Notificações Amigos pendentes

      Cifra Club News

      Fãs de Anitta usam estratégia de divulgação semelhante a estelionato

      14 de julho de 2017 16:47 Por Damy Coelho

      Que Anitta está começando a fazer seu nome internacionalmente, isso já não é novidade. Além de colar com grandes produtores e de gravar com Iggy Azalea e Diplo (Major Lazer), a carioca lançou seu primeiro single voltado para o mercado internacional, Paradinha.

      A música já atingiu quase 80 milhões de visualizações no YouTube e entrou para a lista da Billboard de músicas que estão bombando nas redes sociais, o Social 50. Na lista, Anitta aparece ao lado de vários nomes internacionais:

      Claro que a maior parte dessa fama é espontânea, mas alguns fãs da cantora confessaram usar de uma “estratégia” para alavancar a divulgação da cantora lá fora. A prática foi tema de uma matéria divulgada nesta sexta (14), pelo G1.

      “Ensinamos em tutoriais a mudar e camuflar o IP para que cada visualização e play na música seja contabilizado com o IP dos EUA”, disse Lucas Porto, estudante de administração e fundador do site Central Anitta.

      Com o IP dos Estados Unidos, os fãs acessam em looping Paradinha no YouTube e Spotify para, assim, tentar emplacar Anitta no ranking da Billboard.

      “Quanto mais a música conseguir destaque nessas plataformas, mais as pessoas terão facilidade para conhecer o trabalho da Anitta”, explica Lucas.

      Mas uma advogada procurada pelo G1 revela que a prática, apesar de parecer uma estratégia inocente de apoio dos fãs, pode configurar um crime.

      “Esses fãs estão obtendo para a Anitta uma vantagem, induzindo outras pessoas ao erro. É uma situação bem semelhante ao que acontece com a compra de seguidores ou likes nas redes sociais. Quem faz esse tipo de operação pode, em tese, estar cometendo o crime de estelionato”, explica a advogada Gisele Truzzi.

      A diferença para o estelionato, aqui, é que os fãs não estão tentando obter vantagem em vistas de prejudicar alguém.

      O que será que a cantora pensa disso?

      LEIA TAMBÉM:

      A melhor paródia de ‘Paradinha’ é a de uma senhora de 70 anos

      Pabllo Vittar e Anitta na mira da mídia internacional com ‘Sua Cara’


      Parabéns, Anitta! Veja 8 momentos lacradores da cantora