Cifra Club

“Guitarristas que usam Fender são mais reconhecíveis”, diz Gilmour

O ex-guitarrista do Pink Floyd adora guitarras da Fender

David Gilmour, um embaixador das guitarras da Fender (Foto/Pexels)

O britânico David Gilmour é um guitarrista que dispensa qualquer tipo de apresentação. Ao longo de seus mais de 55 anos de carreira, o cara elaborou solos, riffs, bases e arranjos memoráveis.

Durante os tempos de Pink Floyd, bem como em sua carreira solo, Gilmour ficou conhecido por usar guitarras da Fender, sobretudo os modelos Stratocaster e Telecaster. Em uma recente entrevista à Guitarist Magazine, o músico falou sobre a sua devoção pelas guitarras criadas pelo saudoso Leo Fender, especialmente a Strato.

A Stratocaster tende a acentuar a personalidade da pessoa que a toca. As pessoas que tocam Fender são mais reconhecíveis do que as pessoas que tocam outras guitarras de marcas conhecidas

Num outro trecho da entrevista compartilhado pela publicação, no entanto, Gilmour revelou seu amor por uma Les Paul que usou para gravar um dos hinos “floydianos”. Segundo ele, durante a gravação, a guitar foi plugada diretamente na mesa de som, ou seja, não rolou uso de amplificadores, algo que é bastante incomum.

“Havia um vendedor de guitarras em Nova Jersey que tinha uma 1955 Les Paul. Era toda dourada. Comprei e mandei para Los Angeles, onde trabalhávamos no álbum ‘The Wall’. Não muito tempo depois, eu a usei para o solo de ‘Another Brick In The Wall (Part 2)’. Nós a colocamos diretamente na mesa para gravar, não em um amplificador. Sempre amei aquela guitarra”, disse.

Que tal aproveitar o embalo e aprender a tocar o lendário solo?

Como visto na videoaula, o Vinícius Dias usou uma guitarra bem diferente do modelo usado na música original. Mas agora que você aprendeu a tocar o solo e refletiu sobre o assunto “Fender x Outras marcas”, amigo leitor, nós temos uma pergunta!

Você concorda com as palavras do mestre Gilmour? Conta pra gente nos comentários 😉

Foto de Gustavo Morais

Gustavo Morais

Jornalista, com especialização em Produção e Crítica Cultural. Pesquisador independente de música, colecionador de discos de vinil e mídias físicas. Toca guitarra, violão, baixo e teclado. Trabalha no Cifra Club desde novembro de 2006.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK