Cifra Club

5 metas musicais para cumprir em 2019

Ano novo, vida nova… e é hora de fazer um balanço das metas. A reflexão abrange os propósitos que não rolaram em 2018 e também os  que que você quer continuar seguindo em 2019.

Sua to do list já está pronta? (Reprodução/Internet)

Como o assunto aqui é música, vamos te indicar com 5 metas fundamentais para você que quer ficar fera em um instrumento, ampliar o aprendizado e aprimorar a criatividade.

1. Estudar mais, mais e mais

Que perca a primeira palheta quem acredita ter estudado o suficiente em 2018. Por isso, trate logo de preparar sua rotina de estudos musicais! Com um cronograma definido, você não corre o risco de embaralhar sua agenda e, de quebra, não vai perder o rolê com a galera e nem vai comprometer o acompanhamento de suas séries e filmes na Netflix.

Você pode organizar seus estudos dividindo-os nas seguintes categorias:

  • Exercícios motores e técnicos
  • Teoria musical
  • Repertório

Para afinar ainda mais o seu roteiro de aprendizado, se liga no post sobre dicas infalíveis para organizar seus estudos!

2. Mergulhar nas novas técnicas

“O novo sempre vem”, como profetizou a poesia de Belchior. Por isso, jamais feche a mente para as novidades. Não tenha medo de experimentar novas técnicas e, assim, abrir o leque de suas percepções.

Vinícius Dias tem uma pá de conhecimentos pata te passar (Imagem/Cifra Club)

Cifra Club já publicou várias videoaulas sobre técnicas! Tem dicas direcionadas pra galera dos grooves, pra turma das baquetas, técnica vocal e, claro, pro pessoal das seis cordas. Quem toca guitarra, por exemplo, pode incrementar a prática com técnicas para aumentar a velocidade ou melhorar a hamornia musical.

3. Aprender um novo instrumento

Por mais que você já tenha um instrumento “nas pontas dos dedos”, aprender nunca é demais. Se você toca algum instrumento de cordas, que tal inovar e aprender a tocar um instrumento de sopro? A combinação voz/gaita, por exemplo, tende a ser sensacional!

Que tal aprender a tocar um novo instrumento? (Foto/Pexels)

Além de aprimorar seus talentos, você pode reviver a maravilhosa experiência de tirar a sua primeira música. Para ampliar sua visão artística, faça de 2019 o ano em que você aprenderá a tocar um instrumento diferente!

4. Superar o medo de criar

Aprender a tocar suas músicas favoritas é incrível, não resta dúvida. Mas que tal tirar do campo das ideias o propósito de investir na criação de material autoral?!

Sempre tenha em mãos um violão e um caderninho (Foto/Pexels)

Faça de seu 2019 o momento para incrementar suas técnicas de composição. Mesmo que você não tenha a intenção de ser um rockstar, o trabalho de criação é importante até mesmo para melhorar o seu aprendizado e aumentar os graus de intimidade com o instrumento musical – já que você vai estar trabalhando diretamente com harmonia e praticando os acordes.

5. Ouvir coisas novas

Em algumas linhas acima, comentamos sobre não ter medo do que é novo. Isso também vale para as nossas músicas e artistas e favoritos. Sendo assim, nunca é demais conferir as playlists de novidades ou de apostas musicais. Mas se você não manja muito sobre o som das antigas, a coleção de discos de seus pais é um verdadeiro “museu de grandes novidades”. Por isso, não perca a oportunidade de desbravar esse admirável mundo novo.

Não tenha medo de desbravar o universo musical (Foto/Pexels)

Quem toca algum instrumento, jamais deve ter preconceitos com os trabalhos alheios. Logo, a audição de músicas novas deve ser encarada como uma forma de aprendizado. Sempre é bom ficar atento às tendências, mas sem nunca esquecer os pilares que arquitetaram os caminhos de seu estilo musical favorito.

Foto de Gustavo Morais

Gustavo Morais

Jornalista, com especialização em Produção e Crítica Cultural. Pesquisador independente de música, colecionador de discos de vinil e mídias físicas. Toca guitarra, violão, baixo e teclado. Trabalha no Cifra Club desde novembro de 2006.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK