Cifra Club

Rapidíssimas: Avril Lavigne satanista? O Rei Leão, intolerância e mais

Finalmente sextou, amigo leitor! Sendo assim, chegou a hora de conferir mais uma edição da Rapidíssimas, o boletim de notícias sobre música mais top da internet.

No texto de hoje, você vai conferir os assuntos que estão bombando nos principais sites de música do mundo. Entre outras, ouviremos música da trilha do Rei Leão e iremos entender a situação da galera que foi condenada a ir pra cadeia só porque toca heavy metal.

Sem mais delongas, se ajeite por aí e vamos juntos nesse rolê de informação ;)

Avril Lavigne é satanista?

A cantora Avril Lavigne voltou ao cenário no final de 2018, depois de uma pausa forçada na carreira motivada pela doença de Lyme. Ela ficou longe dos holofotes por cerca de cinco anos. A faixa que marcou o retorno da canadense foi Head Above Water, uma canção sobre superação da doença e que aborda os tempos difíceis que enfrentou.

Avril Lavigne é acusada de adorar satã

Fotos divulgadas por Avril Lavigne têm dividido opiniões (Reprodução/Instagram)

Recentemente, Avril anunciou o lançamento da canção, I Fell In Love With the Devil (Me Apaixonei Pelo Demônio, em tradução livre). Carregados de simbologias, os versos desta música apresentam uma mensagem bem diferente do que ouvimos e vimos em Head Above Water. Observe um trecho livremente traduzido da música:

Me apaixonei pelo demônio/e agora estou com problemas/me apaixonei pelo demônio/fui enfeitiçada por ele/alguém me manda um anjo/para me emprestar sua auréola/por favor, me salve deste inferno

Como não poderia ser diferente, desde que começou a divulgar a canção com fotos em seu Instagram, a cantora vem recebendo críticas. Em contrapartida, outros fãs fizeram troça com a situação, e aproveitaram para relembrar os boatos de que a cantora teria morrido ainda na adolescência e, que desde então, vem sendo substituída por uma usurpadora. Ainda segundo alguns, a nova música serve para que Avril “renove o pacto” que supostamente a deixaria sempre jovem.

Ouça I Fell In Love With the Devil e tire suas próprias conclusões:

Onde tocar heavy metal é crime

Em pleno século XXI, o heavy metal ainda encontra resistência e intolerância. Lá no Irã, os músicos Nikan Khosravi e Arash Ilkhani, membros da banda Confess, receberam uma pena de 14 anos e meio de prisão pelo crime de tocar metal. De quebra, o vocalista Khosravi ainda receberá 74 chicotadas.

Membros da banda Confess foram presos por tocarem heavy metal

Músicos estão exilados na Noruega (Foto/Divulgação)

Tudo começou em 2015, quando os caras foram presos em 2015 pela Guarda Revolucionária do Irã e colocados em solitárias. Na ocasião, eles correram risco de serem condenados à pena de morte por blasfêmia e manifestações contra o sistema. A Lei Sharia, no entanto, livrou os músicos da condenação, conforme explica Khosravi:

Se você insultar o Profeta, será executado, porque ele está morto e não pode se defender. Mas se você blasfemar contra Deus e questionar a sua existência, ele pode te perdoar. Por isso não fomos executados

Os músicos foram acusados de “insultar a santidade do Islã”, “perturbar a opinião pública através da produção de músicas com letras contra o regime e com insultos”, “participação em entrevistas com a mídia de oposição” e “insultar o Líder Supremo e presidente”. Após pagarem 30 mil dólares de fiança, Khosravi e Ilkhani foram para a Turquia e atualmente vivem exilados na Noruega. Como a sentença foi proferida no Irã, os metaleiros não irão pra cadeia.

Em resposta à sentença, a banda lançou a nova música Evin, em homenagem à prisão onde dois de seus membros foram detidos após sua prisão em 2015.

Paula x PT no tribunal

A cantora Paula Toller, ex-vocalista da extinta banda Kid Abelha, está processando o Partido dos Trabalhadores (PT) e o ex-candidato petista à Presidência da República, Fernando Haddad. Na ação, a artista alega uso indevido da sua imagem e violação de direitos autorais de um dos grandes hits do Kid.

A polêmica começou em outubro de 2018, quando a cantora entrou na Justiça contra o uso da música Pintura Íntima por defensores de Haddad na época da campanha eleitoral. O verso “amor com jeito de virada” era cantado por apoiadores do petista, na véspera do segundo turno da eleição presidencial disputada com Jair Bolsonaro.

Paula Toller processa PT e Haddad

Paula Toller alega que seus direitos não foram respeitados pelo PT (Foto/Divulgação)

Na época, o Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro decidiu a favor da cantora. Com isso, o TRE determinou que todos os vídeos que continham o trecho da canção fossem retirados das redes sociais. Na semana passada, a história voltou à tona. Segundo o Correio Brasiliense, Paula afirma não ter sido atendida.

Até o fechamento deste post, as partes acusadas se comentaram sobre o assunto. No final das contas, Toller pede uma indenização de R$ 200 mil.

Ney Matogrosso canta com Scalene

A banda Scalene prepara o lançamento de seu quarto disco de estúdio, Respiro, para a segunda quinzena deste mês de julho. O álbum tem 13 canções inéditas e conta com participações de Ney Matogrosso, Hamilton de Holanda e Xênia França.

O veterano Ney Matogrosso encontra a música dos novatos da Scalene

Ney Matrogrosso e Scalene fazem um interessante encontro de gerações (Foto/Divulgação)

Emoldurada pelo violino de Bianca Vieira, a voz de Ney surge na faixa Esse Berro. Por sua vez, a música Vai Ver ganhou o poderoso verniz do bandolim de Hamilton de Holanda. Já Furta-cor marca um feat. com Xênia França.

Abaixo, você confere duas amostras do aguardo álbum:

Ouça Spirit, faixa de Beyoncé para O Rei Leão

Beyoncé liberou, nesta semana, o áudio da música Spirit, faixa que gravou para a trilha sonora da nova versão do filme O Rei Leão. Na produção, a artista empresta sua voz a Nala.

A cantora ainda assina a curadoria e produção de um disco do filme que reunirá diversos intérpretes. Batizado O Rei Leão: O Presente, o álbum será lançado no dia 19 de julho. Por sua vez, a nova versão do filme chega aos cinemas brasileiros no dia 18.

Por horas, dê o play e aprecie Spirit:

E por aqui a gente se despede, amigo leitor! Esse nosso bate papo musical, mais uma vez foi incrível, hein? Ah, e não se esqueça de compartilhar o link do post por aí 😉

Foto de Gustavo Morais

Gustavo Morais

Jornalista, com especialização em Produção e Crítica Cultural. Pesquisador independente de música, colecionador de discos de vinil e mídias físicas. Toca guitarra, violão, baixo e teclado. Trabalha no Cifra Club desde novembro de 2006.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK