Cifra Club

3 formas inusitadas de ouvir música

Você vai se surpreender com as formas de ouvir música mais inesperadas que separamos neste material!

Criança ouvindo música no fone de ouvido
Escutar música vai além dos clássicos fones de ouvido (Foto: Pexels)

As tecnologias estão para o ser humano assim como Madonna ou Elvis estão para a cultura pop. Ou seja, um sem o outro é impossível. E quando o assunto é escutar música, a gente sempre dá um jeitinho de surpreender.

Por conta disso, vamos te apresentar 3 “players” tão surpreendentes quanto as mais modernas tecnologias!

Quais formas de ouvir música mais inusitadas?

Já vá se preparando, porque, de fato, as curiosidades que traremos não são nada comuns. Você verá que a criatividade humana não tem limites! Então, vamos lá conhecer maneiras estranhas e inesperadas de escutar um bom som?

1. Bone Music

Durante as décadas de 1950 e 1960, o acesso aos discos fora dos Estados Unidos e da Inglaterra era bem difícil. Os álbuns eram caros e, além disso, chegavam às lojas com bastante atraso.

Em tempos de Guerra Fria, os embargos econômicos e culturais impediam que os jovens da União Soviética ouvissem discos de jazz, boogie woogie e rock and roll.

Porém, um grupo de jovens denominado “stilyagi” conseguiu driblar a censura, desenvolvendo um esquema para piratear discos. Nesse sentido, eles deram um jeitinho de prensar e distribuir os álbuns em chapas de raio-x.

Chapa de raio-x que russos criaram para ouvir música
Chapas de raio-x levaram o rock para a URSS (Foto: Reprodução/Internet)

A técnica foi chamada de Bone Music (música dos ossos, na tradução livre). O material era coletado em hospitais, e os álbuns eram prensados em vitrolas adaptadas, cortados em círculo com uma tesoura. O círculo central era feito com cigarros.

Apesar da baixa qualidade e de que se deterioravam rapidamente, os discos eram baratos. No entanto, a alegria dos jovens soviéticos não durou muito tempo. Em 1958, os oficiais do governo descobriram a estratégia e aboliram a prática.

2. Disco de cinzas humanas

Já pensou em nunca mais sair do ouvido de seus entes queridos, mesmo após deixar este plano? Isso é 100% possível! Isso porque, por cerca de R$ 12 mil, a empresa britânica And Vinyly faz suas cinzas virarem um disco de vinil!

O valor inclui 30 cópias do LP. De quebra, o cliente pode escolher o áudio, as imagens e os textos da capa e da contracapa do “bolachão”!

Disco feito com cinzas humanas
Imagem de um um disco produzido com cinzas humanas (Foto: Reprodução/Internet)

3. Vitrola de anéis de árvore

Os anéis que você vê em uma árvore são, na verdade, uma espécie de banco de dados. Eles fornecem informações sobre a idade, condições ambientais favoráveis ao crescimento da árvore e mais.

Mas você sabia que além de ferramenta da natureza, eles podem ser música?

O músico alemão Bartholomäus Traubecké inventou um equipamento que “traduz” anéis de árvores para música. Para isso, ele os jogou em uma plataforma giratória, como um tocador de discos de vinil.

Porém, ao invés de usar uma agulha, sensores reúnem informações sobre a cor e a textura da madeira. Ademais, usam um algoritmo que traduz as variações em notas de piano. A amplitude da variação entre árvores individuais resulta em uma melodia individualizada.

Batizado de Years, o álbum lançado por Traubecké apresenta abeto vermelho, cinza, carvalho, bordo, amieiro, nogueira e árvores de faia.

Equipamento musical feito de anéis de árvores
“Música de madeira” é bem boa (Foto: Reprodução/Internet)

E aí? Curtiu conhecer as formas mais incomuns de ouvir música? Então, aproveite e mande este artigo para a sua turma! Dessa maneira, mais pessoas poderão conferir jeitos surpreendentes de estudar um sonzinho que alguém inventou na história da arte.

Foto de Gustavo Morais

Gustavo Morais

Jornalista, com especialização em Produção e Crítica Cultural. Pesquisador independente de música, colecionador de discos de vinil e mídias físicas. Toca guitarra, violão, baixo e teclado. Trabalha no Cifra Club desde novembro de 2006.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK