Notificações Amigos pendentes

      Cifra Club News

      Fim de uma era: inventores anunciam aposentadoria do formato MP3

      16 de maio de 2017 17:38 Por Gustavo Morais

      Formato está aposentado

      Ao longo dos últimos 24 anos, os amantes da música conviveram com o formato MP3. Amado por uns e desprezado por tantos outros, o formato MP3 movimentou a indústria com bastante intensidade e é o responsável por popularizar a música no formato digital durante os anos 1990 e 2000.

      Porém, depois de quase duas décadas e meia movimentando nossos tocadores de música, o formato mp3 vai ser aposentado. Na última sexta-feira (12), o Fraunhofer Institute, instituto criador do formato, anunciou que encerrou o programa de licenciamento do formato. O motivo: a expiração das últimas patentes.

      De acordo com a Fraunhofer, atualmente a maioria dos serviços de mídia, como streaming e transmissões de TV e rádio, já usa outros formatos, como o AAC ou, no futuro, o MPEG-H.”. “Eles conseguem oferecer mais recursos e uma maior qualidade de áudio mesmo em taxas de transmissões de dados menores em comparação com o MP3″, pontua o diretor de marketing, áudio e tecnologias de mídia do Fraunhofer, Matthias Rose, em comunicado.

      De acordo com o G1, “aposentadoria do MP3 não significa que os arquivos existentes no formato deixarão de funcionar. Teoricamente, mais produtos, serviços e ferramentas poderiam surgir agora, já que não é mais necessário pagar pelas licenças”.