Notificações Amigos pendentes

      Cifra Club News

      Conheça o “walkman das guitarras”; instrumento funciona via smartphone

      1 de junho de 2018 9:00 Por Gustavo Morais


      Com origens na Índia, a Elga Guitars estreou no mercado em 2018. Na feira NAMM deste ano, a fabricante apresentou sua primeira invenção, “o walkman das guitarras”. Trata-se do primeiro modelo acústico, do tamanho ideal para viagem, que funciona com o uso de aplicativos para o sistema iOS.

      Graças à captação piezo e à interface de áudio embutidas, o instrumento proporciona liberdade de movimento ao agregar um dispositivo iOS, como um iPhone, diretamente no corpo. O guitarrista pode ouvir o som com fones ou por meio de alto-falantes externos, graças a uma entrada auxiliar.

      Uma vez com a guitarra em mãos, o guitarrista pode usar aplicativos iOS, como simulador de amplificador e pedal, DAW, looper, simulador de banda de apoio, afinador, sintetizador de áudio e MIDI, entre outros. Masao Nishina, fundador da Elga Guitars, não deixou de enaltecer as vantagens de sua criação:

      O nosso lançamento incorpora um captador piezo e uma interface de áudio em uma guitarra acústica para viagem. Ao agregar um dispositivo iOS, como um iPhone ou um iPod, isso libera a guitarra elétrica do estúdio como o walkman da Sony liberou a música de um pesado amplificador e de alto-falante

      Para o bem do meio ambiente, a Elga Guitars respeita as leis sobre o ”Comércio Internacional das Espécies da Fauna e da Flora Selvagens Ameaçadas de Extinção (CITES)”. Sendo assim, o instrumento desenvolvido por Masao Nishina abre mão do uso da madeira “rosewood”, uma das mais usadas na fabricação de guitarras, e aposta em matéria-prima ecologicamente correta.

      Na era dos dispositivos móveis, a guitarra da Elga foi pensada para atender vários tipos de músicos. Do ponto de vista ergonômico, o instrumento supre as necessidades dos guitarristas principiantes, das bandas que tocam em eventos de menor porte e também da galera que simplesmente curte tocar e, logicamente, para quem gosta de fazer um som durante uma viagem.

      Dê o play e confira um pouco da performance da Elga Guitars: