Cifra Club

10 fatos que talvez você não saiba sobre as videoaulas do Cifra Club

Atual equipe de instrutores do Cifra Club (Imagem/Studio Sol)

No já distante 30 de maio de 2008, o Cifra Club mudou os rumos do ensino de música. Naquele dia, o maior site de cifras e tablaturas do Brasil publicou a sua primeira videoaula. Para celebrarmos esta data tão especial, listamos 10 curiosidades sobre o canal de vídeos mais musical do Brasil!

1. Fase embrionária

A música “Fada”, hit de Victor e Leo, foi usada durante as gravações de teste das videoaulas. Até chegar no formato considerado ideal para a época, Adriano Ferreira tocou e cantou “fada, fada querida” mais de 70 vezes!

2. O início

No começo, bem no começo, as gravações eram feitas no mezanino de uma das salas da primeira sede oficial da Studio Sol, empresa de comunicação digital que desenvolve o Cifra Club. Não havia tecnologia de ponta e o cenário era apenas um pano amarelo!

3. “Novo começo de era”

A primeira videoaula publicada foi da música “O Passageiro”, do Capital Inicial, no já citado 30 de maio de 2018! De lá pra cá, já rolaram cerca de de 3.000 aulas e 4.100 videos!

4. Gente que faz

A equipe atual do setor de vídeo do Cifra Club é formada por 17 profissionais, assim distribuídos: sete instrutores, cinco editores, um técnico de áudio, dois videomakers e uma coordenadora de conteúdo e coordenador de produção audiovisual.

5. Os recordes

Com 8.495.050 visualizações (e aumentando), o vídeo da aula “Como Tocar Violão: Tocando sua primeira música” é o mais acessado do canal. Por sua vez, a videoaula de música mais acessada é a da música “Californication”, do Red Hot Chili Peppers, com 6.468.803 (e não vai parar de crescer).

6. As primeiras caras novas

Leo Eymard e Gustavo Fofão entraram para Cifra Club no final de 2009 e estrearam no começo de 2010, ou seja, Adriano Ferreira foi o único instrutor por quase dois anos!

7. Estreia emblemática

A primeira videoaula sem a presença de Adriano Ferreira foi da música “I’m Yours”, sucesso de  Jason Mraz, com Leo Eymard no comando, publicada em 12 de janeiro de 2010. Porém, essa aula foi regravada e, por isso, não aparece mais com a data antiga. A segunda aula foi da música “Nada Normal”, de Victor e Leo, publicada em 13 de janeiro de 2010, e que marcou a estreia de Gustavo Fofão!

8. Nem Tudo é o que parece

Nas gravações da aula da música “Sinais”, do Luan Santana, Leo Eymard fez um som com um convidado muito especial: ele mesmo! Muita gente achou que poderia ser uma dupla de gêmeos, mas tudo não passou de uma brincadeira! O Leo da esquerda toca algumas variaçõezinhas e solinhos. Por sua vez, o da direita só faz a batida. Se você for aprender a versão completa, o da esquerda é o professor. Mas se o aprendizado for a aula simplificada, quem vai coordenar é o Eymard à direita!

9. Visitas

Mais de 50 profissionais já visitaram os estúdios do Cifra Club! Por aqui, já passaram artistas, professores, endorses e vários outros profissionais da indústria.

10. Gigante incontestável

O canal do Cifra Club no YouTube tem mais de 4,3 milhões de inscritos e já passou de 1,2 bilhões de views!

Paul Gilbert foi um dos muitos convidados ilustres que passaram pelo Cifra (Foto/Instagram)

Nada disso teria sido possível sem você, amigo leitor, nosso maior companheiro de jornada musical! Receba o “muito obrigado” de toda família Cifra Club! Ao longo desta última década, você tem alguma experiência legal com as videoaulas? Que tal contar pra gente?

Foto de Gustavo Morais

Gustavo Morais

Jornalista, com especialização em Produção e Crítica Cultural. Pesquisador independente de música, colecionador de discos de vinil e mídias físicas. Toca guitarra, violão, baixo e teclado. Trabalha no Cifra Club desde novembro de 2006.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK