Cifra Club

5 clipes para mergulhar na carreira do Tiago Iorc!

Tiago Iorc é do primeiro escalão da música brasileira popular (Foto: Divulgação)

Brasiliense de berço, mas gaúcho de alma, o músico Tiago Iorc está na estrada desde 2003. De lá para cá, a carreira de Iorc passou por várias e interessantes mudanças.

Dos primeiros discos gravados em inglês ao diálogo com ícones da música brasileira popular, o artista percorreu um longo caminho e, merecidamente, vem se firmando entre os grandes nomes da cena musical brasileira atual. Por isso, nada mais justo do que listarmos 5 clipes para você mergulhar, de uma vez por todas, na carreira de um cara que veio para ficar e fazer história.

1. Estreia de luxo

Sem temer comparações com John Mayer, Tiago chegou chegou chegando com seu disco de estreia, Let Yourself In, de 2008. Com pegada acústica e bastante elementos de folk, pop, inglês perfeito e um violão 100% bem tocado, o cara fez um barulho danado com Nothing About A Song.

2. Sem profanar clássicos!

Fazer versões sempre é algo complexo, sobretudo quando a música versionada é uma obra canônica. Na condição de uma das canções mais simpáticas do século XX, My Girl também é um ícone da música negra americana. Felizmente, Iorc soube como reconstruir a canção e não cometeu deturpações de características.

3. Caindo na boca do povo!

Se antes a obra de Tiago Iorc circulava entre um grupo relativamente restrito, sobretudo na internet, a música Amei Te Ver ajudou o cara a virar jogo! A aceitação da faixa foi tanta, mais tanta, que ela passou a fazer parte do repertório de artistas dos mais variados segmentos musicais. Consequentemente, o som do Tiago chegou no público que não era, necessariamente, antenado no trabalho dele.

4. Nos braços da galera!

O show é o batismo de fogo de um artista! No palco, os demônios são exorcizados e as esperanças são restauradas. Redenção! Diante das plateias, Tiago sempre se comportou muito bem e nunca deixou a peteca cair. Na simplicidade do formato voz/violão, ele mostra que nem sempre a ótima performance artística precisa de luzes, bombas, raio lasers, discos voadores ou qualquer coisa que o valha.

5. Com a benção do mestre!

Nada melhor do que um guru da MPB para abençoar o trabalho de um artista, não é mesmo? E quem melhor do que Milton Nascimento, um dos melhores intérpretes e compositores brasileiros, para carimbar uma entrada no time dos melhores? Com menos de 10 anos de estrada, Iorc conseguiu o aval que alguns veteranos jamais conseguirão. Ponto pra ele!

Tiago Iorc não faz parte do grupo de artistas que estão nas pardas de sucesso a passeio. Com suas canções bem arquitetadas e letras feitas sob medida, ele cumpre bem o papel de fazer a conexão entre música e alma. Em razão dos passos firmes e conscientes que comete em sua carreira, Tiago certamente está cada vez mais fincando sua obra no terreno da relevância.

Foto de Gustavo Morais

Gustavo Morais

Jornalista, com especialização em Produção e Crítica Cultural. Pesquisador independente de música, colecionador de discos de vinil e mídias físicas. Toca guitarra, violão, baixo e teclado. Trabalha no Cifra Club desde novembro de 2006.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK