Notificações Amigos pendentes

      Cifra Club News

      Japoneses trabalham em tecnologia que mudará a forma de ver shows

      4 de junho de 2018 12:55 Por Gustavo Morais
      <

      VR revoluciona o mercado fonográfico (Foto/NHK WEB NEWS)

      Pesquisadores da Universidade de Tóquio estão desenvolvendo um novo projeto de realidade virtual (VR) que vai modificar o mercado musical. De acordo com o site IPC Digital, a nova tecnologia vai permitir assistir shows musicais ao vivo por meio do uso de óculos de VR.

      Com a tecnologia atual, só é possível ouvir os sons emitidos de um único modo e a partir de um único ponto. Com a nova tecnologia, caso o usuário movimente a cabeça, ou modifique seu posicionamento em relação ao palco, os sons reproduzidos mudarão de intensidade e volume. Também será possível aproveitar o espetáculo de ângulos pouco convencionais, como, por exemplo, do teto do local onde o show estiver acontecendo.

      Em caráter experimental, os desenvolvedores da tecnologia trabalham com a transmissão de apresentações gravadas por eles próprios. O próximo passo será testar o sistema em uma simulação de um espetáculo em tempo real.

      A nova tecnologia também pretende resolver o problema das pessoas que querem assistir a um determinado show musical, mas esbarram nas dificuldades de comprar ingresso. Os desenvolvedores prometem a maior imersão possível e a experiência virtual mais próxima de um show real.