, ela revolucionou a música brasileira, rompeu preconceitos e deixou o seu legado, agora registrado em documentário. 

Desse modo, o doc mostra sua ligação com a bossa nova, depoimentos de outros artistas e sua irreverência dentro e fora dos palcos. A série, intitulada de O Canto Livre de Nara Leão, é dividida em cinco episódios, e está disponível para os assinantes do Globoplay.

5. Elza Soares — Elza e Mané: Amor em Linhas Tortas

Quando falamos de Elza Soares, abordamos não só o seu legado musical, mas também a sua trajetória de vida tão marcante. Em sua homenagem, o Globoplay lançou o documentário Elza e Mané: Amor em Linhas Tortas, retratando a relação conturbada da cantora com Garrincha.

Além desse especial, o streaming ainda conta com mais duas produções dedicadas à artista: Elza Infinita e Elza Soares – O Gingado da Nêga.

6. Marília Mendonça — Todos os Cantos

Antes de nos deixar, a nossa eterna rainha do feminejo fez uma turnê surpresa em várias capitais do país, intitulada de Todos os Cantos. Assim, no documentário de mesmo nome, vemos Marília Mendonça nos bastidores do projeto.

A gente sabe, o coração fica apertado, né? Mas, em cada um dos episódios, é possível ver como ela conduziu a sofrência aos patamares de hoje. O material é mais um que pode ser conferido no catálogo do Globoplay.

7.  Lady Gaga — Gaga: Five Foot Two

De fato não há como negar o talento e a relevância de Lady Gaga para a música. Nesse sentido, o documentário Gaga: Five Foot Two faz referência não só à sua altura, mas à vida da cantora como realmente é.

Logo, no documentário disponível na Netflix você confere curiosidades sobre términos, construção de identidade e crises de fibromialgia – o motivo dela não ter vindo ao Rock in Rio. A produção mostra o processo por trás do álbum Joanne e a performance no Super Bowl de 2017.

Divulgue os documentários sobre cantoras e dê continuidade ao legado delas!

Após conferir todos esses documentários sobre cantoras, ficou impossível escolher uma artista favorita, não é mesmo? Cada uma criou o seu legado e se tornou inspiração para outras personagens importantes da música e fãs de várias gerações. 

Se você também se sentiu inspirada por suas histórias, que tal compartilhar esse post com as amigas e criar sua própria lista de documentários? Assim, todo mundo sai ganhando!

Foto de Laryssa Costa

Laryssa Costa

Jornalista, também graduada em Letras e com especialização em Música e Negócios. Amante e pesquisadora da música, viciada em shows e biografias. Escreve para o Cifra Club desde junho de 2021.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK