Cifra Club

Justiça do Egito condena três cantoras por conteúdos “imorais”

A justiça egípcia condenou, nesta semana, duas cantoras por produzirem conteúdos audiovisuais considerados imorais. Entre as condenadas está Sherine Abdel-Wahab, uma das artistas mais famosas do país.

A cantora Laila Amer recebeu uma pena de dois anos de prisão. De acordo com Tribunal de Pequenas Causas de Gizé, a sentença foi aplicada porque Amer lançou um clipe que “incita a libertinagem e a imoralidade”. Em cena, a artista realiza uma performance de dança do ventre no papel de uma dona de casa que se queixa da família do marido.

Confira o vídeo que levou Laila Amer para a prisão:

Segundo o promotor responsável pelo processo, Ahmed Mahran, o videoclipe é um “desastre moral” e representa um “enorme risco” ao Egito. Amer também foi expulsa entidade que representa os interesses dos cantores egípcios. A cantora agora aguarda na prisão o resultado de sua apelação.

Por sua vez, a pop star Sherine Abdel-Wahab foi condenada a seis meses de cadeia após sugerir que a água do Nilo é poluída. Além da prisão, a artista foi multada em US$560 por se recusar, em um vídeo, a cantar uma canção sobre beber a água do rio. Em tom de ironia, Sherine afirma que “é melhor comprar uma garrafa d’água”, declaração esta que foi vista como atitude ofensiva pelo governo.

Comentários de Sherine Abdel-Wahab foram reprovados pela lei do Egito (Imagem: Divulgação)

Em janeiro de 2018, a cantora Shyma foi condenada a dois anos de prisão. A sentença foi aplicada por causa da performance da artista no clipe da música I Have Issues. Em cena, conforme mostra o vídeo abaixo, além de aparecer dançando apenas de roupa íntima, ela come frutas de uma forma que sugere práticas sexuais.

Foto de Gustavo Morais

Gustavo Morais

Jornalista, com especialização em Produção e Crítica Cultural. Pesquisador independente de música, colecionador de discos de vinil e mídias físicas. Toca guitarra, violão, baixo e teclado. Trabalha no Cifra Club desde novembro de 2006.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK