Cifra Club

Fim do mistério: Nando Reis explica o que é o segundo sol

Nando Reis coloca fim na curiosidade dos fãs (Foto/Internet)

Depois de passar duas décadas ouvindo os fãs perguntarem sobre “o que é segundo sol?”, o músico Nando Reis decidiu dar um basta. Por meio de um vídeo, o ruivo mais bacana do pop rock desvendou um dos mistérios mais lendários da música brasileira popular.

Segundo Nando, o ponto de partida da música foi um papo com uma amiga ligada ao exoterismo. Na conversa, ela [a amiga] mencionou algo sobre a vinda redentora de um novo sol. Bastante interessado em astronomia, o compositor desdenhou da viagem astral.

Como assim? O segundo sol vai chegar e a NASA não está sabendo?, questionou o artista.

Na sequência, como um bom cavalheiro, ele decidiu recolocar as ideias na mesa e desenvolveu a letra da canção.

Spoiler: a música não é um pedido de desculpas. Trata-se de uma forma de esclarecer que duas crenças antagônicas (fé e ciências) podem ser complementares.

Logo nos primeiros cinco versos, Nando coloca exoterismo e astronomia na mesma página:

O clímax da estrofe acima são os versos “Derrubando com o assombro exemplar/O que os astrônomos diriam se tratar/De um outro cometa”, pois é trinca de frases que Nando usa para dar o braço a torcer e permitir que o a veia exotérica da amiga quebre alguns mandamentos da ciência.

Na sequência, o artista faz um bom e velho “mea-culpa” e enaltece a sabedoria da amiga:

Observe que na trinca de versos acima, o compositor meio que faz a linha do “você quis dizer, eu não quis escutar”, mas… Bom! Paramos por aqui e te convidamos a conferir a explicação do Nando Reis. Dê o play e se ligue no papo reto:

Foto de Gustavo Morais

Gustavo Morais

Jornalista, com especialização em Produção e Crítica Cultural. Pesquisador independente de música, colecionador de discos de vinil e mídias físicas. Toca guitarra, violão, baixo e teclado. Trabalha no Cifra Club desde novembro de 2006.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK