Cifra Club News

ECAD divulga ranking de compositores que mais arrecadaram em 2012

12 de abril de 2013 11:00 Por Gustavo Morais

O ECAD (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição) divulgou, nesta semana, as informações sobre os artistas que mais arrecadaram no Brasil durante o ano de 2012. O calendário diz que já é quase meados de 2013, amigo leitor, mas a liberação destes tipos de relatórios costuma ser relativamente atrasada.

O levantamento do ECAD é o resultado de uma equação que soma os direitos vindos de todas as divisões, de shows, eventos, TV, Rádio, etc. Pelo segundo ano consecutivo, o sertanejo Sorocaba segue no topo da lista dos compositores que mais arrecadaram com direitos autorais.

Confira o top 10 dos compositores que mais arrecadaram com direitos autorais:

1 – Sorocaba
2 – Victor Chaves
3 – Roberto Carlos
4 – Paula Fernandes
5 – Thiaguinho
6 – Erasmo Carlos
7 – Chico Buarque
8 – Gusttavo Lima
9 – Luan Santana
10 – Caetano Veloso

O ECAD também fez um levantamento das músicas que mais foram tocadas em shows. O hit internacional “Ai Se Eu te Pego“, imortalizado por Michel Teló ficou com o lugar mais alto do pódio.

Curiosamente, canções antigas como “Telefone Mudo“, gravada pelo Trio Parada Dura e “Eva“, registrada originalmente pela banda Rádio Taxi, estão entre as 20 mais tocadas.

Confira a lista com as 20 canções mais tocadas durante shows em 2012:

Canções mais tocadas durante shows em 2012

A organização divulgou também um terceiro ranking, que mostra os compositores que mais faturaram com direitos autorais de canções executadas apenas em shows. Nesta categoria, o sertanejo Sorocaba também fica com a medalha de ouro.

Desta feita, a curiosidade é a presença de nomes internacionais como Roger Waters e Paul McCartney. Parece que muita gente pelo Brasil afora gosta de tocar músicas dos Beatles e do Pink Floyd.

Confira a lista dos 20 autores de músicas mais executadas apenas em shows em 2012:

Ranking dos autores mais tocados apenas em shows durante 2012

 

Veja também

Studio Sol