Notificações Amigos pendentes

      Cifra Club News

      5 aplicativos que todo músico precisa ter em seu smartphone

      5 de novembro de 2018 12:13 Por Gustavo Morais

      Se quer ser músico e/ou deseja aprimorar alguns fundamentos que vão elevar o seu nível técnico, a tecnologia tem ótimas ferramentas para te oferecer. Graças aos recursos de vários aplicativos, a evolução de cada dia está disponível para smartphones e tablets. Já que é assim que a banda toca, listamos 5 apps que todo música precisa ter na ponta dos dedos.

      Atenção: antes de seguir com a leitura, que tal conferir o afinador (iOS e Android) e o metrônomo (Android e iOS) do Cifra Club? Estes dois apps são perfeitos para você não dar derrapadas na hora que for fazer seu som!

      1. “Ouvido Perfeito”

      Trata-se de um app que proporciona um treinamento auditivo de muita qualidade. Ele ajuda a detectar a progressão de acordes, afinação de seu instrumento e a fazer ritmos.

      Entre outras funcionalidades, o “Ouvido Perfeito” inclui exercícios de escalas, artigos de teoria musical e até treinamento de canto nas notas.

      Disponível para: Android
      É de grátis? Sim, mas tem como de fazer compras no app
      Idioma: Português

      2. “7 Minute Vocal WarmUp”

      Eis um app ideal para vocalistas, cantores de chuveiro e locutores [de rádio ou de lojas]. O “7 Minute Vocal WarmUp” foi projetado para direcionar a prática de exercícios vocais rápidos e que podem ser feitos em qualquer lugar, a qualquer hora e, principalmente, sem o uso de instrumentos musicais. O usuário só precisa seguir o guia na tela. 

      A versão mais recente do aplicativo inclui exercícios de respiração e de aquecimento. Os exercícios de aquecimento são projetados pelo músico e treinador vocal Aziz Indra, profissional que tem mais de 15 anos de experiência como professor de música.

      Disponível para: Android e iOS
      É de grátis? Sim, mas a versão paga inclui mais recursos
      Idioma: Inglês

      3. “Vivace: Learn to Read Music”

      Quer aprender a ler partituras? Se a resposta for “sim”, fique sabendo que o “Vivace” é o aplicativo ideal para você. O app inclui as cinco claves mais populares, tutoriais, passo a passo e muito mais. 

      Você também pode usar um modo de treino e praticar o que aprendeu.

      Disponível para: Android
      É de grátis? Sim, mas tem como de fazer compras no app
      Idioma: Inglês

      4. “Real Drum”

      Indicado para bateristas profissionais ou para quem está começando, este app permite que o usuário pratique algumas músicas mesmo sem ter o instrumento em casa. Além do mais, o aplicativo é útil para quem mora um apartamento e não pode tocar bateria para não incomodar a vizinhança.

      O “Real Drum” só não é mais “real” porque não tem como o usuário usar baquetas na tela do smartphone ou tablet, ou seja, é preciso tocar com os dedos. Fora isso, dá até para gravar performances!

      Disponível para: Android e iOS
      É de grátis? Sim, mas tem como de fazer compras no app
      Idioma: Português

      5. “Music Theory Helper”

      Este app dá um help para quem quer estudar música, mas não tem muito tempo disponível. Entre outras ferramentas, ele permite ouvir o som de diversos acordes, sequências rítmicas e escalas musicais. O mais bacana: funciona offline.

      Apesar de não apostar em exercícios complexos, o “Music Theory Helper” ajuda a aprimorar a percepção musical do usuário. Além do mais, o aplicativo apresenta conteúdos importantes de notação musical e círculo de quintas.

      Disponível para: Android 
      É de grátis? Sim
      Idioma: Inglês

      Curtiu os apps indicados acima, amigo leitor? Conta pra gente, nos comentários, quais são seus brinquedinhos favoritos para lidar fazer música!