Cifra Club

Conheça a próxima linha de instrumentos da Gibson

Gibson 2019 está a caminho (Foto: Divulgação)

A nova direção da Gibson acabou de chegar, mas já começa a mostrar serviço. Nesta semana, a icônica fabricante divulgou o lineup de guitarras e baixos para o ano de 2019.

Entre velhas novidades e algumas surpresas, a próxima linha de guitarras da Gibson terá  a “Les Paul Junior Tribute DC”, a “SG Standard ’61” e a “SG Standard Tribute”, todas disponíveis no acabamento natural walnut. Por falar em acabamentos, alguns dos mais icônicos da marca estão de volta, em modelos específicos, como o seafom fade, o blueberry fade e o blueberry burst.

No mais, os modelos materializam a  filosofia da simplicidade. A marca procura promover uma “volta às raízes”, algo que os mandatários entendem como mote perfeito para a recuperação financeira da Gibson.

Confira uma breve descrição dos principais instrumentos da série 2019:

1. “ES-235”  e “ES-275T”

Os especialistas hollowbody [guitarras semi acústicas] da fábrica de Memphis desenvolveram dois novos modelos para o ano de 2019, a “ES-235” e a “ES-275T”. O primeiro [na foto abaixo] será a guitarra mais econômica e busca inspiração nos modelos clássicos dos anos 50, como a “ES-125”, e possuem elementos da Les Paul.

A beleza e a praticidade da “ES-235″(Foto: Divulgação)

A ES-275T apresenta um cutaway [corte] mais arredondado, similar aos modelos “’50s Byrdland” ou “ES-5”. Ambos os novos modelos possuem um design com bloco central em maple e esteios em spruce.

Além destas novidades, a Gibson trouxe de volta a linha “ES Studio”, que inclui os modelos “ES-235 Studio”, “ES-339 Studio” e “ES-335 Studio”. Os modelos “ES-335”, de produção normal, terão o preço mais em conta em comparação ao do catálogo de 2018.

2. Modelos Offsets

Queridinhos da galera do metal, os designs “Explorer”, “Flying V” e “Firebird” também figuram em quase todos os lineups anuais da Gibson. Para 2019, os novos modelos “B-2 Explorer” e “Flying V” juntam-se às opções normais. Estas guitarras possuem acabamentos acetinados e captadores “Dirty Fingers+”. Por isso, são modelos de preços mais acessíveis. A “Firebird” surge com os modelos “Firebird 2019” e o mais econômico “Firebird Tribute”, que reúne algumas características clássicas deste design arrasador.

3. LES PAUL & SG

Os modelos mais populares da Gibson não poderiam ficar de fora da nova fase da fabricante! Para 2019, no entanto, as opções de acabamento serão reduzidas, de forma a simplificar todo o processo de produção. Há um novo modelo, contudo, que provoca muita expectativa: a guitarra “Les Paul Junior DC” [ou double cut]. Este básico modelo de corpo sólido, em mogno, tem um único captador na ponte, um novo design no escudo e o na casa dos US$ 799.

“Les Paul Junior DC”, um modelo que cabe em todos os bolsos (Foto: Divulgação)

Os modelos “Les Paul Studio Tribute”, “Studio Classic”, “Standard”, “Traditional” e “High Performance” permanecem todos no novo alinhamento, ao passo que a “SG” mantém as versões “Tribute, Standard”, “’61 Reissue” e “High Performance”.

4. Violões

A fábrica de violões em Bozeman criou uma nova linha: a “Studio Series”. A ideia é oferecer modelos acústicos e clássicos da Gibson a preços mais acessíveis. Os modelos “Studio” possuem corpo em walnut e tampo em spruce, surgindo nos formatos “L-00” [na foto abaixo], “J-45”“Hummingbird” e as variações “SJ-200”.

“L-00”, o violão sustentável (Foto: Divulgação)

Estes novos modelos serão construídos com um corpo mais fino ao invés da maior profundidade dos modelos mais classudos, como “Standard”“Vintage” e “Deluxe”.

Como novidade, a fabricante apresenta a linha “Gibson Sustainable”, que recorre apenas a acabamentos ecológicos, com composto de cera de abelhas, e que inclui também modelos “Studio”. Um dos principais modelos desta linha ecologicamente correta é o “L-00 Sustainable”, ilustrado na foto a seguir:

A madeira usada na construção do violão sustentável, assim como nos violões “L-00”“J-45” e “Hummingbird” é a walnut.

5. Baixos

Os baixistas também não terão motivos para reclamar da linha “Gibson 2019”! A fabrincante colocará no mercado os modelos “SG Standard”, “Thunderbird”, “EB-4” e “EB-5”. Não há, portanto, informações sobre modelos mais econômicos.

“Thunderbird”, um baixo imponente (Foto: Divulgação)

É impossível não destacar a imponência do “Thunderbird” [foto acima]. Trata-se de um instrumento com uma escala de 34″, corpo em swamp ash, hardware preto cromado e com um captador “Lead T-Bird”. O braço é uma mistura de 9 camadas de mogno e walnut, com escala em rosewood e acabamento em burst.

Foto de Gustavo Morais

Gustavo Morais

Jornalista, com especialização em Produção e Crítica Cultural. Pesquisador independente de música, colecionador de discos de vinil e mídias físicas. Toca guitarra, violão, baixo e teclado. Trabalha no Cifra Club desde novembro de 2006.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK