Cifra Club

Taylor Swift se livra de processo por suposto plágio em Shake It Off

Taylor Swift ‘tirou de letra’ o processo (Reprodução/Instagram)

Um juiz americano descartou, nesta semana, uma ação de violação de direitos autorais que acusava a cantora Taylor Swift de plagiar a letra da música Shake It Off, lançada em 2014. Os responsáveis pela acusação foram os compositores Sean Hall e Nathan Butler, que disseram que o hit de Taylor se baseou na frase “players, they gonna play, and haters, they gonna hate”, parte da canção Playas Gon Play, de 2001.

Em seu refrão, a letra de Shake It Off apresenta os versos:

the players gonna play, play, play, play, play, and the haters gonna hate, hate, hate, hate, hate

Segundo o G1, o juiz Michael Fitzgerald decidiu que as frases escritas por Hall e Nathan Butler não são originais o suficiente para merecerem uma proteção de direitos autorais.

Para que frases assim curtas sejam protegidas pela Lei de Direitos Autorais, elas precisam ser mais criativas do que a letra em questão aqui. […] frases com os termos ‘players’ e ‘haters’ já existiam na cultura pop antes de 2001

Lançada no disco 1989, a música Shake It Off conquistou o primeiro lugar da parada pop. Não há dúvidas de que a canção simbolizou a transição de Taylor da música country para o pop.

Foto de Gustavo Morais

Gustavo Morais

Jornalista, com especialização em Produção e Crítica Cultural. Pesquisador independente de música, colecionador de discos de vinil e mídias físicas. Toca guitarra, violão, baixo e teclado. Trabalha no Cifra Club desde novembro de 2006.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK