Cifra Club

Sucesso de Pabllo Vittar vira tema de TCC na Paraíba

O sucesso da cantora Pabllo Vittar nas plataformas de streaming virou tema de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) em uma faculdade particular de Cabedelo, na Grande João Pessoa. O autor da pesquisa é o paraibano Gabriel Diniz, de 22 anos, que acaba de se formar em Publicidade e Propaganda. No trabalho, Diniz explica como o alcance do material da artista aumentou com as ferramentas disponíveis no YouTube e no Spotify.

Em conversa com o G1, Diniz comentou sobre a metodologia usada na pesquisa. Para desenvolver o trabalho, o então estudante levantou o histórico do material publicado por Vittar nas duas plataformas e analisou a evolução da audiência da artista no YouTube, sobretudo por causa das listas de recomendação e relacionados, e no Spotify, por causa das playlists.

O Youtube possui um algoritmo que coloca os videoclipes dela ao lado de vídeos da Anitta e Ludmilla, por exemplo. Então você termina de ver um desses clipes e ele te coloca automaticamente dentro de algum da Pabllo por meio da reprodução automática. No Spotify, existem grandes playlists com milhões de seguidores e colocar suas músicas nelas é garantia que elas terão uma subida

Segundo Gabriel Diniz, o tema da pesquisa foi escolhido porque Pabllo Vittar é uma artista em ascensão e que a todo instante torna explícito seu lado ativista em favor da comunidade LGBTDiniz também revelou que o TCC será enviado para as mãos de Vittar , pois ambos possuem um estreito laço de amizade.

 

Foto de Gustavo Morais

Gustavo Morais

Jornalista, com especialização em Produção e Crítica Cultural. Pesquisador independente de música, colecionador de discos de vinil e mídias físicas. Toca guitarra, violão, baixo e teclado. Trabalha no Cifra Club desde novembro de 2006.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK