Cifra Club

Coletivos LGBTQIA+ estrelam clipe da nova música do Criolo; veja

O cantor e compositor Criolo não cansa de surpreender quando o assunto é posicionamento em suas letras. E mais uma vez, isso fica provado com “Etérea”single lançado nesta quinta-feira (14). Combinando com o ativismo da letra, a faixa ganhou um clipe estrelado por performers de importantes coletivos LGBTQIA+.

Criolo defende o respeito e a igualdade (Foto/Divulgação)

“Etérea” é uma homenagem à população LGBTQIA+ brasileira. O projeto completo, que conta com videoclipe, making of e depoimentos coletivos e individuais, tem direção criativa de Tino Monetti e Pedro Inoue, que trabalham a criação e comunicação do artista e desenvolveram o universo da faixa em torno da representatividade, tendo como protagonistas performers ligados a causas sociais e coletivos dentro do cenário cultural da diversidade sexual em São Paulo.

“Esta população, apesar de estar no topo de todos os rankings de violência e morte do planeta, continua a celebrar sua existência e cultura através de grupos de resistência e coletivos contra a opressão”, explica Criolo.

A peça, assim como todo o projeto, é protagonizada por 8 performers de distintos coletivos LGBTQIA+ e que deram sua interpretação pessoal à música, trazendo a essência de seus grupo e elementos da cultura queer e do universo de sua atuação: Ákira Avalanx (Coletivo House of Avalanx), D’Avilla (Popporn/Festa Dando), Fefa (Animalia), Flip (Coletivo Amem), Juju ZL e Kiara (Batekoo), Transälien (Marsha Trans e Coletividade Namíbia) e Zaila (House of Zion).

Representatividade LGBTQIA+ dá o tom do novo clipe de Criolo (Foto/Divulgação)

A ideia é mostrar a importância do trabalho que eles realizam, destacando a transformação social e cultural de suas atuações, especialmente no clima político atual. Com isso, Criolo abre suas plataformas para amplificar a fala destes performers, que são o coração e o cérebro do projeto.

“Etérea é uma ode à arte queer em todas as suas expressões e homenageia os artistas e intérpretes que diariamente lutam contra o preconceito e a ignorância”, conta Criolo.

A música aponta criticamente o momento em que vivemos, onde muitos direitos civis foram conquistados, assim como espaços de fala e representação, mas a violência homo e transfóbica continua a crescer.

Dê o play e confira o resultado:

Foto de Gustavo Morais

Gustavo Morais

Jornalista, com especialização em Produção e Crítica Cultural. Pesquisador independente de música, colecionador de discos de vinil e mídias físicas. Toca guitarra, violão, baixo e teclado. Trabalha no Cifra Club desde novembro de 2006.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK