Notificações Amigos pendentes

      Cifra Club News

      17 acontecimentos musicais que marcaram 2017!

      20 de dezembro de 2017 14:09 Por Damy Coelho

       

      Você ficou com a sensação de que couberam vários anos em 2017? Não é só você que pensa assim: este ano foi marcante em vários sentidos, sobretudo o musical – que é o que nos interessa aqui!

      Por isso, fizemos uma breve #retrospectiva dos acontecimentos que marcaram o mundo da música neste ano. É pra relembrar e já aquecer os motores para 2018!

      Bora lá?

       

      1. Despacito e ascensão do reggaeton pelo mundo

      Despacito fez tanto sucesso, mas TANTO SUCESSO, que além de ter sido o único videoclipe a atingir 4 milhões de views na história do Youtube, ainda ajudou a espalhar a febre de reggaeton pelo mundo. E tudo indica que o reggaeton veio pra ficar: várias das músicas cotadas para serem hits brasileiros em 2018 têm o gênero como base, variando apenas a batida: raggaefunk, reggaenejo e por aí vai…

      2. Anitta, rainha do Brasil!

      Do Show das Poderosas para o mundo! Muita gente que torcia o nariz para a Anitta passou a reconhecer o lado visionário da cantora, que meteu a cara sozinha no mercado fonográfico internacional, sem ajuda de nenhum empresário – e ela conseguiu! Anitta, que saiu do subúrbio carioca e cantou até no Jimmy Fallon, emplacou Downtown (com J Balvin) no Spotify mundial e, recentemente, celebrou suas origens no clipe de Vai, Malandra.

      Amamos!

      3. Pabllo Vittar e as drag queens são as novas divas do pop

      A mistura musical de Pabllo Vittar, além de contagiante, trouxe uma importante mensagem sobre respeito à diversidade. O sucesso da cantora trouxe mais visibilidade para a causa LGBT e para as cantoras drag queens que há muito tentam um lugar ao sol (saiba aqui quem são elas).

      4. O hip hop brasileiro representou muito!

      Dificilmente vimos um movimento tão forte do hip hop brasileiro no mainstream. Artistas como 1Kilo, Hakaiss ou Hungria Hip Hop saíram do meio independente direto para as primeiras posições do Letras, para as rádios e para os vídeos mais acessados do YouTube. A mistura de ostentação com músicas românticas ajudou nessa populariade, e levou esses artistas a virarem até trilha sonora de novela.

      É muita moral!

      5. Músicas que refletem sobre a vida ganharam o nosso TOP

      Não tem como não se emocionar com hits como Trem Bala (Ana Vilela) e Era Uma Vez (Kell Smith). As duas músicas falam sobre como a nossa vida é breve e como devemos aproveitar cada fase dela, sempre valorizando as pessoas que a gente ama.

      Uma mensagem musical necessária, né?

      6. Volta do Rouge!

      Como não amar 2017, este ano que trouxe de volta o Rouge?? As meninas voltaram com a formação completa e já anunciando shows, para a alegria dos fãs.

      Toda essa volta gerou uma curiosidade que pipocava nas nossas cabeças desde os anos 2000: afinal, o que diabos quer dizer a letra de Ragatanga??

      7. O bolo de Lady Gaga no RiR

      Os fãs de Lady Gaga ficaram a ver navios (ou o Maroon 5) quando a cantora anunciou que não poderia vir ao Brasil. Mas a gente se deleitou com os memes que rolaram…

      8. Shows internacionais TOP

      Muitos shows gringos rolaram neste ano, para a nossa felicidade! Teve a Dua Lipa sendo recebida com alovoroço no aeroporto antes de abrir para o Coldplay, teve U2, Fifth Harmony, Paul McCartney, Aerosmith, Bruno Mars, John Mayer… foi preciso quebrar o cofrinho e dar uma limpa na conta pra ver tanta coisa boa…

      Prepare-se, porque 2018 também promete!

      9. Marília Mendonça celebrou a própria sofrência

      A internet quis dar um abraço em Marília Mendonça depois que a cantora assumiu o término de seu noivado – e postou letras de música como indiretas pro crush, bem gente como a gente.

      Enquanto alguns fãs torceram por um novo álbum de sofrência embalado pela própria sofrência da cantora (coitada!), Marília Mendonça resolveu tirar sarro das notícias sobre ela de uma maneira bem irreverente e escrachada – ou seja, bem Marília Mendonça mesmo. <3

      10. Gretchen é a nossa diva internacional!

      Os gringos caíram de amor pela ONLY AND ONE  rainha do rebolado. Tanto que os gifs maravilhosos da cantora se espalharam e chegaram até Katy Perry. A cantora não resistiu ao charme de Gretchen e a convidou para ser a estrela do lyric video de Swish Swish. Katy teve apenas um critério a passar para Gretchen: “seja você mesma, que todo mundo vai adorar”.

      Sim ou claro?

      11. Atentado no show de Ariana Grande

      Nem de boas notícias foram feitos 2017 – e nós sabemos bem. O atentado ao show de Ariana Grande em Manchester foi uma das coisas mais tristes que aconteceu neste ano, com crianças e adolescentes mortos vítimas do terrorismo. Para homenagear esses fãs e a cidade que tanto sofreu, Ariana Grande fez um emocionante show beneficente em Manchester, com convidados mais que especiais. Foi uma forma de transformar a tristeza em força e superação através da música.

      12. Grandes ídolos se foram

      Infelizmente, perdemos grandes ídolos da música neste ano. Mortes como as de Chris Cornell (Soundgarden/Audioslave), Chester Bennington (Linkin Park), do rapper Lil Peep e do astro de k-pop Jonghyun chamaram a atenção para a importância de falarmos abertamente sobre a depressão e o vício em drogas.

      13. Jelena is back!

      Nem os fãs acreditaram quando começaram a pipocar os primeiros boatos de que Selena Gomez e Justin Bieber estariam protagonizando um revival. Afinal, com Selena namorando o The Weeknd e Bieber pegando geral, muita gente apostou que o romance, que começou em 2011, tinha chegado ao fim de vez. Mas o mundo tá aí pra provar que dá voltas – e Jelena virou o casal-ioiô mais imbatível do mundo da música.

      14. As feminejas continuaram lacrando

      A mulherada ficou “Loka” como nunca – a música de Simone e Simara com Anitta foi uma das mais ouvidas no início do ano. Para além do sucesso das músicas, o brasileiro ainda ficou vidrado nos bafões protagonizados pelas divas: tipo a própria Simone, que deu um soco em um homem que tentou agarrar a Simaria no palco.
      Ou Maiara e Maraisa, que mandaram um recado em forma de música a José Mayer, após as denúncias de assédio.

      #girlpower!

      15. Alok ganhou o mundo!

      Não houve quem não assobiasse ao som de Hear Me Now (ou que pelo menos tentasse). Literalmente: a música ficou durante semanas entre as 50 mais tocadas do mundo no Spotify – tornando Alok o primeiro brasileiro a atingir a marca de 10 milhões de plays na plataforma.

      16. Pop fértil

      Enquanto Beyoncé dava a luz aos gêmeos mais esperados do mundo, por aqui, a nossa Veveta anunciou a gravidez de dois bebês. Foi o ano dos gêmeos!

      17. É oficial: agora é a vez do funk!

       

      Se até 2016 era o sertanejo que dominava geral, em 2017 o funk mostrou que veio pra ficar! Dos vários (vários mesmo) MCs e hits de funk que bombaram neste ano, destacamos o Kevinho (que conquistou até a Madonna), e o MC Fioti – o criador de Bum bum tam tam misturou a flauta envolvente de Sebastian Bach com o batidão e se consagrou com o vídeo brasileiro mais visto em todo o mundo no YouTube – até o fechamento desta #retrô, foram quase 500 milhões de views no clipe (e contando!). Tanto sucesso despertou o interesse de J Balvin e do rapper norte-americano Future, que regravaram a música em versão internacional.

      E você, curtiu mais qual desses fenômenos de 2017?