Cifra Club

Historiador diz que Anitta é a decadência cultural do Brasil

Novo hit de Anitta, a música Vai Malandra não é unanimidade entre os brasileiros. O historiador Marco Antonio Villa, que também é comentarista da rádio Jovem Pan, não economizou nas críticas ao falar sobre o novo single da pop star carioca.

Na última terça-feira (9), durante o Jornal da Manhã, Villa afirmou que a música, o clipe e a tudo que envolve Anitta é um crime contra a cultura brasileira. Segundo o historiador, a letra de Vai Malandra “dá nojo”.

Nós vivemos uma decadência cultural. É inquestionável, inegável. A ignorância se transformou em política oficial. Quanto mais medíocre melhor. Eu pego como exemplo essa moça. Anitta é o melhor exemplo da decadência cultural do Brasil. A música ‘Vai Malandra’ e o vídeo são umas das coisas mais reacionárias que eu vi na minha vida. A desqualificação da mulher é um absurdo. Não vou chamar de versos na letra, que seria exagero.

Ao comentar sobre o clipe, o historiador detonou todos os aspectos que a maioria das pessoas enaltecem.

Observe que há toda uma mercantilização do corpo da mulher e uma idealização da favela, que é favela mesmo, não é comunidade. É favela. Nós não podemos pelo nome transmudar, através de uma palavra, uma vergonha nacional, que é a existência das favelas. As pessoas não podem morar naquelas condições de vida terríveis, naquele espaço marcado pelo crime, não pode. As pessoas têm que morar em condições adequadas. Morar ali é impossível, e não há meio de reformá-las. O vídeo dá nojo, dá asco. Chamaram isso do ‘novo hino nacional brasileiro.

Dê o play e confira o comentário, na íntegra:

Você concorda com a argumentação de Marco Antonio Villa, amigo leitor? Que tal usar os comentários da notícia e deixar sua opinião?

Foto de Gustavo Morais

Gustavo Morais

Jornalista, com especialização em Produção e Crítica Cultural. Pesquisador independente de música, colecionador de discos de vinil e mídias físicas. Toca guitarra, violão, baixo e teclado. Trabalha no Cifra Club desde novembro de 2006.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK