Cifra Club

Descubra como Michael Jackson desafiou as leis da física

Um salve pra quem vê um mito nesta foto (Foto/Reprodução)

Entre seus feitos únicos na carreira, o saudosamente imortal Michael Jackson fez um passo de dança que desafia as leis da física. Sim, amigo leitor: estamos falando daquele movimento magnífico que o artista fez no clipe do hit “Smooth Criminal”. Pra quem não lembra ou não conhece, em cena, Michael inclina seu corpo num ângulo de 45º em relação ao chão.

MJ e a coreografia que desafiou a física (Foto/Reprodução)

De acordo com um time de médicos e cientistas indianos, a proeza realizada pelo rei do pop não é milagre. Sob o comando do Dr. Nishant Yagnick, do Instituto de Pós-Graduação em Educação Médica e Pesquisa de Chandigarh, a equipe descobriu que a façanha está mais para magia. De acordo com o artigo publicado no “Journal of Neurosurgery: Spine”, trata-se de um truque de ilusionismo.

Muitos fãs, inclusive os autores deste artigo, tentaram copiar o movimento de Jackson, mas falharam. O corpo só pode se inclinar por aproximadamente 25º ou 35º. Se ultrapassar isso, é bem provável que você caia de cara no chão

Porém, a ajudinha de um bom sapateiro fez com que Michael burlasse as leis da gravidade. Para realizar a mais surreal de suas coreografias, MJ calçou um par de sapatos pra lá de especial. Devidamente patenteado [nem tente comprar um, amigo leitor ;)], o calçado foi projetado para possibilitar o equilíbrio suficiente para a realização do movimento. No calcanhar, uma fenda triangular serviu para encaixar uma estaca metálica colocada do chão dando, assim, a sustentação necessária para que o cantor e seus bailarinos executassem o passinho.

Esquema mostra como foi que a magia aconteceu (Foto/Reprodução)

Durante o movimento, a tensão é deslocada dos músculos da espinha, que sustentam a coluna vertebral, para o tendão de Aquiles. Isso permite uma flexão limitada para a frente. “Michael Jackson desafiou a gravidade de uma forma que parecia impossível”, disseram os responsáveis pelo estudo.

Os médicos, no entanto, destacam as singulares habilidades físicas do cantor. Apesar de contar com todo um aparato para ser realizado, o truque executado na coreografia jamais poderia ser feito por uma pessoa comum.

“Mesmo com calçados especialmente projetados e com o apoio do engate no chão, o movimento é quase impossível de ser realizado. Ele exige força dos músculos da espinha e dos membros inferiores”

E agora que você já sabe como é que a mágica aconteceu, dê o play e aprecie e coreografia que até hoje inspira dançarinos e bailarinos mundo afora.

Foto de Gustavo Morais

Gustavo Morais

Jornalista, com especialização em Produção e Crítica Cultural. Pesquisador independente de música, colecionador de discos de vinil e mídias físicas. Toca guitarra, violão, baixo e teclado. Trabalha no Cifra Club desde novembro de 2006.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK