Notificações Amigos pendentes

      Cifra Club News

      Saiba mais sobre a música mais feliz do mundo

      25 de maio de 2017 13:53 Por Damy Coelho

      O Queen coleciona prêmios ao longo de anos de estrada, além do título de um dos melhores vocalistas do rock para o Freddie Mercury, entre outras conquistas.

      Por isso a banda recorrentemente é tema de pesquisas científicas. Uma delas comprova o que não dá nem pra duvidar:

      o Queen é dono da música mais feliz do mundo. A eleita é o hit “Don’t Stop Me Now”, do álbum Jazz, de 79.

      A conclusão foi tirada de uma pesquisa feita pelo neurocientista Jacob Jolij, da Universidade de Groningen, na Holanda.

      E os resultados são claros, a faixa possui todos os critérios selecionados para uma música feliz: acordes maiores, letras otimistas e ritmo acelerado, com mais de 150 batidas por minuto.

      Esses critérios foram previamente pesquisados pelo neurocientista, que tirou a “receita” de uma música feliz baseando em outras 126 músicas lançadas nos últimos 50 anos (a pesquisa foi realizada em 2015). Ente elas, estavam concorrentes de peso, como Dancing Queen, do ABBA.

      Mas a favorita dos voluntários foi mesmo Don’t Stop Me NowA letra – superotimista – diz “eu sou uma estrela cadente saltando pelo céu” e foi capaz de arrancar vários sorrisos de quem a escutava.

      O HIT

      Além de ganhar fácil em todos esses critérios, ”Don’t Stop Me Now” ainda é um mega hit, que foi tema de filmes, programas de TV, comerciais e inspiração de muitos covers por aí.

      Onde tocou ‘Don’t Stop Me Now:

      No American Dad

      No filme Shaun Of Dead

      A Foxes cantou em Doctor Who

      Virou versão em Glee 

      É tema do comercial do Google

      E foi homenageada por várias bandas, como o McFly, que fez seu cover em 2007 (quase 30 anos depois que a música foi lançada!)

      Até Katy Perry já cantou

      Mas o sucesso não foi instantâneo. Tirando no Reino Unido (onde a música não conseguiu passar do 9º lugar nas paradas britânicas) “Don’t Stop Me Now” foi um lançamento fraco em outros países. Nos Estados Unidos, por exemplo, ela atingiu a mísera posição de 86º.

      Essa é a prova de que uma música pode ser eternizada na nossa cultura sem ter necessariamente sido um hit em sua época de lançamento.

      Hoje, Adam Lambert dá voz para a canção à frente do Queen, ajudando a eternizar esta incrível composição de Freddie Mercury.

      Don’t Stop Me Now ainda vive!