Cifra Club

Quer viver mais e melhor? Saia do YouTube e vá ver shows ao vivo!

Curtir um show ao vivo é uma atividade 100% benéfica, diz a ciência (Foto: Pexels)

Para quem gosta de música, os shows sempre estiveram entre os programas favoritos! Não há lazer melhor do que curtir de perto uma apresentação de um artista favorito… Ou até mesmo prestigiar os primeiros shows da banda de um amigo. Concorda?

Com as comodidades do DVD e/ou do YouTube, no entanto, todos nós temos motivos para ficarmos “preguiçosos” e, por consequência, marcarmos menos presença em  shows. O que não é dito por aí, no entanto, é que frequentar concertos aumenta a longevidade!

Um estudo realizado pelo professor Patrick Fagan, especialista comportamental da Universidade Goldsmith (em Londres), em parceria com a empresa de entretenimento O2, identificou que o hábito de ir a espetáculos musicais pode aumentar a expectativa de vida de uma pessoa. de acordo com a pesquisa, “experimentar um show ao vivo por apenas 20 minutos faz com que o seu sentimento de bem-estar cresça até 21%”.

Em conversa com a revista NME, Fagan explicou detalhes da pesquisa. Segundo o professor, a participação regular em consertos ao vivo é essencial para a questão da longevidade:

O estudo mostra o profundo impacto que os shows têm sobre os sentimentos de saúde, felicidade e bem-estar, sendo que a participação quinzenal ou regular é a chave para isso. Combinando todas as nossas descobertas com a pesquisa da O2, chegamos à receita que um show a cada quinze dias pode abrir o caminho para quase uma década a mais de vida

Com base nas recomendações científicas supracitadas, nós precisamos seguir o seguinte roteirinho:

  • sair um pouquinho do YouTube
  • deixar o DVD mais tempo desligado
  • curtir as melhores gigs da cidade!

 

 

Foto de Gustavo Morais

Gustavo Morais

Jornalista, com especialização em Produção e Crítica Cultural. Pesquisador independente de música, colecionador de discos de vinil e mídias físicas. Toca guitarra, violão, baixo e teclado. Trabalha no Cifra Club desde novembro de 2006.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK