Cifra Club

8 exercícios vocais para proteger e melhorar a voz

Está buscando maior proteção e quer melhorar sua voz para cantar? Confira os melhores exercícios vocais para praticar!

Os exercícios vocais fazem parte do dia a dia de qualquer cantor, sendo uma rotina de trabalho. Assim, quem quer cantar profissionalmente – ou apenas alcançar o seu máximo potencial – precisa aprender algumas técnicas para proteger e melhorar a voz.

Homem cantando segurando o microfone de mão no alto e com a boca aberta
Conhecer e praticar os exercícios vocais é algo indispensável para quem quer cantar (Foto: Reprodução/Freepik)

Muita gente tem preguiça ou acha que não precisa fazer aquecimento, por exemplo, ou outros exercícios que veremos aqui. Mas precisa, sim! Na verdade, nem existe um caminho para aprender a cantar que não passe por esse tipo de exercícios.

Então, deixe de lado a preguiça ou o ceticismo e siga essas dicas para obter o melhor do seu canto!

Quais são os exercícios para voz?

Existe um grande número de exercícios vocais voltados para diferentes aspectos da voz, como respiração ou músculos do abdômen e da garganta.

Assim, por mais desconexo que possa parecer, especialmente para quem está começando agora a desenvolver sua técnica, tudo isso servirá para que você possa realmente cantar bem!

Confira agora o que separamos de exercícios para melhorar a voz para cantar, todos acompanhados de videoaulas especialíssimas:

  • Alongamento e relaxamento
  • Exercícios de respiração
  • Aquecimento vocal
  • Exercícios de afinação
  • Exercícios de dicção
  • Desaquecimento vocal
  • O que fazer para cuidar da voz?
  • O que não fazer para cuidar da voz?

Confira, a seguir, a videoaula de apresentação do assunto e que já traz alguns dos exercícios que veremos na sequência:

1. Alongamento e relaxamento

Muitos iniciantes pulam essa etapa porque não se dão conta de que a gente canta com o corpo inteiro. Ou seja: é fundamental alongar e relaxar bem os músculos em geral, mas especialmente os que estão mais ligados à produção vocal.

Então, dê aquela esticada nos músculos do tronco e do pescoço, lembrando também de soltar bem os braços e os ombros, para eliminar qualquer tensão desnecessária. Veja algumas formas de fazer isso:

2. Exercícios de respiração

Outra informação básica que às vezes passa despercebida é que a voz é simplesmente o ar (respiração) acrescido de um som articulado. E, dessa forma, conhecer bem a própria respiração e aprender a controlá-la é indispensável para quem deseja se profissionalizar no canto.

Em primeiro lugar, sua respiração precisa estar baseada no diafragma, que é uma membrana que separa o tórax do abdômen. A partir daí, você precisa controlar o fluxo e a quantidade de ar que vai direcionar à sua voz. A seguir, confira alguns exercícios para isso:

3. Aquecimento vocal

O aquecimento vocal prepara a voz para que ela esteja em sua melhor forma na hora de cantar. Além disso, ele também conta com exercícios para proteger a voz de um uso inadequado e que possa causar algum ferimento.

Há um número bem grande de exercícios para aquecer a voz, como ficar “mastigando” a letra “m” ou vibrando a língua com a letra “r”. O vídeo abaixo traz alguns exercícios para um aquecimento de responsa!

4. Exercícios de afinação

O primeiro passo para trabalhar bem a afinação é conhecer sua extensão vocal e em qual região sua voz fica mais confortável. A partir daí, há um longo caminho até que você possa enfeitar seu canto com ornamentos e demonstrar sua precisão nas notas e domínio técnico.

Para trilhar esse caminho, é indispensável que, além de soltar a voz, você também seja capaz de ouvir! A videoaula a seguir trata justamente sobre isso e ainda traz alguns exercícios para trabalhar a afinação.

5. Exercícios de dicção

Bons cantores não podem deixar de articular bem as palavras para que cada sílaba e som seja perfeitamente audível e compreensível. Por isso, é importante treinar a dicção com exercícios de trava-língua, por exemplo, ou falando muito devagar e abrindo bem a boca, prolongando as vogais.

Assista à videoaula abaixo para aprender exercícios de dicção e garantir que não irá falhar nesse fundamento do canto:

6. Desaquecimento vocal

Tão importante quanto o aquecimento vocal é o desaquecimento ao fim do seu treinamento ou após fazer uso da voz em apresentações. Dessa forma, você reorganiza seu corpo para voltar às configurações da voz falada e evita um desgaste desnecessário da musculatura usada para o canto.

A instrutora Natália Sandim apresenta exercícios de desaquecimento e dá algumas dicas valiosas de como preservar a voz após um uso excessivo:

7. O que fazer para cuidar da voz?

Para além dos exercícios, há uma série de cuidados com a voz que precisam se tornar verdadeiros hábitos para quem quer cantar profissionalmente. Afinal, nesse caso, a voz se torna seu instrumento de trabalho, e é bom garantir que ela esteja sempre em suas melhores condições para evitar danos.

Assim, uma das principais preocupações que você deve ter é a de manter a garganta sempre bem hidratada. Ademais, de um modo geral, adotar hábitos saudáveis na vida só trará benefícios à sua voz. Confira essas e outras dicas sobre o assunto:

8. O que não fazer para cuidar da voz?

Existem alguns hábitos e alimentos que podem danificar sua voz de forma irreversível! Você não vai querer isso para o seu instrumento de trabalho, não é? Portanto, por mais custoso que isso seja para muita gente, é preciso abandonar hábitos nocivos e evitar substâncias que provoquem danos!

Álcool, café e cigarros são só alguns dos mais conhecidos inimigos da voz. Confira, a seguir, outras dicas do que não fazer se quiser manter sua voz saudável:

Agora você já conhece uma porção de bons exercícios vocais para melhorar a voz! E, sempre que estiver em busca de material desse tipo, lembre-se de conferir a fonte da informação, preferindo a orientação de profissionais da área! Afinal, há muita informação pouco confiável e mitos sobre cuidados com a voz que vivem circulando por aí.

Por fim, para aprender diretamente com profissionais e seguindo uma metodologia adequada, conheça o curso de canto do Cifra Club Academy! Com a nossa plataforma de ensino, você aprende sem sair de casa por um preço acessível!

Curso de canto do Cifra Club Academy
Foto de Roger Dorl

Roger Dorl

Artista formado em Teatro, especialista em Língua e Literatura Brasileira. Professor, escritor e produtor cultural. Toca violão e teclado, é cantor, compositor e arranjador. Escreve para o Cifra Club desde dezembro de 2021.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK