Cifra Club

Conheça 30 clipes de mulheres que marcaram gerações

De Like a Virgin, da Madonna, à coreografia clássica de Ragatanga, por exemplo, todo mundo tem um videoclipe que marcou alguma parte da vida. Ou melhor, vários clipes de mulheres que protagonizaram momentos nossos com as mais variadas emoções!

Madonna em Like a Virgin, um dos clipes de mulheres mais históricos
Madonna encantou todos com o lançamento do álbum Like a Virgin, em 1984 (Foto/Reprodução/Internet)

Como forma de dar sequência ao nosso especial Mês das Mulheres, preparamos um post com alguns exemplos disso que marcaram gerações. Dos anos 70 a 2022, do pop ao rock, o que importa aqui é celebrar o poder das mulheres na música. Então, vamos lá!

30 clipes de mulheres inesquecíveis

Apresentamos, a seguir, um listão de clipes de mulheres ou bandas lideradas por artistas incríveis. Com isso, além de serem referências musicais, elas influenciaram e influenciam muita gente. Ou seja, são verdadeiras pioneiras no mundo da música, das mais variadas maneiras. Portanto, confira nossa seleção!

1. Like a Virgin — Madonna

Se atualmente mulheres falando sobre sexo ainda é tabu, imagina nos anos 80, quando Madonna gravou Like a Virgin! Quando a estilosa e atrevida cantora cravou de vez sua marca na música a fim de ser porta-voz da libertação sexual feminina, o mundo parou para ouvir.

2. Girls Just Want To Have Fun — Cyndi Lauper

Moça de cabelos coloridos e cheia de atitude, Cyndi Lauper gritou pra todo mundo nos anos 80 que “garotas só querem se divertir”. Um hino eterno, Girls Just Want To Have Fun não só fez parte de vários filmes queridos, como também marcou a vida de muitas mulheres.

3. Erva Venenosa — Rita Lee

No início dos anos 2000, Rita Lee lançava uma música que se tornou a favorita de vários brasileiros, Erva Venenosa. Por mais que a canção não seja composta por ela, o clipe da cantora de rock se tornou sucesso absoluto em todo o país.

4. Ball and Chain — Janis Joplin

No dia em que Janis Joplin impressionou o público do Festival Pop de Monterey, ela cravou de vez seu nome na história do rock. Foi uma apresentação intensa e visceral, quando o mundo veio a conhecer o furacão que a artista é. Além disso, se emocionou com Ball and Chain, em uma das performances mais inesquecíveis da história.

5. Landslide — Fleetwood Mac

Stevie Nicks é a voz de uma das bandas mais influentes da música britânica, a Fleetwood Mac. Dona de carisma incomum e timbre de voz único, como mostra em Landslide, a estadunidense driblou qualquer barreira geográfica e, assim, conquistou lugar cativo no panteão das deusas do rock!

6. I Love Rock ‘n’Roll — Joan Jett

Sim, nós amamos rock’n’roll! Mas amamos ainda mais quando Joan Jett, com o seu timbre poderoso, dá voz a uma canção icônica, que marcou gerações, que é I Love Rock ‘n’ Roll. São mais de 40 anos desde o lançamento da composição, com toda a certeza de que o hino representa várias de nós.

7. People Have The Power — Patti Smith

A multiartista Patti Smith foi símbolo da contracultura nova-iorquina dos anos 70. Em People Have The Power, a cantora fala sobre força e coragem inegavelmente necessárias para não desistir. Veja o clipe com estética preto e branco da bela obra:

8. Dancing Days — As Frenéticas

Envolventes, divertidas e alegres são boas palavras para descrever As Frenéticas. Logo, Dancin’ Days remete a tudo isso, com o que há de melhor na virada dos anos 80: música, discoteca e diversão com os amigos.

9. Dancing Queen — ABBA

Metade feminina do ABBA, a norueguesa Anni-Frid Lyngstad e a sueca Agnetha Fältskog mostraram que o frio escandinavo não é páreo para a fervura da música pop! Por isso, que tal curtir essas divas eternas ao som de Dancing Queen?

10. Como Nossos Pais — Elis Regina

Para além do rótulo de “princesinha da MPB”, Elis Regina foi uma das cantoras de performance mais intensa. Dessa forma, é uma das vozes mais importantes da música brasileira. A clássica Como Nossos Pais emociona e deixa clara a importância de não nos calarmos.

11. Vapor Barato — Gal Costa

Flertando com a MPB e o rock psicodélico, Gal Costa foi uma das pioneiras no uso da guitarra elétrica no Brasil. Atualmente, segue como uma das nossas grandes intérpretes, sempre se reinventando e sendo uma das referências quando falamos de clipes de mulheres. Um exemplo disso é Vapor Barato.

12. Beleza Rara — Banda Eva

Ivete Sangalo despontou na Banda Eva como a rainha do axé e roubou o coração de todo mundo por consequência. Junte isso ao seu carisma e vozeirão que fazem a gente querer dançar em qualquer situação, como com o clássico Beleza Rara. Não há quem não ame a Veveta!

13. Cherry Bomb — The Runaways

The Runaways foi a primeira banda de rock formada só por garotas, ao passo que despontou as carreiras de Joan Jett, Cherie Currie e Lita Ford. Não precisa dizer mais nada, né? Confira Cherry Bomb, uma das suas músicas mais famosas:

14. Single Ladies — Beyoncé

O hit de Beyoncé entrou, de fato, para a história. Mas não pense que isso se deu só pela viral versão das Esquiletes, do filme Alvin e os Esquilos. Antes mesmo do longa estrear, a canção já era sucesso mundial, com a sua coreografia mais que marcante.

15. Estúpido Cupido — Celly Campello

Celly Campello foi a primeira cantora de rock do Brasil, quando o estilo ainda se resumia a twist e iê-iê-iê, lá nos anos 50. Certamente, poucas abriram tantas portas para outros músicos como ela, muito por conta de Estúpido Cupido. Celebre nossa primeira rainha do rock!

16. My Favourite GameThe Cardigans

Quem não se lembra de ligar na MTV e ver Nina Persson dando a louca, dirigindo um carrão em alta velocidade, depois de tatuar o braço? Um clássico dos anos 90 e, de fato, um dos clipes de mulheres que marcou gerações. Essa é My Favourite Game!

17. Violet — Hole

Ame ou odeie, porém não dá para negar que Courtney Love é uma mulher de atitude. Uma de suas frases mais célebres é “eu sonho em ver o dia em que cada garota pegue uma guitarra e faça sua própria música”. O clipe de Violet contrasta a pedrada musical com um vídeo que mostra Courtney no estilo kinderwhore.

18. Wannabe — Spice Girls

Mais que um fenômeno pop, foi lindo ver as meninas dos anos 90 gritando “girl power” graças a elas. As Spice Girls não apenas empoderavam garotas de todas as idades, bem como mostravam um Reino Unido livre, aberto e moderno com Wannabe, por exemplo.

19. Baby One More Time — Britney Spears

Não foi só a Britney que sofreu por um amor que queria que tivesse sido mais, não! Isso porque, no final dos anos 90, Baby One More Time era a música perfeita para várias garotas no pós-término.

20. You Oughta Know — Alanis Morissette

Em You Oughta Know, a canadense que mandou o boy pastar, sem papas na língua, virou fenômeno de vendas e influência para muitas outras mulheres do rock. Portanto, Alanis Morissette é, simplesmente, uma das maiores cantoras de rock da história.

21. Bad Romance — Lady Gaga

Muita gente pode ter torcido o nariz para toda a “esquisitice” de Lady Gaga. Ainda mais quando ela apareceu pela primeira vez na MTV com Bad Romance. No entanto, ninguém pode negar que ali nascia um fenômeno da música pop, uma artista autêntica e que veio a este mundo para causar. 

22. Complicated — Avril Lavigne

No meio de tantas artistas pop dos anos 2000, Avril veio para representar as roqueirinhas do colégio. Mais especificamente, as que andavam de skate e não se identificavam com nada do que tocava. A importância de sua imagem para as adolescentes da época permanece até os dias de hoje, principalmente com Complicated.

23. I Kissed a Girl — Katy Perry

Quando beijo lésbico não passava na novela das oito, Katy Perry já tinha vindo ao mundo cantando que beijou uma garota e gostou. E o melhor, mostrou tudo isso de forma natural, como se fosse parte da vida, em I Kissed a Girl.

24. Someone Like You — Adele

Não podia faltar uma das nossas rainhas da sofrência, né?! Desde os 19 anos, Adele vem embalando nossas dores de cotovelo com músicas belíssimas. Someone Like You, por exemplo, não é diferente. Toca na alma e cutuca até a última ferida do coração partido.

25. Máscara — Pitty

Pitty foi a primeira mulher do rock a despontar no mainstream depois de muitos anos (muitos mesmo!). Ela foi sucesso absoluto nas rádios e na TV, e cada música de trabalho foi um sucesso absoluto entre os jovens. Portanto, não tinha como ela não estar aqui com Máscara, uma de suas faixas mais emblemáticas.

26. Ragatanga — Rouge

Acelerê-rah-derrê… grandes chances de você ter cantado com a gente, hein! Ragatanga é, sem dúvida, um dos clipes de mulheres mais populares da história. Com uma dança própria, mesmo que a banda tenha durado pouco, marcou gerações.

27. Call Me Maybe — Carly Rae Jepsen

Certamente, um dos pontos altos de Call Me Maybe é todo o clima adolescente e cheio de hormônios criado pela estética de seu clipe. Assista a essa marcante obra audiovisual a seguir:

28. Chandelier — Sia

Potente, emocionante e coreográfico, o clipe de Chandelier faz jus a tudo o que a Sia é. Cantora, compositora, produtora, roteirista e dubladora… ou seja, é uma artista completa e, definitivamente, importante para a história da música.

29. Drivers License — Olivia Rodrigo

Aos 18 anos, Olivia Rodrigo era tida como uma das promessas do pop. A cantora viralizou no TikTok com Drivers License e, desde lá, foi sucesso atrás de sucesso. Além disso, a cantora traz toda aquela vibe de amor adolescente que deu errado que a gente ama!

30. Rehab — Amy Winehouse

Nós não estávamos prontas para nos despedir da Amy, mas, infelizmente, aconteceu. Rehab é interpretada de várias formas. Para a gente, de certa forma, é um pedido de ajuda. Uma amostra de que, às vezes, as pessoas só precisam de um amigo.

Ao longo desta lista, trouxemos 30 clipes de mulheres que marcaram gerações. De cantoras clássicas a ídolas da atualidade, buscamos variedade de vozes para a nossa seleção.

E aí, o que achou do conteúdo? Curtiu? Então, compartilhe com as amigas para, assim, todas nós celebrarmos o legado do Mês das Mulheres curtindo grandes videoclipes!

Foto de Ayllana Ferreira

Ayllana Ferreira

Jornalista apaixonada por conteúdo. Curiosa nata, geek e apaixonada por tudo o que envolve cultura. Escreve para o Cifra Club desde dezembro de 2021.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK