Notificações Amigos pendentes

      Cifra Club News

      Conheça a luthieria brasileira que fabrica instrumentos sustentáveis

      14 de julho de 2017 14:34 Por Gustavo Morais

      Vivemos num tempo em que, felizmente, as preocupações com questões ecológicas e cuidados com o meio ambiente estão cada vez mais conquistando a atenção das pessoas. Como não poderia ser diferente, a sustentabilidade é um assunto cada vez mais presente no universo musical, sobretudo no que diz respeito à construção de instrumentos. Em vários lugares do mundo, por exemplo, há profissionais reciclando, reaproveitando e até mudando a matéria-prima usada para fabricar guitarras. Para o bem do planeta, o modus operandi sustentável chegou ao Brasil, graças à luthieria Eco Guitar.

      Escalas Diversas (Foto: Pedro Machado)

      Fundada na cidade de São Paulo, em 2014, a Eco Guitar tem o objetivo de construir instrumentos musicais usando madeiras brasileiras, de forma sustentável e artesanal. Por mais que soe rudimentar aos ouvidos de alguns, a luthieria preza pela qualidade, beleza e singularidade de seus instrumentos. Segundo Pedro Machado, CEO da fabricante, ao longo dos últimos três anos, a empresa opta por usar “matéria prima de baixo impacto ambiental, utilizando peças de demolição e madeira de reflorestamento”.

      Fundo de uma guitar feito com Araucária (Foto: Pedro Machado)

      Parte frontam de uma guitarra feito com Freijó (Foto: Pedro Machado)

      Ainda de acordo com Machado, “o diferencial da Eco perpassa todas as etapas da produção: a escolha das tábuas, o tratamento dado às peças, a instalação elétrica, a pintura, o acabamento e a regulagem. O resultado é realmente único, tanto no timbre, quanto na estética do instrumento”, afirma.

      A parte de ferragens é quase toda importada, exceto os tensores, que são desenvolvidos pela Braço Forte Tensores, empresa do interior de São Paulo (SP). Os captadores e circuitos podem ser feitos na própria Eco, que tem uma parceria com a Malagoli, fabricante responsável por todos os captadores em SP. Dê o play e assista ao vídeo de apresentação da Eco Guitar:

      Ao longo dos últimos três anos, a Eco já fez diversos modelos com variados tipos de madeira, como uma Telecaster, de Pinho; uma SG, de Mogno; uma Stratocaster, de Ipê; e uma Jazzmaster, com Peroba de demolição. Confira algumas fotos desses instrumentos abaixo:

      Telecaster feita de Pinho (Foto: Pedro Machado)

      Jazzmaster feita com madeira de demolição (Foto: Pedro Machado)

      Guitarras feitas com madeira de demolição (Foto: Pedro Machado)

      A obra-prima da fabricante, no entanto, é uma versão da icônica guitarra de Brian May, do Queen: a Red Special. Na construção dessa guitarra tão especial para o rock, Machado usou Freijó de Reflorestamento, no corpo; Imbuia de demolição, no braço; e Jacarandá da Bahia de demolição, na escala. Veja fotos do instrumento.

      Red Special, a icônica guitarra de Brian May

      Red Special feita com Freijó de Reflorestamento

      Headstock da Red Special

      Para ter um instrumento da Eco Guitar em mãos, o músico precisa ficar atento aos canais de comunicação da luthieria. “Estou sempre construindo. Quando tem algo em estoque, publico no site ou no Facebook, mas a ideia é trabalhar cada vez mais com instrumentos personalizados, sob encomenda”, comenta Machado. Os preços variam entre R$1500 e R$ 2200, dependendo das peças e do tipo de acabamento utilizados.

      Veja mais fotos de instrumentos criados pela Eco Guitar:

      SG Canela

      SG feita em Mogno

      SG feita em Cedro

      A Eco também faz serviços de regulagem, limpeza e restauração da parte elétrica de guitarras e baixos; constrói e envenena captadores; além de desenvolver preamps e pedais onboard personalizados.

      Se você gostou da proposta e quer ter algum serviço Eco Guitar, basta enviar um e-mail para contato@ecoguitar.com.br, ou entrar em contato pelo telefone (11) 9 7694 7027. A sede da luthieria fica na Rua Gumercindo Fleury, nº 91, Vila Madalena – São Paulo.