Cifra Club

Japoneses trabalham em tecnologia que mudará a forma de ver shows

<

VR revoluciona o mercado fonográfico (Foto/NHK WEB NEWS)

Pesquisadores da Universidade de Tóquio estão desenvolvendo um novo projeto de realidade virtual (VR) que vai modificar o mercado musical. De acordo com o site IPC Digital, a nova tecnologia vai permitir assistir shows musicais ao vivo por meio do uso de óculos de VR.

Com a tecnologia atual, só é possível ouvir os sons emitidos de um único modo e a partir de um único ponto. Com a nova tecnologia, caso o usuário movimente a cabeça, ou modifique seu posicionamento em relação ao palco, os sons reproduzidos mudarão de intensidade e volume. Também será possível aproveitar o espetáculo de ângulos pouco convencionais, como, por exemplo, do teto do local onde o show estiver acontecendo.

Em caráter experimental, os desenvolvedores da tecnologia trabalham com a transmissão de apresentações gravadas por eles próprios. O próximo passo será testar o sistema em uma simulação de um espetáculo em tempo real.

A nova tecnologia também pretende resolver o problema das pessoas que querem assistir a um determinado show musical, mas esbarram nas dificuldades de comprar ingresso. Os desenvolvedores prometem a maior imersão possível e a experiência virtual mais próxima de um show real.

Foto de Gustavo Morais

Gustavo Morais

Jornalista, com especialização em Produção e Crítica Cultural. Pesquisador independente de música, colecionador de discos de vinil e mídias físicas. Toca guitarra, violão, baixo e teclado. Trabalha no Cifra Club desde novembro de 2006.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK