Cifra Club

Alemães criam roupa que permite aos surdos sentirem a música

A roupa inteligente é criação alemã (Foto/Divulgação)

A música é uma linguagem universal que, por questões biológicas, nem todos conseguem ouvir. Porém, graças a uma invenção tecnológica alemã, todos poderão sentir! A responsabilidade pelo maravilhoso milagre é da The Sound Shirt, uma roupa tecnológica que reproduz música clássica para pessoas com deficiência auditiva.

Design lembra roupa de super-herói (Foto/Divulgação)

Integralmente inovadora, a invenção é fruto de uma parceria entre a agência alemã Jung von Matt e a Orquestra Sinfônica de Hamburgo. O objetivo é aumentar o público de surdos em apresentações de música.

Como a mágica acontece?

No quesito aparência, a The Sound Shirt lembra uma roupa futurista. É como se fosse uma jaqueta de um X-Men! No entanto, ela não emite nenhuma radiação e nem tem poderes sobrenaturais.

Jaqueta é composta por sensores (Foto/Divulgação)

A roupa funciona a partir da emissão de sons de oito instrumentos diferentes, captados pelos microfones no palco. Um software traduz o som em dados, que são enviados via wireless para a roupa. A partir disso, 16 microatuadores incorporados no tecido passam a vibrar conforme a intensidade da música, o que resulta em um concerto em tempo real para as pessoas surdas.

Esquema de funcionamento da The Sound Shirt (Foto/Divulgação)

Seguindo a orientação de suas vibrações, as notas são sentidas em determinada parte do corpo. As mais graves, tocam a região do tronco. Por suas vezes, as mais agudas são percebidas região do pescoço e clavícula. Dê o play e confira a emoção da experiência.

Foto de Gustavo Morais

Gustavo Morais

Jornalista, com especialização em Produção e Crítica Cultural. Pesquisador independente de música, colecionador de discos de vinil e mídias físicas. Toca guitarra, violão, baixo e teclado. Trabalha no Cifra Club desde novembro de 2006.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK