Cifra Club

Relembre os melhores clipes dos anos 2000

Neste artigo, vamos resgatar suas memórias com os melhores clipes dos anos 2000, para você matar a saudade daquela época incrível!

Se você nasceu na década de 1980 ou 1990, certamente tem clipes dos anos 2000 especiais guardados na memória. Pode ser por causa das bandas, das músicas ou mesmo da estética dos vídeos.

Dave Grohl no clipe de Long Road To Ruin caracterizado com bigode e peruca dirigindo carro
Cena do icônico e saudoso clipe de Long Road To Ruin, dos Foo Fighters (Foto: Reprodução)

Nessa época, a MTV ainda era a principal plataforma de divulgação de artistas. Por isso, ter um bom clipe era fundamental!

Portanto, seja pela nostalgia de rever os clipes dos anos 2000, seja por assistir algo histórico pela primeira vez, vale você conferir a nossa seleção!

Os 10 melhores clipes dos anos 2000

Para fazer essa seleção, escolhemos um clipe de cada ano da década. Ou seja, elegemos os 10 melhores vídeos entre 2000 e 2009. Entre os critérios de avaliação estão desde a qualidade e ineditismo do clipe até o sucesso que a música fez. Temos desde pop até rock dos anos 2000. Com isso explicado, bora conferir a lista:

1. Californication — Red Hot Chili Peppers (2000)

No clipe de Califonication, vemos os integrantes do Red Hot sendo transformados em personagens de um jogo estilo GTA. Tem andanças pela cidade, esportes radicais e até um passeio nas costas de uma libélula. Hoje, as imagens podem até parecer meio toscas, mas na época de seu lançamento foi um verdadeiro frenesi!

De fato, o clipe continua relevante até hoje. Para se ter uma ideia, no canal do YouTube da banda, esse vídeo já foi visto quase um bilhão de vezes. Vale assistir!

2. O Que Sobrou do Céu — O Rappa (2001)

Persistindo na ideia de fazer de cada clipe um curta-metragem sobre a realidade brasileira, O Rappa lançou O Que Sobrou do Céu.

O clipe da música conta a história de um morador de uma comunidade que é obrigado a usar sua casa como cativeiro para o refém de um sequestro. Definitivamente, é uma obra de arte!

3. Fell In Love With a Girl — The White Stripes (2002)

Que o duo The White Stripes sempre gostou de inovar nos seus clipes não é nenhuma novidade. Mas em Fell In Love With a Girl eles se superaram. Quando o vídeo foi lançado, todo mundo ficou de boca aberta com o stop motion feito de peças de Lego. Isso mesmo!

É possível sentir toda atmosfera caótica do som da banda no clipe, cheio de cores e ângulos inusitados. Se você quer ser surpreendido, é com esse mesmo!

4. Hey Ya! — Outkast (2003)

Com uma estética sessentista, o clipe de Hey Ya!, do Outkast, estourou em 2003. O vídeo começa com uma conversa num camarim de TV antes da banda entrar no ar.

Em seguida, temos a apresentação, com direito a fãs desmaiando, gritaria e muito swing, com um refrão que gruda na cabeça logo na primeira audição. Quem nunca viu, tem que ver!

5. Toxic — Britney Spears (2004)

Sensual, provocante e cheia de malícia. É assim que Britney Spears se apresenta no clipe de Toxic. Nesse vídeo, a cantora encarna uma mistura de ladra e assassina, que rouba dispositivos de segurança, invade salas secretas e mata por dinheiro.

Tudo isso envolvido numa estética única, que só os anos 2000 poderiam proporcionar. Vale cada segundo de clipe.

6. Boulevard of Broken Dreams — Green Day (2005)

Com o clipe de Boulevard Of Broken Dreams, o Green Day ficou por 12 semanas no pódio do Disk MTV, programa em que as pessoas ligavam para pedir seu vídeo favorito. O clipe mostra a banda andando por uma avenida num cenário de destruição enquanto canta sobre os sonhos despedaçados.

Essas cenas vão se intercalando com outras da banda tocando num lugar abandonado, com clima pesado e melancólico ao mesmo tempo. É importante lembrar que essa música faz parte do álbum American Idiot, que critica o estilo de vida dos estadunidenses. Sem dúvida, é uma obra com muitas camadas para serem descobertas!

7. Dani California — Red Hot Chili Peppers (2006)

O Red Hot merece entrar mais uma vez nesta lista de clipes dos anos 2000. Em Dani California, temos a banda se vestindo como vários outros grupos de rock durante o vídeo.

As referências vão de Elvis até Nirvana, passando por David Bowie, Buddy Holly e Misfits. O clipe vale tanto pelo visual quanto pela música, que é excelente!

8. Long Road To Ruin — Foo Fighters (2007)

No melhor clima de novela mexicana, o clipe de Long Road to Ruin foi lançado em 2007. Contando a história de uma desilusão amorosa, podemos ver todos os integrantes do Foo Fighters com perucas, bigodes e roupas cafonas, o que ajuda bastante a ambientar a história.

Outro ponto alto do clipe são as atuações canastronas, que tem tudo a ver com a história contada. Se quiser curtir uma boa música e ainda se divertir com um vídeo, esse clipe é o ideal para você!

9. Na Sua Estante — Pitty (2008)

Em Na Sua Estante, temos a história de um robô apaixonado e toda sua saga atrás do amor. Além disso, o vídeo também vale pela estética, que consegue dar conta de passar a atmosfera de desilusão e desespero do pobre homem de lata.

A música foi um sucesso enorme e, pelo número de visualizações, o clipe também!

10. Bad Romance — Lady Gaga (2009)

Considerado por muitos o melhor clipe da Lady Gaga, Bad Romance encerrou a década com tudo que um clipe clássico deve ter: boa coreografia, música pulsante e uma estrela pronta para conquistar o mundo.

E foi exatamente isso que aconteceu. É difícil descrever o clipe, mas, em resumo, são várias coreografias intercaladas em cenários diferentes, cada um com um figurino mais inusitado que o outro. Só assistindo para entender!

Agora que você conferiu clipes marcantes dos anos 2000, compartilhe este artigo com seus amigos e divida com eles a nostalgia de reviver essa época fantástica!

Foto de Guilherme Ferragut

Guilherme Ferragut

Jornalista, com mestrado em Divulgação Cultural e Científica pela Unicamp. Tem na música a grande paixão, por isso coleciona discos de vinil e está sempre aberto a novas experiências sonoras. Toca guitarra, baixo e violão. Escreve para o Cifra Club desde março de 2022.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK