Notificações Amigos pendentes

      Cifra Club News

      Janis: veja cantoras que a influenciaram e foram influenciadas por ela

      4 de outubro de 2016 11:28 Por Damy Coelho

      Janis Joplin é um dos mais importantes nomes da música mundial. A cantora nos deixou de forma precoce na idade simbólica dos 27 anos, vítima de uma overdose de álcool e heroína, no dia 4 de outubro de  1970. Mesmo tendo passado exatos 36 anos de sua morte, a artista ainda inspira muita gente, principalmente as mulheres: seja pela sua postura empoderada e forte, pelo fato de liderar super bandas e sua voz ser capaz de preencher o palco; seja pelo seu estilo e seu jeito de cantar.

      O legado

      Outras cantoras inspiradoras, como Joss Stone e Cat Power, prestaram suas homenagens à icônica cantora, cada uma do seu jeito – Joss Stone, com sua voz poderosa e sua influência do blues misturado ao pop de arena; e Cat Power, com sua música intimista e em tons melancólicos. A seleção vem justamente para mostrar a versatilidade de Janis Joplin, que é capaz de inspirar pessoas tão diferentes no mundo da música.

      Joss Stone fez sua versão de um dos maiores clássicos de Janis ao vivo mesmo. A cantora mandou “Piece Of My Heart” direto da sua passagem no Brasil, em 2013. Confira:

      Já Cat Power lançou um disco com vários covers de artistas que a inspiraram, em 2000. Entre eles está o de “Woman Left Lonely“, do álbum Pearl.

      Dê o play na versão que a cantora fez para um programa de rádio em 2008:

       

      Representando o Brasil, a saudosa Cássia Eller já fez uma versão de “Mercedes Benz“, também do póstumo álbum Pearl. Ouça:

       

      As influências de Janis Joplin

       

       

      E se Janis Joplin é influência para muitos músicos, é claro que ela também bebeu de outras fontes. A cantora já declarou idolatrar Billie Holiday. Em uma entrevista, Janis contou que foi passar um feriado em São Francisco e levou a tiracolo a autobiografia de Holiday,  Lady Sings The Blues. Amigos da cantora afirmaram que ela não se desgrudava desse livro, que foi realmente importante para a sua formação.

      Veja a versão de Janis Joplin com a Big Brother and The Holding Company para um dos grandes clássicos de Billie Holiday e o resultado da brilhante mistura entre o rock e o blues:

      Janis também era fã de Bessie Smith, considerada “a imperatriz do Blues”. Bessie morreu em um acidente de carro, em 1937, e sua morte gerou bastante comoção entre a comunidade negra dos Estados Unidos.

      Janis Joplin era tão fã da cantora que, em 1970, pagou uma nova lápide para o túmulo de Bessie, que já estava desgastado pelo tempo.

      Fique com um dos clássicos da imperatriz do blues: