Cifra Club

5 experimentos incríveis, bizarros e ousados com guitarras

A criatividade transforma tudo (Foto/Internet)

Por mais que a tal da preguiça é um dos nossos pecados favoritos [que perca a primeira palheta #QuemNunca deixou de treinar guitarra para dar uma dormida caprichada], a criatividade e a ousadia são qualidades que resolvem qualquer “treta”. Para celebrar essas maravilhas da natureza humana, nada mais justo do listarmos alguns experimentos que fizeram da guitarra um objeto científico pra lá de espetacular.

1. A verdadeira música elétrica

O guitarrista Alex Campbell [Seek Irony e EverFret] literalmente tocou eletricidade! Por meio de um dispositivo que traduz suas notas em eletricidade pura, Campbell conectou sua Kiesel em uma bobina de Tesla. No experimento, ele não contou com nenhum tipo de amplificador, ou seja, usou apenas o arco elétrico para fazer o som.

2. “O cara” das peripécias

Se o assunto é experimento ousado, ninguém supera o músico e professor Mauricio Alabama. Em um dos quadros de seu canal no YouTube, entre outras peripécias, Alabama substitui as cordas convencionais por cordas feitas com os mais variados materiais, faz combinações impensáveis de efeitos de guitarra. Em um de seus experimentos mais divertidos, o “Professor Pardal das Guitarras” usa fio dental no lugar das cordas.

3. Experimentando música experimental

Já pensou em elevar ao cubo as travessuras que o guitarrista Tom Morello costuma fazer? Em um momento de muita criatividade, o músico paranaense Gabriel Floriani injetou esteroides no minimalismo de Morello e prejtou uma técnica de guitarra bem fora do convencional.

4. “Por que não fiz isso ainda?”

youtuber Davie504 colocou em prática uma ideia que, certamente, você já teve! Por meio de uma iniciativa inusitada, o cara substituiu as quatro cordas superiores do instrumento [GDA e E] por cordas de baixo e deixou as duas primeiras [E e B]. O resultado da experiência foi um som, no mínimo, “diferentão”.

5. Lugar de guitarra é, também, na cozinha

A galera do canal russo Moose ON faz parte do time dos que gostam de misturar lutheria com artes plásticas. Em um experimento totalmente fora do comum, os caras transformaram um microondas em uma guitarra elétrica. E o melhor de tudo é que as duas peças funcionam.

E você, amigo leitor? Já fez algum experimento maluco com sua guitarra? Mostra pra gente nos comentários!

Foto de Gustavo Morais

Gustavo Morais

Jornalista, com especialização em Produção e Crítica Cultural. Pesquisador independente de música, colecionador de discos de vinil e mídias físicas. Toca guitarra, violão, baixo e teclado. Trabalha no Cifra Club desde novembro de 2006.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK