Cifra Club

5 anos sem Chorão; aprenda a tocar músicas do “marginal alado” do rock

A última formação do Charlie Brown Jr. (Foto/Divulgação)

A música brasileira amanheceu em luto profundo no dia 6 de março de 2013. Há exatos cinco anos, o rock nacional perdia o talento de Alexandre Magno Abrão, o popular Chorão, vocalista da Charlie Brown Jr. e um dos últimos guardiões do quesito “atitude”, fundamento necessário à construção da personalidade roqueira. O músico foi vítima de uma overdose de cocaína.

Chorão foi o vocalista e principal letrista do Charlie Brown Jr., banda que formou em 1992, em Santos, no litoral paulista. Outra paixão declarada do músico era o skate, tendo participado de diversos campeonatos e sido vice-campeão paulista.

Chorão sabia como conduzir a plateia (Foto/Internet)

Desde que despontou na mídia, a banda deu uma sacudida no enfadonho cenário que circundava o pop rock nacional naquela metade de década de 90. Inteligente, carismático, sagaz e sensível, Chorão foi um dos band leaders mais completos de sua geração. Com habilidade incomum, o vocalista apresentou o discurso que a apática juventude daquele período precisa ouvir. Por meio de canções como, por exemplo, “Dias de Luta, Dias de Glória” e “Longe de Você“, o Charlie Brown soube como dialogar com o público e traduzir em música os anseios, alegrias e vontade de fazer a diferença.

Com a morte de Chorão, o rock brasileiro ganhou mais uma lacuna impreenchível.

Você deixou saudades…

E por falar em saudades… A música tem o poder de [pelo menos] tentar aliviar a dor. Por isso, nós te convidamos para celebrar a trajetória de Chorão do melhor jeito possível: aprendendo a tocar músicas que somente ele poderia ter imortalizado.

Hits para esquentar o seu lual

O som pra fazer com a banda toda

Foto de Gustavo Morais

Gustavo Morais

Jornalista, com especialização em Produção e Crítica Cultural. Pesquisador independente de música, colecionador de discos de vinil e mídias físicas. Toca guitarra, violão, baixo e teclado. Trabalha no Cifra Club desde novembro de 2006.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK